
Como sempre, o
GP de Mônaco foi magro em ultrapassagens, mas no fim das contas teve um resultado interessante para o campeonato de muitas equipes e permitiu
Nico Rosberg respirar um pouco de pressão de Hamilton. Vamos agora à nossa tradicional
"análise equipe-por-equipe" da corrida!
MERCEDES: Após conseguir largar na pole position, Rosberg conseguiu se manter na ponta com facilidade e em Mônaco isso conta muito. O
safety-car lhe ajudou na estratégia de box para continuar na frente e agora deve estar mais motivado do que nunca para a disputa com Hamilton. O inglês por sua vez, claramente deu inicio a uma guerra psicológica, mas pelo histórico é ele que costuma a sucumbir nesses momentos. comboiou a corrida toda e no fim ainda foi bem ameaçado por Ricciardo, quando passou a reclamar de algo atrapalhando seu olho - lágrimas de ódio a Rosberg, talvez?
RED BULL: Vettel fazia uma bela corrida, dando o bote em Ricciardo mas perdendo para Kimi, infelizmente seu motor o deixou na mão o que o coloca -momentaneamente - em 6º no campeonato. Ricciardo fez uma corrida correta e capitalizou o malogro de seus rivais e ainda deu pressão numa Mercedes, algo impensável até outro dia.
FERRARI: Raikkonen fez uma ótima largada e saltou para o 3º posto e lá ficaria, mas infelizmente foi tocado por uma Marussia e teve que parar de novo, despencando no grid. Depois ainda se envolveria num toque com Magnussem que só piorou as coisas. alonso guiou forte e assim como Ricciardo soube se aproveitar do infortúnio dos rivais, sem entretanto, conseguir fazer algo mais extraordinário. Alonso está em 3º lugar na tabela de pontos, Kimi num desagradável 12º...
FORCE ÍNDIA: Perez se envolveu numa batida logo na primeira volta, mas a julgar pelo que Hulkenberg fez, certamente teria pontuado bem. O alemão, aliás, fez uma corrida muito boa e graças à sinuosidade do traçado, conseguiu segurar sua posição até o final, mesmo quando seu carro dava sinais de não ter a mesma velocidade dos rivais.
McLAREN: Finalmente a equipe voltou a pontuar! E com seus dois carros, ainda que Magnussem tenha sido prejudicado pela disputa com Raikkonen, que o jogou mais para trás no pelotão quando poderia ter continuado na cola de Button, o sexto colocado, outro que soube "sobreviver" aos infortúnios que o cercou.
WILLIAMS: Pontuaria com seus dois carros, mas Bottas teve uma inédita quebra de seu motor Mercedes e então coube a Felipe Massa, numa estratégia mais arriscada, pontuar pela equipe. Bom para o brasileiro, que o fez bem, mas ruim para a equipe que com um carro só pontuando se viu alcançada na tabela pela McLaren.
MARUSSIA: Pela primeira vez a equipe mereceu uma análise individualizada e não na rabeira da lista! O mérito é do francês Jules Bianchi, que chegou em 8º - mas que com uma punição virou 9º - e assim marcou os primeiros pontos da história da equipe russa, e logo no plural, com dois! Bianchi soube muito bem conciliar muito bem um ritmo forte, os abandonos do principado e a facilidade em impedir ser ultrapassado nas ruas para capitalizar seu melhor resultado da carreira! Chilton furou o pneu de Kimi e chegou 3 voltas atrás - mas permanece chegando ao fim de todas as corridas que disputou na categoria até agora, um mérito secundário que é mais a sua cara.
LOTUS: Maldonado não bateu! Mas também não correu, o que provavelmente ajudou muito na obtenção dessa marca. Seu carro nem largou para a volta de apresentação por problemas eletrônicos, coitado. Grosjean fez uma boa corrida de recuperação quando teve que parar no começo da corrida e no fim, graças à punição de Bianchi, herdou o 8º posto, quando era 9º, o que significou mais dois bons pontinhos para ele e sua equipe.
CATERHAM: Pobre equipe dos carros verdes... Até o ano passado era tida como "a melhor das nanicas" e ontem registrou o 11º lugar, sua melhor marca na categoria, mas no mesmo dia a rival Marussia pontuou e aniquilou sua felicidade, justo no momento que a equipe foi colocada a venda pois seu dono Tony Fernandes, cansou da falta de resultados pelo 5º consecutivo...
TORO ROSSO: Seus dois carros abandonaram e os dois por problemas mecânicos com o conjunto da Renault. Aliás, foram quatro carros com motores franceses abrindo o bico nessa corrida, quando todos tinham boas possibilidades de pontuar.
SAUBER: Outra equipes a não terminar a corrida e, pela mesma lógica de Bianchi, também teria boas possibilidades de chegar aos seus primeiros pontos no ano, só que Sutil, que vinha fazendo surpreendentes ultrapassagens lá no fundão, bateu sozinho na saída do túnel e Gutierrez, também sozinho, fechou demais a curva perto da entrada dos boxes e bateu também. Monisha deve estar chorando com a oportunidade duplamente desperdiçada...
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Pos Piloto Equipe
Diferença
Pontos
1. Nico Rosberg Mercedes 1h49m27.661s 25
2. Lewis Hamilton Mercedes +9.210s 18
3. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault +9.614s 15
4. Fernando Alonso Ferrari +32.452s 12
5. Nico Hulkenberg Force Índia-Mercedes -1 volta 10
6. Jenson Button
McLaren-Mercedes -1 volta 8
7. Felipe Massa Williams-Mercedes -1 volta 6
8. Romain Grosjean Lotus-Renault -1 volta 4
9. Jules Bianchi* Marussia-Ferrari -1 volta 2
10. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes -1 volta 1
11. Marcus Ericsson Caterham-Renault -1 volta
12. Kimi Raikkonen Ferrari -1 volta
13. Kamui Kobayashi Caterham-Renault -3 voltas
14. Max Chilton Marussia-Ferrari -3 voltas
(*) Punido com o acréscimo de 5 segundos ao seu tempo final.
Originalmente havia chegado em 8º.
Abandonos:
Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 59 voltas
Valtteri Bottas Williams-Mercedes 55 voltas
Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 50 voltas
Adrian Sutil Sauber-Ferrari 23 voltas
Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 10 voltas
Sebastian Vettel Red Bull-Renault 5 voltas
Sergio Perez Force Índia-Mercedes 0 voltas
Pastor Maldonado Lotus-Renault 0 voltas
Campeonatos após a sexta etapa:
Pos Piloto Pontos
Construtores Pontos
1. Nico Rosberg 122 Mercedes 240
2. Lewis Hamilton 118
Red Bull-Renault 99
3. Fernando Alonso 61 Ferrari 78
4. Daniel Ricciardo 54 Force Índia-Mercedes 67
5. Nico Hulkenberg 47 McLaren-Mercedes 52
6. Sebastian Vettel 45 Williams-Mercedes 52
7. Valtteri Bottas 34 Lotus-Renault 8
8. Jenson Button 31 Toro Rosso-Renault 8
9. Kevin Magnussen 21 Marussia-Ferrari 2
10. Sergio Perez 20 Sauber-Ferrari 0
11. Felipe Massa 18
Caterham-Renault 0
12. Kimi Raikkonen 17
13. Romain Grosjean 8
14. Jean-Eric Vergne 4
15. Daniil Kvyat 4
16. Jules Bianchi 2