terça-feira, 24 de julho de 2012

SUPER POST: Balanço de meio de temporada




Como foi o campeonato de Fórmula 1 até a 10ª etapa do mundial, marcando a exata metade da temporada. Lembro que os números abaixo já consideram as posições de largada e chegada com eventuais punições computadas (senão Schumacher, por exemplo, teria uma pole conquistada em Mônaco, Vettel um pódio a mais e Raikkonen um a menos pela corrida passada, etc):

A temporada em si continua muito disputada, com as equipes médias (Williams, Force Índia, Sauber e um pouco atrás, Toro Rosso) se metendo entre as grandes, que várias vezes amargam resultados ruins nas pistas sem ter o azar, chuva ou problemas técnicos a quem culpar, criando uma situação onde virtualmente mais da metade do grid pode sonhar em chegar ao pódio.


Na luta pelo título Alonso é favorito, mas tudo pode mudar rapidamente, como Vettel, Hamilton e Button, que foram lideres no começo do ano, sabem bem. Na McLaren há esperanças que a queda de desempenho do carro tenha sido revertida com as novidades do último GP, reaproximado-os das vitórias já distantes. Red Bull continuam fortes, mas sem larga margem e Ferrari, que nasceu como um carro terrível correu atrás e hoje se não tem o melhor carro do grid (o melhor piloto, sim) está lá na frente.

As Mercedes continuam não repetindo em corrida o bom desempenho das classificações, Schumacher está melhor, ao passo que na Lotus Grosjean, quando acerta é muito bom, mas quando dá para cometer erros, erra feio e Kimi, "o fora de forma" é assíduo frequentador de pódios e já o 4º na campeonato de pilotos, só atrás de Alonso e da dupla dos energéticos, isso só para falar nas equipes ditas principais, porque no pelotão do meio a coisa anda muito parelha, se misturando com esse grupo acima.

Sobre os brasileiros, eles estão devendo, ora porque realmente enfrentam má sorte, ora porque simplesmente não conseguem tirar tudo de seus carros como seus companheiros, mas Massa parece estar numa rota ascendente tanto que, quando não tem a má sorte que falei ou comete algum errinho custoso (rodada no Canada, toque na Alemanha), mostra na pista e no cronômetro desempenho bem próximo ao de Alonso.

Na Williams Bruno Senna também se envolveu em batidas evitáveis, independente da culpa, ora dele ora dos outros, e precisa pontuar com mais frequência para ajudar a equipe, e para isso ele tem que se classificar melhor, algo que continua sendo seu calcanhar de aquiles esse ano, embora ela seja mais regular que seu companheiro nos resultados.

Com meia temporada pela frente, ainda dá para os dois brasileiros virarem o jogo e asseguram vagas para 2013, muito provavelmente na Ferrari para Felipe e no caso de Senna a Williams pode não ser sua única ou mesmo a principal alternativa, já que o reserva Valteri Bottas está com um pé la dentro e o rapidíssimo mas as vezes estabanado Maldonado tem seus petrodólares na bagagem.

No fundão HRT e Marussia cumprem tabela e a Caterham, embora descolada desses duas, ainda não conseguiu entrar no bolo da frente, mostrando que a evolução de uma equipe de F1 demora tempo (e dinheiro), independente da ambição e solidez do projeto, ainda bem diferentes entre essas três equipes.

E você, qual o seu balanço de meio de temporada dos pilotos e equipes? Quem lhe parece bem e mal, que você acha que está melhorando e piorando? Aguardo os seus comentários no fim desse post!

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


Pontuação no campeonato de pilotos:
1. Fernando Alonso – 154
2. Mark Webber – 120
3. Sebastian Vettel – 110
4. Kimi Räikkönen – 98
5. Lewis Hamilton – 92
6. Nico Rosberg – 76
7. Jenson Button – 68
8. Romain Grosjean – 61
9. Sérgio Pérez – 47
10. Kamui Kobayashi – 33
11. Pastor Maldonado – 29
12. Michael Schumacher – 29
13. Paul di Resta – 27
14. Felipe Massa – 23

15. Nico Hülkenberg – 19
16. Bruno Senna – 18

17. Jean-Éric Vergne – 4
18. Daniel Ricciardo – 2
19. Heikki Kovalainen – 0
20. Vitaly Petrov – 0
21. Timo Glock – 0
22. Charles Pic – 0
23. Narain Karthikeyan – 0
24. Pedro de la Rosa – 0



Pontuação no campeonato de equipes:
1. Red Bull - 230
2. Ferrari – 177
3. McLaren – 160
4. Lotus – 159
5. Mercedes – 105
6. Sauber – 80
7. Williams – 47
8. Force Índia – 46
9. Toro Rosso – 6
10. Caterham – 0
11. Marussia – 0
12. HRT – 0




Vitórias por pilotos:
3 – Alonso
2 – Webber
1 – Button, Maldonado, Rosberg, Hamilton e Vettel


Vitórias por equipes:

3 – Ferrari e Red Bull
2 – McLaren
1 – Williams e Mercedes



Largadas na primeira fila por piloto:

6 – Hamilton
4 – Vettel
3 – Alonso
2 –
Webber, Rosberg e Button
1 – Maldonado

Largadas na primeira fila por equipe:
8 – McLaren
6 – Red Bull
3 – Ferrari
2 – Mercedes
1 – Williams

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Disputa entre pilotos de mesma equipe em posição de largada:
Alonso 10 x 0 Massa
De la Rosa 10 x 0 Karthikeyan
Ricciardo
9 x 1 Vergne
Hamilton 7 x 3 Button
Grosjean
7 x 3 Raikkonen
Kovalainen 7 x 3 Petrov
Maldonado
7 x 3 Senna Di Resta 6 x 4 Hülkenberg
Kobayashi
6 x 4 Pérez
Rosberg 6 x 4 Schumacher

Glock 6 x 4 Pic
Vettel
5 x 5 Webber

Disputa entre pilotos de mesma equipe em posição de chegada:

Alonso 10 x 0 Massa
De la Rosa 9 x 1 Karthikeyan
Raikkonen
8 x 2 Grosjean
Glock
7 x 3 Pic
Hamilton 6 x 4 Button
Di Resta 6 x 4 Hülkenberg
Rosberg 6 x 4 Schumacher
Ricciardo
6 x 4 Vergne
Senna
6 x 4 Maldonado
Kobayashi
5 x 5 Pérez
Petrov 5 x 5 Kovalainen
Vettel 5 x 5 Webber

Pole Positions por pilotos:
3 – Vettel
2 – Hamilton e Alonso
1 – Rosberg, Webber e Maldonado

 
Poles Positions por equipes:

4 – Red Bull
2 – Ferrari e McLaren
1 – Williams e Mercedes


Pódios por pilotos:
6 – Alonso
4 – Raikkonen e Hamilton
3 – Button e Vettel
2 – Pérez, Webber, Grosjean e Rosberg
1 – Maldonado e Schumacher


Pódios por equipes:
7 – McLaren
6 – Ferrari e Lotus
5 – Red Bull
3 – Mercedes
2 – Sauber
1 – Williams



Voltas mais rápidas por pilotos:
2 – Vettel e Raikkonen
1 – Grosjean, Schumacher, Pérez, Button, Rosberg e Kobayashi

Voltas mais rápidas por equipes:
3 – Lotus
2 – Red Bull, Sauber e Mercedes
1 – McLaren

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1