terça-feira, 30 de março de 2010

O escudo dos problemas


Uma coisa que me impressiona é a capacidade algumas pessoas de atrair ou se esconder atrás de problemas. Muitas vezes seus problemas não são tão sérios, nem tem uma "definitividade" intrínseca, isto é, poderiam e deveriam ser passageiros, mas não!

Para alguns, a vida não é completa se não tiver uma série de desgraças e infortúnios para desfiar e lamentar.

- Quando estava me recuperando do meu último rompimento de namoro, meu cachorro adoeceu, mas de qualquer maneira, desde o acidente com a bicicleta não consigo esticar bem a perna esquerda.

Como se esses acontecimentos fossem relacionados um ao outro. Na mente do sofredor convicto, uma tragédia sucede, literalmente, a outra. Quando um acontecimento ruim começa a perder força dramática por ter ocorrido faz tempo, ele elege outro contratempo normal como tragédia, para continua a ostentar o título de pobre coitado junto aos amigos e parentes, gerando assim o detestável sentimento de dó e pena. Para essas pessoas esse sentimento triste e pequeno já basta, é o melhor que seus inconscientes julgam conseguir.

Há também os perseguidos, que nunca tem culpa pelos problemas que acontecem a eles. Essas pessoas batem no peito de tanto orgulho de seu revés e sempre tem um inimigo causador de tudo:

- Pois fique sabendo que se não fosse pelo meu chefe, eu não teria perdido o emprego e já seria presidente da empresa e hoje estaria numa ótima!

Mas perdeu. Perdeu o emprego e se acomodou. Pergunte se ele correu atrás de alguma coisa? Pergunte se ele genuinamente aceitou as ofertas que chegaram a ele? Nada está a sua altura... Ele prefere culpar o ex-chefe que é vilão, que "tinha inveja minha", "se sentia ameaçado por mim"... Ele mesmo era perfeito! Na mente dele o mau-humor constante e falta de interesse por tudo que fazia e o fato dele ser mais burro que um pedaço de telha não tiveram nada a ver com sua demissão.

Existe também os trágicos de plantão:

 - O filho da minha cabeleireira está metido com drogas! Eu to que não durmo mais...

O filho é da outra e você que não dorme? Ô talento pra correr atrás de abacaxi! Fora que dizer que o outro "está metido com drogas" é pra lá de genérico... O rapaz fuma maconha uma vez por mês ou ele vende a mobília pra fumar crack dentro do bueiro na favela? "Não interessa, é tóxico!" (os preocupados de plantão falam "tóchico"). Ok, jovens envolvidos com drogas sempre é um assunto preocupante, mas o problema não é seu! Preocupe-se com o seu filho! Dê apoio a sua amiga, mas não sofra o que nem ela mesma está sofrendo! Depois vim a saber que o tal filho da cabeleireira em questão usou lança-perfume numa festa e só, até se dispôs a fazer exames de sangue pra provar que nunca usou nada pesado!

Tem também aquele grupo que ameaça dar a volta por cima, na base de "se eu quisesse você ia ver uma coisa", mas que nunca sai da promessa. Eles preferem a certeza do fracasso à dúvida do sucesso:

- Se minha mulher não tivesse me impedido, seria campeão de capoeira...

Como se a simples continuidade dele num hobby (ele nem levava a capoeira muito a sério) fosse certeza de um futuro glorioso.

Sempre fora obeso, usa chinelo porque não consegue amarrar o sapato, mas gosta de vender a imagem que tem dentro dele um capoeirista-ginasta lépido pronto a sair dando rabo de arraia pelas ruas afora. Uma vez tentou mostrar seus dotes. Fazia tanta força para esticar as penas que soltava puns e sentia tontura. Resolveu dar uma pirueta pro lado, desequilibrou-se e caiu escada abaixo. Parecia uma maquina de lavar sendo jogada no barranco. Depois de alguns minutos, subiu as escadas com alguns hematomas e uma roupa empapada de suor e ainda disse: "Se eu tivesse continuado, ninguém me segurava", para logo depois desabar no sofá e virar numa talagada só um litro de Coca-Cola.

É triste, mas tem gente cujas mentes criaram mecanismos de defesa que são verdadeiros ataques contra eles mesmos. Essas pessoas adoram me telefonar e reclamar que não telefono.

Notícias rápidas da velocidade

    • O GP da Malasia deve ter chuva forte. A previsão para o horário da classificação e corrida é de chuva forte em Sepang. Lá tem chovido forte todos os dias no horário da corrida. 
    • Brembo, fabricante de freios da equipe Red-Bull nega que problema do carro de Vettel tenha sido com seu equipamento. A equipe mais tarde afirmou que o problema ocorreu na fixação da roda dianteira esquerda com a suspensão. 
    • Norbert Haug disse que está satisfeito com o desempenho de Rosberg e Schumacher. Com isso o dirigente tira um pouco da pressão do veterano piloto alemão que tem sido bombardeado pela imprensa européia pelos seus fracos resultados. 
    • Sam Michael, diretor técnico da Williams se diz impressionado com Rubens Barrichello após duas corridas no ano. Segundo ele, Barrichello é o melhor piloto possível e ja deveria ter sido campeão. Ao mesmo tempo ele diz que seu companheiro, o "Hulk", ainda precisa de tempo para se acostumar à F1. 
    • Para o mesmo Sam Michael, o objetivo da equipe para o GP da Malasia é classificar e terminar com seus dois carros entre os 10 primeiros lugares.
    • A Equipe Mercedes estaria trabalhando num sistema aerodinâmico semelhante ao da Mclaren para ser usado na Espanha, e maio. o sistema se notabilizou por aumentar a velocidade em reta dos carros ingleses.  
    • Steve Nielsen, diretor esportivo da Renault se declarou muito satisfeito com o segundo lugar obtido por Robert Kubica na Austrália e anuncia que a equipe terá mais novidades aerodinâmicas para estrear na etapa da Malasia. 
    • A Equipe Lotus deve apresentar novo patrocinador na etapa Malaia. Segundo a impressa especializada, o parceiro deve ser um grande provedor local de internet móvel chamado Maxis. 
    • Na Mclaren, Button se diz muito feliz e quer manter o embalo, já Hamilton, que inicialmente estava contrariado com a decisão da equipe de chamá-lo para um segundo pit-stop, se disse "convencido" pelas razões que a equipe lhe apresentou. 
    • O diretor da equipe Hispania (ou HRT) Colin Kolles diz que ganhará dois segundos por volta nas próximas corridas. Segundo ele sua equipe está diminuindo a diferença para a Lotus, a equipe mais rápida das estreantes. 
    • David Coulthard aconselhou Lewis Hamilton a escolher logo um novo empresário. Segundo o ex-piloto de F1, ele precisa de alguém para lhe dar apoio e deixá-lo concentrar-se apenas nas corridas, pois fazer os dois pode estar lhe prejudicando.
    • A equipe Red-Bull disse que é favorável a inspeção de seus carros para atestar que sua suspensão não tem nada irregular. Esse item tem gerado grande desconfiança por parte de Mercedes e Mclaren.