segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ferrari "apanha" do escapamento

Uma das características que chamaram atenção no novo F2012 (além de seu bico feio) foi o sistema de escapamentos nas extremidades laterais posteriores do carro. pois bem, eis que nos primeiros testes o equipamento já mostrou apresentar a necessidade de algumas correções de rota: sua extremidade queimava!

Com isso o finzinho da carenagem de fibra de carbono teve que ser cerrada em sua parte superior e testaram nesse lugar diferentes ângulos para a saída do escapamento (repare que ele aparece em 3 versões: carenado; descoberto e virado pra cima e; descoberto e cerrado).

Aparentemente com todas essa mudanças não previstas no direcionamento de fluxo dos gases do escapamento, eles também tiveram algum contratempo com as laterais do aerofólio traseiro, a ponto de no último dia de testes recobrirem essa parte do carro com um material termicamente isolante de cor negra.

Naturalmente todas essas pequenas correções de rota não significam grandes transtornos ou questões insolúveis para o desenvolvimento do carro (que até agora parece ter outros problemas maiores, como instabilidade em freadas e em retas e dificuldade em se fazer um acerto, pois tudo nele é novidade), mas comprova que na realidade das pistas nem sempre o que está na prancheta funciona como planejado. Nos testes em Barcelona devem vir com novidades. Clique nas imagens para ampliá-las