quarta-feira, 21 de julho de 2010

Recordes da F 1, Parte I

Reuni aqui alguns recordes da F1, que vou soltando de vez em quando para saciar a curiosidade dos fãs de F-1. Aqui vai a primeira parte. (clique na imagem para ampliá-la)

O ganhador mais velho:
Luigi Faioli tinha 53 anos e 22 dias quando ganhou o GP da França de 1951. Ele dirigiu um Alfa Romeo que dividia com Fangio.
O ganhador mais novo:
1. Sebastian Vettel tinha 21 anos e 73 dias quando ganhou o GP da Itália de 2008em sua Toro Rosso
2. Fernando Alonso, 22 anos e 26 dias quando venceu o GP da Hungria de 2003. Alonso também foi o primeiro espanhol a ganhar uma corrida de F1.
3. Troy Ruttman, 22 anos e 80 dias, Ganhando o GP dos EUA em 1952.
O piloto mais novo a largar na pole position:
1. Sebastian Vettel tinha 21 anos e 72 dias quando colocou sua Toro Rosso na pole do GP da Itália de 2008.
2. Fernando Alonso com 21 anos, 7 meses, 23 dias. ele colocou sua Renault na pole do GP da Malasia de 2003.
O piloto mais velho
Louis Chiron (à direita na foto com Fangio e Farina) tinha 55 anos, nove meses e 19 dias quando foi 6º colocado no GP de Mônaco de 1955. Três anos depois, com 59 anos ele não conseguiu se classificar para o mesmo GP.
O Piloto mais novo:
1. Jaime Alguersuari tinha 19 anos, 4 meses e 5 dias quando estreou no GP da Hungria de 2009. Ele terminou em 15º depois de largar em 20º devido a problemas técnicos em sua Toro Rosso.
2. Mike Tackwel tinha 19 anos, 5 meses e 29 dias  quando estreou no GP do Canadá. ele bateu na corrida e não conseguiu alinha na relargada. Ele nunca mais andou de F1.
Primeira piloto mulher:
Maria Theresa Filippis estreou no GP da Bélgica de 1958.
O único campeão com seu próprio carro:
Jack Brabham foi campeão mundial em 1966 e se tornou o único piloto a conquistar o campeonato com um carro com seu próprio nome.
Maior intervalo entre 1ºe 2º:
Jackie Stewart ganhou o GP da Espanha de 1969 com 2 voltas de vantagem para o segundo colocado, Bruce McLaren.

F1 só para testes

Nos tempos atuais de Formula 1 onde os testes são proibidos esses carros abaixo seriam proibidos. Tratam-se de uma Williams 1999 modificada toda pintada de branco (1) pilotada por Jorg Muller exclusivamente para o desenvolvimento dos motores BMW para a temporada seguinte, a primeira de 6 anos de parceria entre a montadora bávara e a tradicional equipe inglesa. Mais para frente nesse mesmo ano o carro ganhou cores azuladas (2), e continuou sendo usado apenas em testes particulares.
No mesmo período a Honda ensaiava com seu carro uma volta para a F-1. Projetado por Harvey Postlethwaite e construído pela Dallara, o RA099 (3) foi testado durante o ano de 1999 por Jos Verstappen e alcançou resultados satisfatórios, mas com a súbita morte de Harvey durante um dos testes na pista de Jerez, o projeto foi abandonado, bem como o carro.
Outro carro concebido apenas para testes foi o Toyota TF101 (4).  Projetado por Jean-Claude Martens e pilotado por Mika Salo e Allan McNish durante o ano de 2001, o carro acumulou cerca de 23 mil quilômetros em 11 pistas ao redor do mundo como preparação para a estréia na temporada 2002, mas aí o carro já era outro, projetado pelo austríaco Gustav Brunner.
(atualizado) Por fim um carro que acabou sendo usado apenas em testes foi o McLaren MP4/18 (5). O carro foi projetado para ser o representante da equipe inglesa no grid da temporada 2003, mas o fraco desempenho do modelo nas pistas, sua fragilidade (falhou duas vezes no crash-test lateral da FIA) e vários problemas mecânicos acabaram por deixar esse carro de fora do campeonato, obrigando a McLaren usar uma versão atualizada do carro do ano anterior. No fim, o MP4/18 foi usado apenas para testes e serviu como base para o modelo 2004, o MP4/19. (Clique nas imagens para ampliá-las)