domingo, 16 de março de 2014

GP da Austrália - A corrida

Kobayashi erra e leva Massa consigo...
Esse GP da Austrália de Fórmula 1 foi especial, pois foi a primeira vez em anos que as equipes tiveram que testar na prática carros nascidos sob um regulamento completamente novo, sobretudo na parte mecânica e elétrica. Comentei ao vivo a corrida da cabine da Rádio Globo/CBN então também foi uma corrida especial para mim. Agora vamos à nossa tradicional "análise equipe-por-equipe" do GP em questão, que teve até desclassificação de um dos ponteiros:

As duas Toro Rosso foram bem
MERCEDES: Parece que realmente eles tem o carro a ser batido nesse início de campeonato, com Rosberg administrando com facilidade a diferença para seus rivais e vencendo fácil a corrida depois de uma largada fulgurante onde pulou de terceiro para a ponta. Do outro lado Hamilton despencou de primeiro para quarto e abandonou logo na segunda volta com problemas mecânicos, não permitido saber como seria sua corrida de recuperação. O ano promete ser enervante para o inglês.

RED BULL: Coloquei eles aqui em segundo lugar na análise por foi a posição onde o promissor Daniel Ricciardo chegou numa corrida bastante forte, ainda que longe de incomodar Rosberg. No fim ele foi desclassificado pois seu motor apresentou um consumo acima do permitido. A FIA disse que alertou a equipe várias vezes para corrigir o problema e agora a coisa deve terminar num recurso. Vettel largou no meio do pelotão e perdeu posições, ainda com problemas no software do seu motor. Será que o australiano vai tirar o sorriso do tetracampeão?

McLAREN: Estrear com um pódio não é nada mal para Magnussen, especialmente se lembrarmos que ele terminou à frente de seu experiente e vitorioso companheiro de equipe que largando mais de trás também fez uma boa corrida. Para a equipe esse bom resultado, que virou pódio duplo com a desclassificação de Ricciardo, é um ótimo sinal de recuperação, especialmente se considerarmos que em 2013 eles não estouraram o champagne em nenhuma corrida.

Bottas passa Kimi. O finlandês da Williams foi destaque
FERRARI: Kimi Raikkonen parece não ter se achado nesse fim de semana, ficando sempre atrás de Alonso e dirigindo um carro que parecia mais arisco que o do espanhol. Alonso por sua vez também não tinha um carro realmente rápido nas mãos (pra variar) e fez o que podia ao chegar nessa posição, se valendo sobretudo de uma estratégia melhor de parada para passar Hulkenberg, por exemplo. A exemplo dos últimos anos a Ferrari começa a temporada tendo que correr atrás do prejuízo com um carro que ao menos por enquanto não dá reais condições de brigar pelo título.

WILLIAMS: Bottas foi o nome da corrida. Largando em 15º foi subindo e passando todos até encostar em Alonso. Aí escapou a traseira e quebrou sua roda no muro, furando o pneu, se arrastando para os boxes para trocar as peças. De volta para o fundão, escalou todo mundo de novo e terminou novamente atrás de Alonso, mostrando que o carro da Williams é sim competitivo e dando a entender que se tivesse largado numa posição melhor ou não batido no muro talvez até brigasse pelo pódio. Felipe Massa continua sem sorte nessa corrida e foi acertado por um incauto Kobayashi logo na primeira curva... De toda forma parece que o brasileiro vai ter um duro rival dentro do próprio box. Só com um piloto nessa corrida a equipe já pontuou o dobro do que em toda a temporada de 2013.

FORCE ÍNDIA: Hulkenberg foi superior a Perez o fim de semana todo, numa possível antecipação do que deve ser o ano na equipe. Na corrida o alemão ficou à frente do pelotão de alonso por muitas voltas, apesar de não ter o DRS-asa móvel para usar, como eles. No fim capitulou para Bottas porque o não tinha carro para se sustentar à frente da superior Williams, que não sofria tanto nas saídas de curva. Perez foi mais apagado, mas não quer dizer que não se encontre mais pra frente.

Hamilton largou mal e abandonou em seguida
TORO ROSSO: A equipe "B" da Red Bull foi bem nessa corrida, com seus dois carros pontuando e o novato Kvyat mostrando maturidade numa corrida sem erros e belas disputas, chegando colado em seu companheiro Vergne, que também foi bem embora tenha perdido a posição para Raikkonen no finzinho da corrida.

SAUBER: Na equipe suíça as coisas não foram muito bem e nenhum de seus pilotos pontuou. Tanto Sutil como Gutierrez não pareciam ter carros competitivos no fim de semana, não se destacando por nenhum lance específico na corrida. Se a equipe errou na mão do carro, será que conseguirão reagir como na segunda metade de 2013?

MARUSSIA e CATERHAM: Terminar com seus dois carros já pode ser considerado, de certa forma, uma vitória para a pequena equipe, mas mostram continuar na subdivisão das nanicas. A Caterham viu Kobayshi desperdiçar uma boa posição de largada por um erro idiota (errar o ponto de freada com pneus frios) Ericsson até que vinha bem - dentro da realidade da equipe - até ter que parar por problemas mecânicos. Parece nada mudou nessas duas, vamos ver na Malásia. ATUALIZADO: A FIA soltou um comunicado inocentando o japonês de culpa, pois seus freios traseiros não funcionaram. Assim o erro idiota foi meu!

LOTUS: A equipe que mais tarde começou a testar seu carro, perdendo os testes de Jerez, não teve como fugir da fatura: largou no fundão depois de treinar pouco e viu ssus dois carros abandonarem a corrida por problemas mecânicos depois de Maldonado e Grosjean não fazerem nada demais na pistas. Essa Lotus parece um fantasma daquela que vencia corridas em 2012 e 2013. Será que conseguirão reagir?





Curta nossa página no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1



Pos. Piloto             Equipe-Motor             Diferença       Pontos
 1.  Nico Rosberg       Mercedes              1h32m58.710s           25
 2.  Kevin Magnussen    McLaren-Mercedes          +26.777s           18
 3.  Jenson Button      McLaren-Mercedes          +30.027s           15   
 4.  Fernando Alonso    Ferrari                   +35.284s           12 
 5.  Valtteri Bottas    Williams-Mercedes         +47.639s           10 
 6.  Nico Hulkenberg    Force India-Mercedes      +50.718s            8
 7.  Kimi Raikkonen     Ferrari                   +57.675s            6
 8.  Jean-Eric Vergne   Toro Rosso-Renault      +1m00.441s            4
 9.  Daniil Kvyat       Toro Rosso-Renault      +1m03.585s            2
10.  Sergio Perez       Force India-Mercedes    +1m25.916s            1
11.  Adrian Sutil       Sauber-Ferrari            +1 volta 
12.  Esteban Gutierrez  Sauber-Ferrari           +1 voltas 
13.  Max Chilton        Marussia-Ferrari         +2 voltas 
14.  Jules Bianchi      Marussia-Ferrari         +8 voltas  

Abandonos:
     Daniel Ricciardo   Red Bull-Renault   Desclassificado
     Pastor Maldonado   Lotus-Renault            29 voltas
     Marcus Ericsson    Caterham-Renault         27 voltas
     Sebastian Vettel   Red Bull-Renault          3 voltas
     Lewis Hamilton     Mercedes                  2 voltas
     Kamui Kobayashi    Caterham-Renault          0 voltas
     Felipe Massa       Williams-Mercedes         0 voltas

Pontuação no Campeonato após a 1ª de 19 etapas:
 
 Pilotos                         Equipes        
 1.  Nico Rosberg      25        McLaren      33
 2.  Kevin Magnussen   18        Mercedes     25
 3.  Jenson Button     15        Ferrari      18 
 4.  Fernando Alonso   12        Williams     10
 5.  Valtteri Bottas   10        Force Índia   9
 6.  Nico Hulkenberg   8         Toro Rosso    6
 7.  Kimi Raikkonen    6
 8.  Jean-Eric Vergne  4
 9.  Daniil Kvyat      2
10.  Sérgio Perez      1