![]() |
E assim começou o show |
FERRARI: Alonso foi impecável. Agressivo, partiu pra cima, passou quem podia na pista e no boxes quem precisava conquistando a ponta. Depois conseguiu a rara combinação de andar forte e manter os pneus em boas condições até o final dos seus stints. Sua última parada foi levemente adiantada porque teve um pneu furado. Massa largou em 9º e também passou bastante gente, mas aparentemente não consegue cuidar tão bem dos pneus e no fim dos stints seus tempos caem mais que os de Alonso. Ainda assim um pódio foi um bom resultado.
LOTUS: Grosjean teve uma suspensão quebrada logo no começo da corrida, sem se envolver em toque algum, assim não temos muito do que falar dele. Kimi como sempre faz do menos consumo de seus pneus seu grande trunfo, mas mesmo parando uma vez a menos não conseguiu o mesmo ritmo e velocidade da Ferrari de Alonso. Segundo o Galvão é o 22º GP que ele pontua consecutivamente, e isso é para poucos, mostrando como ele é bom mesmo.
RED BULL: Depois de Vettel sobrar no Bahrein, em Barcelona não foi sequer ao pódio, mostrando como os pneus estão influenciando e embaralhando as coisas dependendo do GP. Mas esse resultado ainda o mantém na liderança e ele sabe como isso, no final das contas, é o que conta. Webber não fez grande coisa também, mas chegou logo atrás de seu companheiro. Ainda assim viu Massa passá-lo nos pontos.
MERCEDES: Da dobradinha na primeira fila ao arrastar pela pista durante o GP. Quase todo mundo passava a dupla prateada. Rosberg ainda conseguiu salvar um sexto lugar, mas Hamilton nem pontuação obteve, tamanho o apetite do W04 por pneus, seja de que composto for. Esse é um tipo de problema difícil de se resolver rapidamente e pode determinar o (in)sucesso da equipe no campeonato.
FORCE ÍNDIA: Nessa corrida também não demonstraram a mesma força vista em GP´s anteriores, mas Di Resta uma vez mais terminou nos pontos e Sutil, também uma vez mais teve sua corrida arruinada logo no começo quando parou nos boxes e lá ficou por uma eternidade com seu carro fumegando, voltando em último. Curioso que no fim da corrida nenhum dos dois conseguiu superar as Mercedes que seguiam.
McLAREN: Mais uma corrida distante do protagonismo. marcaram uns pontinhos com seus dois carros, mas nada que dê a entender que estamos vendo uma reação dos ingleses. Perez e Button chegaram juntos, sem disputar dessa vez, com o inglês terminando à frente.
TORO ROSSO: Ricciardo e Vergene faziam uma bela corrida. O francês então teve seu pneu delaminado (a Pirelli está se especializando nisso, é a 4ª vez em 2 GP´s) e sua corrida seriamente comprometida, tanto que preferiu abandonar. Ricciardo fez uma corrida agressiva e salvou um pontinho, até menos do que deu a entender que conseguiria. Perece que a atualização aerodinâmica trazida funcionou bem.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
SAUBER: Gutierrez chegou até a liderar a corrida, mas era um brilhareco passageiro, já que os carros suíços são bem mais lentos que o do ano passado. Apesar do mexicano ter registrado a melhor volta e parado só 3 vezes, ficou fora da zona de pontos. Hulkenberg terminaria melhor, mas a equipe errou ao liberá-lo nos pits de modo que bateu num carro que entrava, resultado: teve que parar de novo para trocar um bico danificado e ainda teve uma punição de 10 segundos... As novidades trazidas para o fim de semana não parecem ter funcionado...
WILLIAMS: Mais figuração. É triste ver a Tyrrellização de uma equipe que já foi tão boa, mas os acertos de projeto por lá cada vez mais soam como excessões do que regras. Foi outra cujas novidades trazidas para essa pista (e que mostrarei durante a semana) não parecem ter funcionado.
CATERHAM e MARUSSIA: Parece que a equipe dos carros verdes recuperou a dianteira nessa disputa dos esfarrapados. Aliás a turma de Tony Fernandes teria se dado ainda melhor se tivessem aparafusado direito a roda de Van der Garde, mas não.
Pos Piloto Equipe Dif.
1. Alonso Ferrari
2. Raikkonen Lotus-Renault +9.3s
3. Massa Ferrari +26.0s
4. Vettel Red Bull-Renault +32.2s
5. Webber Red Bull-Renault +47.9s
6. Rosberg Mercedes +68.0s
7. Di Resta Force India-Mercedes +68.9s
8. Button McLaren-Mercedes +79.5s
9. Perez McLaren-Mercedes +81.7s
10. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari +1 volta
11. Gutierrez Sauber-Ferrari +1 volta
12. Hamilton Mercedes +1 volta
13. Sutil Force India-Mercedes +1 volta
14. Maldonado Williams-Renault +1 volta
15. Hulkenberg Sauber-Ferrari +1 volta
16. Bottas Williams-Renault +1 volta
17. Pic Caterham-Renault +1 volta
18. Bianchi Marussia-Cosworth +2 voltas
19. Chilton Marussia-Cosworth +2 voltas
Abandonos:
Piloto Equipe Volta
Vergne Toro Rosso-Ferrari 52
van der Garde Caterham-Renault 21
Grosjean Lotus-Renault 8
Pontuação nos campeonatos após a 5ª etapa:
Pilotos: Construtores:
1. Vettel 89 1. Red Bull-Renault 131
2. Raikkonen 85 2. Ferrari 117
3. Alonso 72 3. Lotus-Renault 111
4. Hamilton 50 4. Mercedes 72
5. Massa 45 5. Force India-Mercedes 32
6. Webber 42 6. McLaren-Mercedes 29
7. Di Resta 26 7. Toro Rosso-Ferrari 8
8. Grosjean 26 8. Sauber-Ferrari 5
9. Rosberg 22
10. Button 17
11. Perez 12
12. Ricciardo 7
13. Sutil 6
14. Hulkenberg 5
15. Vergne 1