quarta-feira, 6 de abril de 2011

Programa "Esporte Motor" pré-Malásia

O Programa "Esporte Motor" dessa semana abordou o acidente fatal de Gustavo Sondermann em Interlagos no último dia 3 de Abril, falou também sobre o GP da Malásia e respondeu às perguntas feitas ao vivo pelos internautas através do chat do canal Alltv.

O primeiro assunto foi sério e dessa maneira foi tratada, os outros assuntos também eram sérios, mas foram tratados mais informalmente. Bem mais...


Esporte Motor com José Inácio pré-Malásia 06/04/2011 from inacio on Vimeo.

O lucro bilionário da F1


Os ganhos da F1 em 2010 ultrapassaram 1 bilhão de dólares (daqui pra frente saibam que sempre falarei em dólares nesse post). Na verdade 1 bilhão e 82 milhões para ser preciso, 19 milhões a mais do que no ano anterior.

O dinheiro das equipes que seria em média 52 milhões para cada uma, só que ele não é distribuído assim, existem critérios mais complexos para a distribuição. O dinheiro dos "prêmios", como é chamado esse valor vindo da FOA (Formula One Administration) varia conforme o sucesso de cada equipe, com as equipe melhor colocadas no fim do campeonato de construtores recebendo proporcionalmente mais que as menos bem colocadas, a equipe campeã ainda mais e ha ainda o critério histórico com as equipe de longa tradição como Ferrari, McLaren e Williams recebendo um bônus. 

Outro numero que chama atenção é a redução de lucros dos "donos" da FOA: de 420 milhões em 2009 para 341 milhões em 2010. Isso porque mesmo com um aumento de 2% nas receitas gerais, a distribuição de lucros foi mais dadivosa com as equipes, seguindo os preceitos do pacto da concórdia (entre equipes, FIA e FOA) em vigor e porque tiveram 12 equipes participando desse rateio ante às 10 dos anos anteriores.

Certamente o prejuízo do cancelamento/adiamento do GP do Bahrein esse ano vai  acarretar em ganhos menores no ano fiscal de 2011 e ainda mais dor de cabeça vem pela frente: Jean Todt, já declarou que pretende rever (para mais, claro) a cota de participação da FIA nos lucros da categoria, bem como o mesmo pretendem fazer as equipes de F1, visto que o acordo que tem expira no ano que vem.

GP da Malásia com chuva

Está se aproximando (em pouco mais de 24 horas os carros já estarão andando na pista) o Grande Prêmio da Malásia. A pista com duas longas retas deve permitir uma melhor observação e comprovação da eficiência da novas asas traseira móveis, mas a grande notícia para esse GP é a possibilidade muito grande de tanto treinos como corrida serem realizadas sob chuva, e quando chove por lá não costuma ser pouco:

Confirmando-se essas previsões acima do weather channel, (60% de chances de chuva para os três dias), a corrida promete ser muito mais imprevisível, tumultuada e mesmo perigosa do que o esperado e os novos pneus de chuva da Pirelli passarão por um verdadeiro batismo de fogo.