segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Massa e Alonso no cabide

Felipe Massa soltou essa imagem dele e Fernando Alonso enganchados num cabide nos boxes da Ferrari. Esse bom humor de Massa e ambiente leve entre os dois piloto é mais um indicativo de que as coisas esse ano estão começando de maneira bem diferente para o brasileiro quando comparadas ao tenso início da temporada passada, seja porque o carro é melhor, e é, seja principalmente porque ele está mais tranquilo e de bem consigo, suas habilidades e rivalidade com seu companheiro de equipe.
Que 2013 seja muito melhor para Felipe.

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Calendário Stock-Car 2013

Esse é o calendário oficial da temporada 2013 da Stock-Car, que tem sua etapa de abertura já nesse final de semana em Interlagos.

A etapa de Goiânia ainda não está garantida pois dependeria de obras da prefeitura para ser realizada.

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  3 de Março -         Interlagos – SP
17 de Março -          Curitiba – PR
28 de Abril -            Tarumã – RS
19 de Maio -            Salvador – BA (Globo?)
2 de Junho -            Brasília – DF
16 de Junho -          Cascavel – PR
11 de Agosto -         Ribeirão Preto – SP  (Globo?)
  1 de Setembro -    Brasília – DF
15 de Setembro -    Velopark – RS
20 de Outubro -       Curitiba – PR
10 de Novembro -    Goiânia – GO alternativa
15 de Dezembro -    Interlagos – SP - Corrida do Milhão - (Globo)

A Rede Globo só deve transmitir 3 corridas, a "Corrida Milhão", no fim do ano e possivelmente Salvador e Ribeirão Preto (isso ainda não está confirmado). As demais serão mostradas também ao vivo na SporTV, que pela primeira vez também transmitirá as classificações no sábado. Para acompanhar a cronometragem dos treinos e corridas em tempo real, clique AQUI e é claro que disponibilizarei os LINKS atualizados da Sportv pra vocês ao longo dos fins de semana das corridas!

Sauber testa DRS passivo

A equipe Sauber foi mais uma que aderiu à versão de DRS (drag reduction system) passivo criado pela Lotus em 2012.

O time suíço de Nico Hulkenberg e Esteban Gutierrez usou parte de seu tempo em Barcelona para aprimorar o funcionamento e o entendimento do sistema que promete diminuir o arrasto aerodinâmico do carro de forma passiva, isto é, sem o acionamento direto de seus pilotos, nos trechos de maior velocidade dos circuito.

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Segundo Ricardo Divila, experiente engenheiro aerodinâmico com passagens na F1 pelas equipes Fittipaldi, Fondmetal, Ligier e atualmente no FIA World Endurance Championship, o sistema provavelmente é pneumático e funcionaria com esse duto de ar bifurcado da foto abaixo, com uma via funcionando em velocidades menores, levando o fluxo de ar proveniente das entradas de ar laterias superiores para a base da traseira do carro e a outra via sendo acionada automaticamente por um sistema interno controlada pelo maior volume de ar em velocidades superiores, que joga o ar para a parte inferior da asa principal traseira (veja a fenda na imagem acima), diminuindo assim o drag, isto é, o arrasto aerodinâmico do carro, confira. Clique nas imagens para ampliá-las: