Num treino onde muitos esperavam a manutenção do domínio da McLaren visto nos primeiros três treinos do fim de semana, Vettel conseguiu tirar mais uma vez seu coelho da cartola e marcou a pole, igualando o recorde de 1992 que pertence a Nigel Mansell. Ha de se salientar nesse aspecto, entretanto, que ele conseguiu 14 poles numa temporada de 16 corridas, ao passo que Vettel conseguiu numa temporada de 19, proporcionalmente menos difícil, portanto. O que eles tem em comum? Um carro projetado por Adrian Newey.
Um fato curioso é que se Hamilton tivesse repetido seu tempo do Q2, a pole teria sido dele e não do alemão, dando a entender que o inglês errou nos 2 primeiros setores de sua volta lançada, pelo que acompanhei na cronometragem detalhada. Hoje o dia era de pole de Hamilton. Não foi.
De resto Button num bom 3º lugar, Webber como sempre não conseguindo brilhar na maquina brilhante em 4º, Alonso em 5º com mais de 6 décimos de vantagem sobre Massa (que está usando a asa dianteira antiga, ao passo que Alonso usa a nova), e depois as equipes com motor Mercedes fecharam as 4 últimas vagas, com as Mercedes à frente das Force Índia.
Pra trás a batalha entre Toro Rosso e Sauber pela 7ª posição no campeonato de construtores (estão empatados) será encarniçada, com seus carro largando embaralhados. As Renault mostram que realmente não tem aquele pique do começo do ano e ficaram de novo fora do Q2, com Petrov à frente de Senna, que tem que mostrar melhores resultados (ao menos em relação à Petrov) para assegurar uma vaga em 2012.
Nas três pequenas que continuam lá no fundo, a Lotus cada vez mais se distancia de Hispânias e Virgins para se aproximar mais da Williams (Kova ficou a 0,7s do tempo de Maldonado e 1,5s à frente de Ricciardo).
O que esperar da corrida, que terá 2 zonas de uso do DRS/asa móvel? Não muito. Button disse que mesmo com o aparato funcionando as ultrapassagens no lindo autódromo de péssimo circuito não serão fáceis.
Pos | Nº | PILOTO | EQUIPE | Q1 | Q2 | Q3 | Voltas |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Sebastian Vettel | Red Bull | 1:40.478 | 1:38.516 | 1:38.481 | 16 |
2 | 3 | Lewis Hamilton | McLaren | 1:39.782 | 1:38.434 | 1:38.622 | 15 |
3 | 4 | Jenson Button | McLaren | 1:40.227 | 1:39.097 | 1:38.631 | 14 |
4 | 2 | Mark Webber | Red Bull | 1:40.167 | 1:38.821 | 1:38.858 | 19 |
5 | 5 | Fernando Alonso | Ferrari | 1:41.380 | 1:39.058 | 1:39.058 | 16 |
6 | 6 | Felipe Massa | Ferrari | 1:41.592 | 1:39.623 | 1:39.695 | 20 |
7 | 8 | Nico Rosberg | Mercedes | 1:41.120 | 1:39.420 | 1:39.773 | 17 |
8 | 7 | Michael Schumacher | Mercedes | 1:42.605 | 1:40.554 | 1:40.662 | 18 |
9 | 14 | Adrian Sutil | Force India | 1:40.595 | 1:40.205 | 1:40.768 | 17 |
10 | 15 | Paul di Resta | Force India | 1:41.064 | 1:40.414 | 15 | |
11 | 17 | Sergio Perez | Sauber | 1:41.311 | 1:40.874 | 18 | |
12 | 10 | Vitaly Petrov | Renault | 1:40.955 | 1:40.919 | 18 | |
13 | 18 | Sebastien Buemi | Toro Rosso | 1:41.737 | 1:41.009 | 15 | |
14 | 9 | Bruno Senna | Renault | 1:41.391 | 1:41.079 | 15 | |
15 | 19 | Jaime Alguersuari | Toro Rosso | 1:41.386 | 1:41.162 | 16 | |
16 | 16 | Kamui Kobayashi | Sauber | 1:41.613 | 1:41.240 | 17 | |
17 | 12 | Pastor Maldonado | Williams | 1:42.258 | 1:41.760 | 13 | |
18 | 20 | Heikki Kovalainen | Lotus | 1:42.979 | 11 | ||
19 | 21 | Jarno Trulli | Lotus | 1:43.884 | 11 | ||
20 | 24 | Timo Glock | Virgin | 1:44.515 | 9 | ||
21 | 22 | Daniel Ricciardo | Hispânia | 1:44.641 | 9 | ||
22 | 25 | Jerome d’Ambrosio | Virgin | 1:44.699 | 8 | ||
23 | 23 | Vitantonio Liuzzi | Hispânia | 1:45.159 | 8 | ||
24 | 11 | Rubens Barrichello | Williams | Sem tempo | 0 |