segunda-feira, 23 de abril de 2012

As 4 novidades no carro da Force Índia

Apesar de Bernie Ecclestone não ter mostrado os carros da equipe na classificação do Bahrein como represália pela não participação da equipe no 2º treino livre de sexta, ainda assim foi possível perceber (sobretudo na corrida) que eles utilizaram no GP barenita as modificações que testaram na China, na semana anterior.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Abaixo vemos que o carro desde então tem 4 novidades: uma asa traseira desenhadas com filetes verticais em sua parte inferior que conduzem o fluxo de ar naquela região, uma nova carenagem superior que tem uma abertura um pouco maior perto do câmbio, para facilitar a saída de ar quente (difusor), novas aletas laterais (ao lado dos sidepods) retos e novas hastes de fixação mais largas da asa dianteira.

Esse carro conquistou um nada desprezível 6º lugar no Bahrein nas mãos de Paul Di Resta. Clique na imagem para ampliá-la.

A corrida desenvolvimentista da F1

Acabou o GP do Bahrein, outra corrida só daqui três semanas, em Barcelona e antes disso, já na semana que vem, teremos três dias de testes coletivos com todas as equipes em Mugello, Itália, onde as equipes que estão competitivas mostrarão suas novas armas para continuarem bem e as equipes que estão devendo tornarão públicas suas novidades para tentar recuperar terreno.

Todas as onze equipes do grid vieram planejando e projetando suas novidades nos últimos 2 meses, e agora que estão de volta para a temporada europeia, "em casa", chegará a hora da verdade.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Entre as equipes que mais se espera das novidades é a combalida Ferrari, que como já disse aqui, poderá vir com um novo desenho de suas carenagens laterais e apresentar um escapamento com desenho parecido com o da Sauber, entre outras ainda não "palpitadas" pela imprensa.

As equipes do pelotão da frente tem missões específicas: McLaren, outrora a melhor do grid, tem que recuperar terreno perdido para suas rivais. Red Bull tem que se assegurar que realmente voltou às vitórias, Lotus tem que dar uma pequena melhora pra ganhar seu primeiro GP e Mercedes tem que evoluir no seu ritmo de corrida, que com o desgaste de pneus ainda tem dificultado em algumas ocasiões um melhor resultado (sobretudo de Schumacher) e assim como as demais que ganharam corridas esse ano, quer voltar a vencer.

Já no meio do grid a batalha é intensa e Sauber, Force Índia, Williams e Toro Rosso não podem permitir que uma melhore muito mais do que a outra sob risco de parar de pontuar (como aconteceu com Williams e mais notadamente com Toro Rosso no Bahrein), já que todas andam em ritmos parecidos por lá. Nesse meio de grid um fator extra entra em ação: A falta de recursos financeiros. Ao contrário das equipes grandes, nesse meio o dinheiro é mais escasso, então um caminho errado num pacote aerodinâmico demoraria mais tempo para ser revertido.

Lá no fundão a batalha é clara: Caterham luta para reduzir esse cerca de 1 segundo que a separa da briga no pelotão intermediário pelos pontos, ao passo que Marussia tenta se aproximar um pouco dos carros de Kovalainen e Petrov, algo ainda distante de acontecer em condições normais de corrida e a HRT, por sua vez tenta se aproximar da equipe anglo-russa e se afastar do fantasma da eliminação nas classificações pelo critério dos 107%.

Fiquemos atentos, os testes da semana que vem e sobretudo o GP de Barcelona (já que nos testes não sabemos quem está andando pesado, etc) poderá mostrar um novo jogo de forças na F1.