sexta-feira, 18 de março de 2011

Entenda os pneus da F1

A Pirelli anunciou as cores que definirão, para fins visuais, a diferenciação dos pneus. Nas laterais dos pneus, os nomes "Pirelli" e "P-Zero" aparecerão com as seguintes cores:





LEMBRANDO, MAIS UMA VEZ:

Chuva – laranja,
Intermediários/chuva fraca – azul claro,
Super macios – vermelho,
Macios – amarelo,
Médios – branco,
Duros – cinza/prateado


Acho que os médios (brancos) e duros (prateados/cinza) podem confundir um pouco, mas como eles nunca serão usados na mesma corrida, pois há sempre um "intervalo" entre os tipos (ex: macios com duros, super macios com médios), não tem tanto perigo.

Mudanças aerodinâmicas na Renault

Tida como uma das possíveis boas surpresas em 2011, a equipe Renault, como sabemos, sofreu um grande revés logo após o primeiro teste do novo modelo R31 nas pistas de Valência.

O terrível acidente como Robert Kubica lhes privou de seu piloto líder, aquele que tinha mais experiência e talento para liderar o desenvolvimento do carro e  tiveram que correr atrás de um substituto que se não é tão brilhante, certamente tem a experiência e consistência necessárias para ajudar a equipe na evolução e condução do carro a bons resultados como pódios e porque não, uma vitória circunstancial, caso fique comprovado nas corridas o bom ritmo apresentado nos testes.

O maior diferencial desse carro, como sabemos, é o seu escapamento dianteiro, que sai à frente das entradas de ar laterais, conforme detalhei aqui. Só que além disso a Renault já vem atualizando seu carro, e a julgar pelo ritmo intenso do ano passado, onde usaram 8 asas dianteiras diferentes ao longo do ano, observar o seu carro na temporada 2011 também será um verdadeiro jogo dos sete erros a cada corrida.

Como vemos na 1ª FOTO (acima), para o último teste em Barcelona o time de Nick Heidfeld e Vitaly Petrov apresentou algumas novidades em relação ao carro que andou em Fevereiro, como uma nova asa dianteira, com as asas principais com um sutil redesenho na suas extremidades internas (levemente mais afastadas), o reposicionamento dos suportes das câmeras de TV, saídos da lateral do bico e agora alocados no centro das hastes de fixação do asa dianteira (marcações em laranja). Outro sutil redesenho nos extratores de ar embaixo do bico ("dividem" e conduzem o fluxo de ar para asa laterais do carro), que agora estão um pouco mais inclinadas e sua extremidade superior levemente arredondada.

Já na traseira do carro as mudanças foram sutis, mas também perceptíveis aos olhos atentos: um novo difusor com as extremidades ganhando um pequeno caimento curvo e a parte central da asa inferior do carro agora contando com uma curvatura mais forte e pontiaguda, como vemos acima da luz central de sinalização de chuva 2ª FOTO (ao lado).

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