segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Asa traseira móvel em ação - II

Eis a asa móvel da Sauber em ação num precioso video onboard em "close-up" e bastante explicativo.

Repare que a asa se abre no meio, com a lâmina superior sendo erguida nos trechos de reta por aquela pequena haste no centro do aerofólio para diminuição do arrasto aerodinâmico e consequente ganho de velocidade.

Nova Renault - Imagens e análise

 Esse é o novíssimo Renault R31, que apesar do patrocinador principal se chamar Lotus, continuará sendo chamada por mim de Renault, já que é assim que está registrada na FIA e ninguém chama uma equipe pelo nome do seu patrocinador (você chama a McLaren de "Vodafone"?). A maior novidade é que além de Kubica e Petrov como titulares, Bruno Senna e Romain Grosjean dividirão o posto de "3º piloto". Já o Chinês Ho-Pin Tung, o Checo Jan Charouz, e o Malaio Fairuz Fauzy também terão participação nessa na equipe como "pilotos reserva".

Sobre o carro em si tendo como base o que as poucas imagens permitem deduzir (cobriram o carro logo em seguida e o levaram de lá) e no que "ouvimos" de quem o viu pessoalmente agora a pouco é que o bico do carro é mais alto e delgado que o do ano passado, seguindo a tendência de Ferrari, Mercedes, Sauber e Lotus de se basearem no desenho da Red Bull.

Outro ponto a se observar (ou não)é o escapamento invisível, que causou grande reboliço entre os presentes e o que se cogita é que os gases do escape teriam sido redirecionados para a frente do chassis, perto do início do assoalho/entradas de ar, de modo a dar mais pressão aerodinâmica (downforce) ao carro.

Além disso nota-se que a suspensão traseira é do tipo "pullrod" como os da Red Bull, e sabe-se que o KERS e fornecido pela Magnetti Marelli, sendo que suas baterias se localizam sob o tanque de combustível atrás do banco do piloto.

Mas não adianta: Sobre esse carro, o escapamento será o tema central das discussões na Espanha. A ver.

Clique nas imagens para ampliá-las:
   

Nova Sauber - Imagens, vídeo e análise

Eis as imagens iniciais do novo Sauber C30 de Kamui Kobayashi e Sergio Perez.

Trata-se de uma visível evolução do C29, um carro que sofreu no inicio do ano mas que desde a chegada do novo diretor técnico James Key (ex-Force Índia), evoluiu e passou a integrar regularmente o pelotão intermediário.

O carro desse ano apresenta um bico similar ao do ano passado: Alto, largo e fino. Um ponto que chama alguma atenção é a entrada de ar superior, que é sustentada por 4 pequenos pilares, deixando-a com sua abertura bastante alongada até encontrar a carenagem principal. As entradas de ar laterais se assemelham às do McLaren MP4-25 de 2010, com um desenho mais quadrado e com a parte inferior vazada criando um espaço para o fluxo de ar sob elas, como é praxe nos F1 dos últimos anos. Além disso a parte traseira do carro se mostra bem compacta, criando um grande espaço entre ar rodas traseiras e o câmbio, área onde o escapamento despeja seus gases quentes na parte superior do assoalho traseiro que tem uma pequena abertura permitindo que parte desse fluxo adentre o interior dele, o que lhes deve dar algum ganho de pressão aerodinâmica. Ainda no assoalho, assim que ele termina tem a "ajuda" de três pequenos filetes de fibra de carbono fixados na parte de baixo das extremidades do aerofólio traseiro, o que ajudaria a direcionar e prolongar o fluxo de ar.

No conjunto mecânico do motor e câmbio são comprados da Ferrari, e o maquinário eléctrico do Kers também, tendo sido colocados entre o motor e câmbio para facilitar o acesso, com isso adotaram uma suspensão tipo "pushrod" parecido com às da Ferrari. Os sistemas eletrônicos e hidráulicos são projetados e produzidos pela própria Sauber em sua fábrica em Hinwil, na Suíça.

Abaixo segue um vídeo do carro nos testes de hoje a tarde na pista espanhola, abaixo estão as fotos do carro e na última imagem, compare o C30 desse ano com o C29 do ano passado:




Clique nas imagens para ampliá-las:



     
   

Nova Lotus


Eis as fotos iniciais do novo carro da Lotus. Por enquanto é o que tem, o resto são imagens criadas por computador, que não acho tão bacanas, mas as fotos mais detalhadas estão a caminho. Volte em instantes para uma análise mais aprofundada do novo modelo T128:
Clique nas imagens para ampliá-las: