quinta-feira, 17 de março de 2011

Esporte Motor 16/03/2011

Está no ar o VT do meu programa dessa última quarta-feira, confiram:


Untitled from inacio on Vimeo.

Lembro que esse programa é transmitido TODAS AS QUARTA-FEIRAS ÀS 14:00 AO VIVO NO http://www.alltv.com.br/ e você pode (na verdade DEVE!) assistir e mandar suas perguntas no CHAT, sem precisar preencher cadastro, etc.

A nova asa da Toro Rosso

Dona de um dos carros mais comentados nos testes, a Toro Rosso não dormiu no ponto e já incorporou em seu STR6 algumas pequenas, mas certamente sensíveis modificações.

O aparentemente rápido carro da equipe, com seu inovador fundo duplo (ver aqui) trouxe para os últimos testes em Barcelona uma asa dianteira com desenho totalmente novo tanto dos elementos principais, como dos apêndices à frente da asa principal e mesmo das aletas laterais, que controlam parte do fluxo de ar que passa pelas laterais dos pneus dianteiros e "deságuam" na lateral do carro mais atrás.

A asa dianteira tem ganhado cada vez mais atenção dos projetistas pois ela tem o poder de definir o fluxo de ar em praticamente todo o resto do carro. Também é bom lembrar que muitas das modificações das equipes se dá embaixo da carenagem, de caráter mecânico, como novos amortecedores, redistribuição de elementos do motor e refrigeração, peças desenhadas, etc, sendo impossível detectar à olho nu e dando a falsa impressão que um carro sem novos elementos visíveis está sem desenvolvimento.