segunda-feira, 14 de outubro de 2013

GP do Japão - A corrida

Grosjean deu o bote. Hamilton, já com o pneu furado, se segura enquanto cai



E Vettel levou outra de novo, sua quinta vitória consecutiva rumo ao tetra certo. Mérito da competência de sua equipe que fez um ótimo carro, de sua impecável pilotagem e da decepção que é o desenvolvimento técnico da Ferrari. Vamos agora a nossa "análise equipe-por-equipe" do GP do Japão de 2013:

RED BULL: Dessa vez Vettel não era favorito à vitória, ou pelo menos não franco favorito, pois tinha Webber a frente que costuma largar mal. Focado no colega em em segurar Hamilton, foi surpreendido por Grosjean que passou como um míssil por todos. No fim a estratégia certa e uma dose de arrojo mínimo para passar o francês lhe valeram a vitória. Webber mudou de estratégia ao desgastar demais os pneus atrás de Grosjean e no fim a parada a mais não foi tão positiva, não conseguindo chegar em Vettel. Ainda assim chegou no pódio..
Ricciardo e sobretudo Hulkenberg lideram as Ferrari

LOTUS: Grosjean brilhou nessa corrida sendo o único a fazer frente à hegemonia da Red Bull, ainda que só por uma parte da corrida. Sua condução segura e largada ótima foram decisivos em mais esse pódio. Deve ficar na equipe ano que vem. Kimi largou numa posição ruim e largou ainda pior. Depois veio remando terminou num bom 5º lugar numa corrida sem um brilho particular. A Lotus começa a se reaproximar de Mercedes e Ferrari na pontuação.

FERRARI: Alonso largou em 8º e chegou em 4º, Massa largou em 5º e chegou em 10º. Os dados frios dão conta da disparidade de resultados recorrentes entre amos, mas nesse caso não contam toda a história. Massa esteve bem no primeiro terço da corrida, segurando Alonso e desobedecendo ordens de equipe. na volta 19 foi superado no braço pelo espanhol que então teve caminho livre para ser impor seu ritmo mais rápido enquanto Massa lutava com Gutierrez. Numa parada de box passou acima da velocidade e punido caiu lá pro meio do pelotão, terminando com um ponto e a 3 de ser superado por Grosjean na tabela.

SAUBER: Mais uma vez a equipe suíça da mostras que seu carro reagiu bem aos novos compostos da Pirelli com mais uma corrida positiva, dessa vez para seus 2 pilotos. Hulkeneberg andou forte e sem cometer erros como sempre, sendo superado por Alonso e Kimi após árduas batalhas por ter parado antes e seus pneus, portanto, terem se desgastado mais cedo. Gutierrez numa corrida muito boa e aguerrida terminou logo atrás, em 7º. Ok, não tão "logo" já que´houve 20 entre eles, mas fez uma boa corrida para um novato que tem que mostrar serviço.

No braço, Alonso passou Massa
MERCEDES: Com o abandono prematuro de Hamilton logo no começo da corrida por um pneu furado, sobrou Rosberg na pista, mas ele não fez lá grande coisa, mostrando que a Mercedes continua devendo em ritmo de corrida, piorando após a punição de também ter que passar pelos boxes por quase bater em Perez na troca de pneus anterior . A distância para a Ferrari na tabela de construtores aumentou um pouquinho e a Lotus se aproximou.

McLAREN: Continuam em ritmo de contenção de danos. O carro desse ano é isso aí e não vai evoluir em resultados, Button marcou seus mirrados dois pontos, ainda passando Massa na última volta e Perez, sob pressão chegou num fraco 15º posto após ter seu pneu furado num toque com Rosberg num lance de corrida. Sorte que ao menos já estava ao lado da entrada dos boxes. Alipas, problemas nos pit-stops também prejudicaram os dois pilotos dessa corrida A notícia deles nesse fim de semana foi a contratação do chefe de aerodinâmica da Red Bull, Peter Prodromou.

FORCE ÍNDIA: Outra corrida fora dos pontos para a equipe que já vê a sombra da renascida Sauber se aproximando na tabela de pontos e com quem parece ter trocado o "bastão do desempenho": o que a Force Índia foi bem no começo do ano a Sauber está sendo no final. Di Resta não pontuou, mas ao menos não passou reto como nas últimas etapas e Sutil, largando de último chegou num discreto 14º posto.

TORO ROSSO: Ricciardo chegou a segurar Hulkenberg, Alonso e Massa no meio da corrida após largar com pneus duros e deveria chegar nos pontos, mas um erro tolo igual ao de Massa o obrigou a passar pelos boxes e o tirou da jogada. Vergne chegou à frente do australiano, mas sem grande brilho ou acontecimentos

No final tudo ficou igual: Vettel no topo do pódio - e sem vaias
WILLIAMS: O tempo esquentou entre Bottas e Maldonado. O venezuelano forçou a passagem sobre o finlandês na chicane e se Bottas, que reclamou bastante após a corrida, não passasse reto teriam batido. A equipe colocou panos quentes na situação, mas o clima com Maldonado já foi melhor. Ah, isso tudo foi para ver quem teria a primazia de chegar na fantástica 16ª posição!

CATRERHAM e MARUSSIA: Van der Garde e Bianchi se encontraram logo na primeira curva e por lá ficaram. Com isso Chilton e Pic lutaram para não chegarem em último, posto que ficou sem grandes disputas com o piloto da Marussia, como quase sempre acontece.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Pos. Piloto             Equipe                  Diferença   Pontos
 1.  Sebastian Vettel   Red Bull-Renault       1h26m49.3s     25     
 2.  Mark Webber        Red Bull-Renault            +7.1s     18      
 3.  Romain Grosjean    Lotus-Renault               +9.9s     15      
 4.  Fernando Alonso    Ferrari                    +45.6s     12      
 5.  Kimi Raikkonen     Lotus-Renault              +47.3s     10     
 6.  Nico Hulkenberg    Sauber-Ferrari             +51.6s      8     
 7.  Esteban Gutierrez  Sauber-Ferrari           +1m11.6s      6     
 8.  Nico Rosberg       Mercedes                 +1m12.0s      4     
 9.  Jenson Button      McLaren-Mercedes         +1m20.8s      2     
10.  Felipe Massa       Ferrari                  +1m29.2s      1     
11.  Paul di Resta      Force India-Mercedes     +1m38.5s           
12.  Jean-Eric Vergne   Toro Rosso-Ferrari       +1 volta           
13.  Daniel Ricciardo   Toro Rosso-Ferrari       +1 volta           
14.  Adrian Sutil       Force India-Mercedes     +1 volta           
15.  Sergio Perez       McLaren-Mercedes         +1 volta           
16.  Pastor Maldonado   Williams-Renault         +1 volta           
17.  Valtteri Bottas    Williams-Renault         +1 volta           
18.  Charles Pic        Caterham-Renault         +1 volta           
19.  Max Chilton        Marussia-Cosworth        +1 volta           
                                                                
Volta mais rápida: Mark Webber, 1m34.587s            
                                                                
Abandonos:                             
                                                                
Piloto               Equipe                        Na volta      
Lewis Hamilton       Mercedes                          9               
Giedo van der Garde  Caterham-Renault                  1               
Jules Bianchi        Marussia-Cosworth                 1               
                                                                
Pontuação após a 15ª etapa:                 
                                                                
Pilotos:                      Construtores:                    
 1.  Vettel        297        1.  Red Bull-Renault          445 
 2.  Alonso        207        2.  Ferrari                   297 
 3.  Raikkonen     177        3.  Mercedes                  287 
 4.  Hamilton      161        4.  Lotus-Renault             264 
 5.  Webber        148        5.  McLaren-Mercedes           83 
 6.  Rosberg       126        6.  Force India-Mercedes       62 
 7.  Massa          90        7.  Sauber-Ferrari             45 
 8.  Grosjean       87        8.  Toro Rosso-Ferrari         31 
 9.  Button         60        9.  Williams-Renault            1 
10.  Hulkenberg     39                                          
11.  Di Resta       36                                          
12.  Sutil          26                                          
13.  Perez          23                                          
14.  Ricciardo      18                                          
15.  Vergne         13                                          
16.  Gutierrez       6                                          
17.  Maldonado       1 

Chefe da Lotus: "(Hulkenberg) é nossa escolha", Eddie Jordan diz outra coisa


Ontem publiquei aqui no blog um post sobre um conjunto de rumores que, entre os quais, dizia que Felipe Massa deverá ser o contratado da equipe Lotus para 2014 e Nico Hulkenberg iria para a Ferrari (leia AQUI). Hoje no entanto informações diferentes circulam dando conta que o desfecho pode ser outro.

Perguntado sobre a situação de 2014 o chefe da Lotus, Eric Boullier disse ao site inglês Sporting life: Com os acordos (que negociamos), estamos chegando na direção certa, mas as coisas precisam ser assinadas e confirmadas, aí vamos ver. Tudo deve se acertar logo e quando isso acontecer vamos focar nos boxes e os motores (que usaremos) estão na lista de conformações." quando perguntado sobre Nico Hulkenberg, Boullier foi bastante claro: "Adoraríamos tê-lo, ele é a nossa escolha".

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

E como Romain Grosjean já está praticamente assegurado por lá, então a coisa está garantida para o alemão, não é? Não necessariamente. Primeiro porque como Boullier mesmo disse algumas negociações tem que dar certo primeiro para viabilizar o contrato da equipe com motores e o novo piloto, segundo porque o comentarista sempre bem informado Eddie Jordan disse (de acordo com a BBC) que o destino de Hulkenberg não deve ser a Lotus nem a Ferrari, mas sim sua atinga equipe Force Índia! E ainda acrescentou que Felipe Massa ficará mesmo com a vaga da Lotus.

Some-se a isso as já aludidas informações que trouxe ontem e temos uma grande confusão de teorias e possibilidades conflitantes em alguns pontos para vários pilotos e gostos, indicando que a prudência, mais do que nunca deve ser muito usada para interpretar as informações que circulam sobre essas negociações entre equipes e pilotos, pois nada, definitivamente, está garantido e assinado por enquanto.