segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Williams abaixo do peso?

O bom tempo obtido por Rubens Barrichello nesse domingo dia 13 no último dia de testes em Jerez de la Frontera, Espanha, continua gerando comentários pelo mundo.

Como o carro não estava com pneus super macios nem muito leve com pouca gasolina para apenas uma volta lançada (deu mais 8) quando registrou seu tempo, cabeças começam a ser coçadas e vozes de dentro da Formula 1 se mostram desconfiadas com a real velocidade do carro que até então figurara no fim da listas de tempos e acham que a equipe de Frank Williams pode ter obtido essa marca com o carro mais leve que os demais.

A suspeita da concorrência se deve pelo fato da equipe não ter  usado o KERS, que pode pesar algumas dezenas de quilos e sua ausência, ainda que sem os benefícios de seu "boost" por, 6.7 segundos por volta, poderia dar ao carro a leveza necessária para ganhar preciosos e numerosos décimos de segundo contra uma concorrência mais pesada.

A equipe garante ter usado lastros com o mesmo peso da peça faltante para completar os 640 quilos de peso mínimo exigido pela FIA esse ano (não em testes), mas como não há verificação externa alguma, não dá para comprovar. Sobre isso um piloto de uma equipe que não quis se identificar comentou com a revista alemã Auto Motor und Sport: "Eu não acredito nesse tempo. Se ele for verdadeiro eles (Williams) estarão lá na frente (com as equipes de ponta)".

A especulação ganharia força também pelo pouco número de patrocinadores da equipe e no interesse da Williams em ficar com boa imagem justamente agora que anunciou a venda das suas ações ao público, e nesse sentido conseguir ser meio segundo mais rápido que a concorrência seria o tipo de publicidade positiva que ajudaria a atrair o interesse de eventuais patrocinadores para a equipe e valorizar os papeis dela no mercado.

E vocês, acreditam que a Williams precisa participar de blefes como esse? Eu acho pouco provável. O que me admira é gente "da F1" como esse tal piloto anônimo se fiar nos tempos de testes sendo que o próprio Barrichello declarou que eles pouco valem como medida de comparação pra saber se um carro é rápido. Ser rápido numa única volta é menos importante (mas nem por isso desprezível) que ser regularmente rápido em 10, 20 voltas seguidas.

Atualizado: Ontem a noite troquei algumas mensagens com o Rubens Barrichello sobre o tema. Sua reação ao tomar conhecimento do assunto foi de ironia "Esqueceram de falar que passei glube (cola) no pneu...", portanto rechaçando a possibilidade da Williams ter falseado o tempo com algum recurso artificial, como andar com o carro abaixo do peso.

Dessa forma me parece encerrado esse episódio, mas aos mais otimistas que já imaginam a Williams como a mais rápida do grid com base nesse tempo mais rápido dos testes, o próprio Barrichello ontem deu o recado: "De um tanque vazio pra um tanque cheio tem pelo menos 4.5s... Imagina o que não da pra fazer. A Red Bull ainda é a mais rápida de nós."



Os números que realmente interessam

Nos testes da Formula 1 é muito difícil precisar quais os carros mais rápidos de fato e quais estão fazendo bons tempos apenas por estarem em condições muito favoráveis, como o melhor momento da pista, pneus super macios e pouco peso de combustível. Segundo o que Rubens Barrichello declarou ontem após cravar o melhor tempo dos 4 dias de testes em Jerez, olhando-se o ritmo de das voltas realizadas em "stints" (séries de voltas consecutivas) curtos, médios e longos a equipe mais rápida continua sendo a Red Bull e as demais estão todas mais ou menos embaralhadas, talvez com a Ferrari um pouco mais próxima à equipe dos energéticos.

Mas um ponto fundamental a ser observado nos testes é a durabilidade dos carros, isto é, quantas voltas cada equipe acumulou, o que costuma ser um bom indicativo de quanto uma equipe poderá se dedicar aos avanços reais de seu carros. Explico: se uma equipe quebra muito e anda pouco, os engenheiros terão que se dedicar mais às correções do projeto mecânico daquilo que está quebrando do que na criação de evoluções aerodinâmicas ou mesmo mecânicas para que o carro seja mais rápido na pista, porque antes de ser rápido, o carro tem que conseguir correr.

Claro que setores da equipe continuarão trabalhando nessas evoluções, mas se o carro quebra na pista, eles pouco poderão avaliar seu trabalho e as coisas empacariam nesse segmento.

Sob essa ótica, uma equipe cujos carros andam bastante já tem a durabilidade comprovada, podendo focar mais recursos nas evoluções deles e não em mera manutenção e correção. Já equipes cujos carros não andam muitas voltas podem estar com problemas mais básicos, tendo que resolvê-los antes.

Peguemos a Williams como exemplo. A equipe de Barrichello é a única equipe cujo KERS (de fabricação própria) não tem quilometragem. Todas as demais equipes usam o equipamento fornecido pela Renault, Ferrari ou Mercedes, que bem ou mal já correram e foram aperfeiçoados ao longo da temporada de 2009, ano em que o equipamento foi pela primeira vez empregado. Nesse ano a Williams se absteve de usá-lo, e agora está sofrendo as conseqüências desse noviciado tardio, tendo que passar pelos mesmos problemas e desafios que suas rivais já passaram à época.

Barrichello, ainda nesse exemplo, deu muito mais voltas que Maldonado pois após ter seu KERS apresentando problemas no início do sábado retirou-o do carro e substituiu seu peso por lastro até o fim dos testes.

Esse percalço deve e tem que ser corrigido pela Williams, mas à maneira de cada equipe, elas também enfrentam seus problemas. Lotus e Virgin andaram pouco, mostrando que se em velocidade já estão minimamente mais competitivas ainda tem um caminho longo a ser percorrido na busca de durabilidade.

Entre as equipes de ponta nada evidencia mais esse abismo que Ferrari e McLaren, uma andando quase o dobro de quilometragem da outra, dando mostras que os ingleses de Woking precisarão dividir seus valiosos 8 dias restantes de testes entre a necessária busca de resistência do novo MP4-26 (terá sido tão boa idéia adiar a estréia dele em 2 semanas?) e as evoluções em busca de equilíbrio e velocidade ao passo que os italianos já podem se dedicar com mais tranqüilidade à esses últimos aspectos.  

No fim dessa semana os testes se darão em Barcelona. A importância desses testes são ainda maiores pois se trata de uma pista do calendário oficial da Formula 1, onde dados como desgaste de pneus por exemplo, vão refletir a realidade de um GP, ainda que a temperaturas atuais sejam mais amenas.

Clique nas imagens para ampliá-las. Veja abaixo o número total de voltas completadas por todas as equipes nos 4 dias de testes em Jerez:

Equipe            Nº de voltas

Ferrari:                    463
Red Bull:                 394
Mercedes:               338
Sauber:                   320
Toro Rosso:             296
Renault:                  275
Force-Índia:             264
Williams:                253
McLaren:                233
Virgin:                     216
Lotus:                     198