![]() |
Grosjean deu o bote. Hamilton, já com o pneu furado, se segura enquanto cai |
E Vettel levou outra de novo, sua quinta vitória consecutiva rumo ao tetra certo. Mérito da competência de sua equipe que fez um ótimo carro, de sua impecável pilotagem e da decepção que é o desenvolvimento técnico da Ferrari. Vamos agora a nossa "análise equipe-por-equipe" do GP do Japão de 2013:
RED BULL: Dessa vez Vettel não era favorito à vitória, ou pelo menos não franco favorito, pois tinha Webber a frente que costuma largar mal. Focado no colega em em segurar Hamilton, foi surpreendido por Grosjean que passou como um míssil por todos. No fim a estratégia certa e uma dose de arrojo mínimo para passar o francês lhe valeram a vitória. Webber mudou de estratégia ao desgastar demais os pneus atrás de Grosjean e no fim a parada a mais não foi tão positiva, não conseguindo chegar em Vettel. Ainda assim chegou no pódio..
![]() |
Ricciardo e sobretudo Hulkenberg lideram as Ferrari |
LOTUS: Grosjean brilhou nessa corrida sendo o único a fazer frente à hegemonia da Red Bull, ainda que só por uma parte da corrida. Sua condução segura e largada ótima foram decisivos em mais esse pódio. Deve ficar na equipe ano que vem. Kimi largou numa posição ruim e largou ainda pior. Depois veio remando terminou num bom 5º lugar numa corrida sem um brilho particular. A Lotus começa a se reaproximar de Mercedes e Ferrari na pontuação.
FERRARI: Alonso largou em 8º e chegou em 4º, Massa largou em 5º e chegou em 10º. Os dados frios dão conta da disparidade de resultados recorrentes entre amos, mas nesse caso não contam toda a história. Massa esteve bem no primeiro terço da corrida, segurando Alonso e desobedecendo ordens de equipe. na volta 19 foi superado no braço pelo espanhol que então teve caminho livre para ser impor seu ritmo mais rápido enquanto Massa lutava com Gutierrez. Numa parada de box passou acima da velocidade e punido caiu lá pro meio do pelotão, terminando com um ponto e a 3 de ser superado por Grosjean na tabela.
SAUBER: Mais uma vez a equipe suíça da mostras que seu carro reagiu bem aos novos compostos da Pirelli com mais uma corrida positiva, dessa vez para seus 2 pilotos. Hulkeneberg andou forte e sem cometer erros como sempre, sendo superado por Alonso e Kimi após árduas batalhas por ter parado antes e seus pneus, portanto, terem se desgastado mais cedo. Gutierrez numa corrida muito boa e aguerrida terminou logo atrás, em 7º. Ok, não tão "logo" já que´houve 20 entre eles, mas fez uma boa corrida para um novato que tem que mostrar serviço.
![]() |
No braço, Alonso passou Massa |
McLAREN: Continuam em ritmo de contenção de danos. O carro desse ano é isso aí e não vai evoluir em resultados, Button marcou seus mirrados dois pontos, ainda passando Massa na última volta e Perez, sob pressão chegou num fraco 15º posto após ter seu pneu furado num toque com Rosberg num lance de corrida. Sorte que ao menos já estava ao lado da entrada dos boxes. Alipas, problemas nos pit-stops também prejudicaram os dois pilotos dessa corrida A notícia deles nesse fim de semana foi a contratação do chefe de aerodinâmica da Red Bull, Peter Prodromou.
FORCE ÍNDIA: Outra corrida fora dos pontos para a equipe que já vê a sombra da renascida Sauber se aproximando na tabela de pontos e com quem parece ter trocado o "bastão do desempenho": o que a Force Índia foi bem no começo do ano a Sauber está sendo no final. Di Resta não pontuou, mas ao menos não passou reto como nas últimas etapas e Sutil, largando de último chegou num discreto 14º posto.
TORO ROSSO: Ricciardo chegou a segurar Hulkenberg, Alonso e Massa no meio da corrida após largar com pneus duros e deveria chegar nos pontos, mas um erro tolo igual ao de Massa o obrigou a passar pelos boxes e o tirou da jogada. Vergne chegou à frente do australiano, mas sem grande brilho ou acontecimentos
![]() |
No final tudo ficou igual: Vettel no topo do pódio - e sem vaias |
CATRERHAM e MARUSSIA: Van der Garde e Bianchi se encontraram logo na primeira curva e por lá ficaram. Com isso Chilton e Pic lutaram para não chegarem em último, posto que ficou sem grandes disputas com o piloto da Marussia, como quase sempre acontece.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Pos. Piloto Equipe Diferença Pontos 1. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1h26m49.3s 25 2. Mark Webber Red Bull-Renault +7.1s 18 3. Romain Grosjean Lotus-Renault +9.9s 15 4. Fernando Alonso Ferrari +45.6s 12 5. Kimi Raikkonen Lotus-Renault +47.3s 10 6. Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari +51.6s 8 7. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari +1m11.6s 6 8. Nico Rosberg Mercedes +1m12.0s 4 9. Jenson Button McLaren-Mercedes +1m20.8s 2 10. Felipe Massa Ferrari +1m29.2s 1 11. Paul di Resta Force India-Mercedes +1m38.5s 12. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari +1 volta 13. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari +1 volta 14. Adrian Sutil Force India-Mercedes +1 volta 15. Sergio Perez McLaren-Mercedes +1 volta 16. Pastor Maldonado Williams-Renault +1 volta 17. Valtteri Bottas Williams-Renault +1 volta 18. Charles Pic Caterham-Renault +1 volta 19. Max Chilton Marussia-Cosworth +1 volta Volta mais rápida: Mark Webber, 1m34.587s Abandonos: Piloto Equipe Na volta Lewis Hamilton Mercedes 9 Giedo van der Garde Caterham-Renault 1 Jules Bianchi Marussia-Cosworth 1 Pontuação após a 15ª etapa: Pilotos: Construtores: 1. Vettel 297 1. Red Bull-Renault 445 2. Alonso 207 2. Ferrari 297 3. Raikkonen 177 3. Mercedes 287 4. Hamilton 161 4. Lotus-Renault 264 5. Webber 148 5. McLaren-Mercedes 83 6. Rosberg 126 6. Force India-Mercedes 62 7. Massa 90 7. Sauber-Ferrari 45 8. Grosjean 87 8. Toro Rosso-Ferrari 31 9. Button 60 9. Williams-Renault 1 10. Hulkenberg 39 11. Di Resta 36 12. Sutil 26 13. Perez 23 14. Ricciardo 18 15. Vergne 13 16. Gutierrez 6 17. Maldonado 1