quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Raio X Williams 1998

O FW20 de 1998, pilotado pelo alemão Heinz-Harald Frentzen e pelo então campeão de 1997, Jacques Villeneuve, foi o primeiro carro projetado pela Williams após a saída de Adrian Newey para a Mclaren no ano anterior. Esse também era o primeiro ano da equipe após a saída da Renault como sua fornecedora de motores, que passaram a ser fornecidos pela preparadora Mecachrome, que herdou a responsabilidade pela preparação dos antigos motores franceses.

O novo carro manteve o câmbio transversão do campeão FW19, ao contrário da maioria de seus rivais que passaram a usar o cambio longitudinal para conseguir melhorar a aerodinâmica da traseira. Segundo Patrick Head, "o carro de 1998 não se mostrou muito melhor do que o FW19B com largura da bitola diminuída (com a mudança de regulamento), o que foi muito frustrante".

No campo do motor, o serviço prestado pela nova fabricante foi muito bom segundo a própria equipe, mas a arquitetura interna dos motores Renault limitou seriamente o desenvolvimento da Mecachrome para aumentar a potência. Além disso o carro sofreu com alguns problemas de distribuição de peso e de performance aerodinâmica. O lento desenvolvimento inicial dos pneus Goodyear em sua batalha contra o Bridgestone também não ajudou.

Clique na imagem para ampliá-la!

Calendário de testes da F1 2011

Abaixo segue o calendário final e oficial dos testes da Formula-1. Tratam-se de quatro baterias de testes, 3 dias em Valência, 4 em Jerez, mais 4 em Barcelona e por fim mais 4 no Bahrein, onde já ficam para abertura do campeonato no fim da mesma semana, totalizando 15 dias de testes livres sem nenhuma restrição de uso de motores, câmbio, combustível, Kers ou qualquer outra peça, visto que não tem que passar por nenhuma vistoria técnica da FIA.

Até mesmo o lastro usado para chegar ao peso mínimo do carro pode ser retirado, técnica as vezes usada por algumas equipes menores para, com pouco combustível e pneus novos, andar rápido e tentar impressionar potenciais patrocinadores para reforçar o caixa para o ano. Apenas os pneus disponibilizados, segundo critérios acordados com a Pirelli, tem um número fixo, mas ainda assim é razoavelmente farto.

Por esse grande numero de variáveis fica difícil se apontar com certeza quem está bem e quem está mal para a temporada de F1, embora, seguindo a lógica, as equipes mais rápidas durante o ano costumam ser também as mais rápidas nos testes, mas já houveram numerosas exceções na história recente, como a Sauber e Ferrari que pareciam bem em Fevereiro de 2009 e foram bastante mal quando a temporada efetivamente começou, só para dar um exemplo.


1 FevSpain Circuito Ricardo Tormo - Valência
2 FevSpain Circuito Ricardo Tormo - Valência
3 FevSpain Circuito Ricardo Tormo - Valência
10 FevSpain Circuito Permanente de Jerez de la Frontera
11 FevSpain Circuito Permanente de Jerez de la Frontera
12 FevSpain Circuito Permanente de Jerez de la Frontera
13 FevSpain Circuito Permanente de Jerez de la Frontera
18 FevSpain Circuit de Catalunya - Barcelona
19 FevSpain Circuit de Catalunya - Barcelona
20 FevSpain Circuit de Catalunya - Barcelona
21 FevSpain Circuit de Catalunya - Barcelona
3 MarBahrain Bahrain International Circuit - Sakhir
4 MarBahrain Bahrain International Circuit - Sakhir
5 MarBahrain Bahrain International Circuit - Sakhir
6 MarBahrain Bahrain International Circuit - Sakhir