
Hoje o
Bahrein presenciou os dois primeiros treinos livres oficiais da F-1. A Maioria das equipes andou pesada, querendo descobrir o comportamento dos pneus e do carro com tanque cheio e asfalto bem mais quente que quando testaram na Espanha.
Na primeira sessão, tivemos a não muito relevante liderança da Force-
India de
Adrian Sutil, mas o segundo treino, que costumava ser um indicador mais forte de força das equipes até o ano passado, não teve o mesmo efeito esse fim de semana, com tempos muito embaralhados. A se destacar, entretanto, a prevalência dos motores Mercedes nas primeiras posições e as
primeiras voltas do
Hispania com Bruno
Senna sem nehum problema mecâncino, e que só já com a sessão finalizada perdeu a porca que segura sua roda traseira direita (foto acima).
Ao se observar os tempos dessa sessão, notamos que aquela F-1 com mais de 10 carros na mesma casa de segundo, pelo menos por enquanto, já era:
1º. Nico
Rosberg (ALE/Mercedes), 1
min55s409 (23 voltas)
2º. Lewis Hamilton (
ING/
McLaren), a 0s445 (22)
3º. Michael
Schumacher (ALE/Mercedes), a 0s494 (23)
4º.
Jenson Button (
ING/
McLaren), a 0s667 (28)
5º.
Sebastian Vettel (ALE/
Red Bull), a 1s050 (18)
6º. Nico
Hulkenberg (ALE/Williams), a 1s092 (26)
7º.
Felipe Massa (
BRA/Ferrari), a 1s146 (30)
8º.
Vitaly Petrov (
RUS/
Renault), a 1s341 (26)
9º. Fernando
Alonso (
ESP/Ferrari), a 1s731 (25)
10º. Pedro de la Rosa (
ESP/
Sauber), a 1s846 (24)
11º.
Kamui Kobayashi (
JAP/
Sauber), a 1s943 (27)
12º.
Adrian Sutil (ALE/Force
India), a 1s952 (29)
13º. Rubens
Barrichello (
BRA/Williams), a 2s043 (21)
14º.
Vitantonio Liuzzi (
ITA/Force
India), a 2s424 (29)
15º. Robert
Kubica (
POL/
Renault), a 2s746 (29)
16º. Jaime
Alguersuari (
ESP/Toro
Rosso), a 4s390 (31)
17º. Mark
Webber (
AUS/
Red Bull), a 5s035 (12)
18º.
Heikki Kovalainen (
FIN/
Lotus), a 5s464 (23)
19º.
Jarno Trulli (
ITA/
Lotus), a 5s581 (14)
20º. Timo
Glock (ALE/
Virgin), a 6s628 (3)
21º. Lucas
Di Grassi (
BRA/
Virgin), a 6s779 (21)
22º. Bruno
Senna (
BRA/
Hispania), a 11s559 (17)
23º.
Sébastien Buemi (
SUI/Toro
Rosso), sem tempo
24º.
Karun Chandhok (
IND/
Hispania), sem tempo
Só como curiosidade, as velocidades máximas obtidas pelos pilotos foram (em Km/h):
1- R. Kubica 311,5
2- L.Hamilton 311.5
3- J. Button 311,5
4- V. Petrov 310,2
5- A. Sutil 307,8
6- V. Liuzzi 307,5
7- F.Alonso 307,1
8- F. Massa 306,9


9- J. Alguersuari 306,3
10- K. Kobayashi 305,9
11- S. Vettel 305,2 h
12- P. de La Rosa 304,6
13- R. Barrichello 304,5
14- N. Rosberg 304,3
15- N. Hulkemberg 304,3
16- M. Webber 303,6
17- M. Shumacher 302,4
18- H. Kovalainen 301,5
19- J. Trulli 301,5
20- T. Glock 301,1
21- L. di Grassi 300,8
22- B. Senna 295,9
23- S. Buemi ----
24- K. Chandhok ---


Ainda é muito cedo para bater o martelo sobre a velocidade e
competitivida de cada equipe, teremos mesmo que esperar a classificação, onde todos os carros deverão andar mais o menos com o mesmo peso, com pouca gasolina. Por ora, podemos, isso sim, notar as novidades que as equipes trouxeram para o
Bahrein, como os novos spoilers dianteiros da Mclaren:

Antigo (esq.) / Novo (dir)
Além disso, os difusores da equipe Mercedes parecem que não foram mudados, compare:

Antigo (esq.) / Novo (dir.)
Por fim, podemos notar que a
Mclaren e a
Sauber adotaram pequenas entradas de ar um pouco antes da
abertura do
cockpit dos pilotos. Terá alguma função
aerodinâmica ou é apenas para levar ar fresco para os pilotos (importante em pistas quentes como o próprio
Bahrein)?
Mclaren (esq.) /
Sauber (dir.)
Agora é esperar as primeiras declarações dos pilotos sobre o que sentiram de seus carros e a pista (mais longa esse ano) e acordar cedo para
classificação de amanhã, as 8:00hs com transmissão ao vivo na Rede Globo.(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS)