sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ferrari mostra força

Os 3 primeiros dias de testes das equipes de F1 em Valência serviram para deixar uma boa impressão inicial sobre o desempenho da Ferrari.

Claro, não dá para bater o martelo sobre o desempenho dela nem das outras, mas o fato de comandar - com folga - o primeiro lugar nas folhas de tempo na Espanha e ter percorrido mais de 1.400 quilômetros sem nenhuma quebra pode ser indicativo de que o carro F10 é melhor nascido que o F-60, seu antecessor da temporada 2009.

No ano passado, já após os primeiros testes, Felipe Massa deixava transparecer reservas quanto ao desempenho do carro. Esse ano, apesar da salutar cautela do brasileiro e de seu companheiro, o espanhol Fernando Alonso, fica a impressão de que eles mesmos acreditam que o carro é bom.

Se tem ritmo suficiente para bater Mclaren, Mercedes e a aguardada Red-Bull (que estreia quarta-feira que vem, na volta dos testes), só o tempo dirá.

Outro dado sintomático foi o fim boato que circulava semana passada de que a Ferrari já estaria preparando um carro novo para 2010. Isso mesmo. O Jornal inglês "The Times" havia escrito que fontes internas na equipe italiana teriam reportado que um carro novo já estaria em projeto, pois o F10 não teria apresentado desempenho bom o suficiente nas simulações iniciais internas. Pois bem, como disse acima, esse boato sumiu, seja porque era um boato falso, seja porque na prática o carro superou as expectativas - repito - iniciais.

Enfim, a Ferrari parece ter reencontrado o caminho para o sucesso, mas só poderemos confirmar isso ao compará-la com suas rivais em condições de igualdade, e isso só veremos mesmo no treino classificatório do GP do Bahrein.

Williams e os testes

Enquanto esperamos aqui, Williams e Cosworth se debruçam sobre seus equipamentos para os aperfeiçoar visando os testes da semana que vem.

Dizem os jornalistas que estiveram em Valência que, pelo som do motor, a Williams parecia andar com limitador de giros.

Isso pode ser uma das explicações para a declaração de Barrichello que a Mclaren estava cerca de 10Km/h mais rápidos que a Williams na (curta) reta do circuito de Valência

Isso pode ser bom! Significaria que aqueles tempos obtidos por Barrichello e Hukenberg, sempre longe dos líderes, não reflete o real potencial dos carros da equipe de Grove. A própria Cosworth já declarou que a versão final de seu motor só será apresentada depois do último teste em Barcelona, até lá Virgin se une às equipes nos testes, dando ainda mais subsídios para a Cosworth trabalhar e melhorar seus motores - os único liberados para todos os aperfeiçoamentos.

Quanto ao carro em si, segundo as palavras do próprio Barrichello, nasceu bom e ainda tem potencial, mas ainda é muito cedo para dizer qual será o nível de competitividade da equipe em relação às demais, especialmente agora com o tanque de gasolina maior, de modo que só a diferença de quantidade combustível pode significar cerca de 4 segundos, sem contar tipos diferente de pneus (velhos, novos, macios, duros) diferentes configurações aerodinâmicas, limitação nos giros, etc.

Cruzem os dedos, as próximas semanas de testes com Virgin, Red-Bull e Force-Índia, se juntando ao pelotão, prometem responder algumas perguntas, como se os Cosworth serão realmente os "patinhos feios" do grid!