sábado, 21 de maio de 2011

A asa proibida da Ferrari

Sempre atrás de suas rivais no que tange à inovação, a Ferrari resolveu reagir quesito criatividade para o GP da Espanha. Não deu certo. Tentaram usar uma nova asa traseira cujo elemento mais inclinado (e que se levanta quando a asa móvel - DRS, é acionada) é maior do que o permitido por regulamento, graças ao que pensaram ser uma brecha na regra, mas após os treinos livres a FIA vistoriou e não aprovou e a tal asa foi proibida de ser usada na classificação e corrida.
Veja a diferença entre o modelo normal e o com o "plus" proibido:

Um comentário:

Anônimo disse...

Enquanto isso, não mudam os testes em relação à Red Bull, com testes feitos muito abaixo do peso gerado em altas velocidades.

Os últimos rumores que apareceram, foram que o bico, o ou nariz do carro, está flexionando em altas velocidades, o que faz a asa dianteira se inclinar para frente, fazendo a mesma flexionar.

Existem várias imagens, vídeos, com algumas suspeitas disso, que foi discutida poucos meses atrás.

Aqui está uma comparação do carro da Red Bull em baixa e em alta velocidade.

http://img864.imageshack.us/img864/8314/contouroverlaye.jpg

http://grid.f1arab.com/wp_ar/wp-content/uploads/2011/03/f1arab1.gif

Vejam que interessante o comportamento do carro da McLaren, e o salto desempenho que permitiu acompanhar o Red Bull, algo parece estar flexionando também ?

http://grid.f1arab.com/wp_ar/wp-content/uploads/2011/03/f1arab.gif

Observem aos 10 segundos.

http://www.youtube.com/watch?v=glvropWNIYE

Red Bull x McLaren

http://www.youtube.com/watch?v=9-i7SvMkgFw

Agora eu pergunto, se a asa flexiona, não é contra o regulamento ter dispositivos aerodinâmicos que se flexionam em relação ao resto do carro ?