FIA proibiu a suspensão regulável que a Lotus desenvolveu (que mostrei aqui como funciona) e que outras equipes já estavam copiando já estariam copiando, com base no art. 3.1.5 do regulamento técnico. O referido artigo diz: "qualquer efeito aerodinâmico criado pela suspensão deverá se casual" e nesse caso a FIA entendeu que com o a suspensão era ativada por um dispositivo hidráulico de pressão vinculado ao freio, não era portanto"casual" e sim intencional ainda que por via indireta (nem eletrônica nem acionada manualmente pelo piloto).
Além da Lotus, especialistas especulam que Ferrari e depois um pouco mais atrás, Mercedes e McLaren já estavam adiantadas nas suas versões do equipamento, mas a pressão das demais equipes, inclusive Red Bull, teria sido decisiva para reverter a aprovação que teria sido dada na semana retrasada.
Também segundo pessoas próximas à Lotus e Ferrari, equipes mais adiantadas com o andamento da invenção, ninguém ficou muito preocupado com a proibição da tal suspensão.
Além da Lotus, especialistas especulam que Ferrari e depois um pouco mais atrás, Mercedes e McLaren já estavam adiantadas nas suas versões do equipamento, mas a pressão das demais equipes, inclusive Red Bull, teria sido decisiva para reverter a aprovação que teria sido dada na semana retrasada.
Também segundo pessoas próximas à Lotus e Ferrari, equipes mais adiantadas com o andamento da invenção, ninguém ficou muito preocupado com a proibição da tal suspensão.