terça-feira, 18 de março de 2014

Guerra dos sons: Novo motor V6 1.6 Turbo vs V10, V12 e F-Indy

Juan Pablo Montoya e sua nova Penske testando essa semana





Curta nossa página no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

E o promotor do GP da Austrália de Fórmula 1 veio a público choramingar pelo som mais discreto dos novos motores 1.6 Turbo V6 da Fórmula 1. No caso dele é uma clara estratégia para pressionar Bernie Ecclestone a dar um desconto no preço pago para receber a corrida ou mesmo um movimento acordado com o dirigente para que este possa resmungar contra os novos motores  pressionar a FIA, que forçou a adoção dos novos propulsores contra a vontade de Bernie e da Ferrari.

F1 1.6L V6 Turbo:


O fato é que esses novos motores vieram para ficar e não haverá o retorno dos antigos, mais beberrões, poluentes e "politicamente incorretos" num mundo cada vez mais atento ao meio ambiente. A própria categoria já estava sendo cobrada (através das fabricantes de motor) por uma postura mais engajada e responsável, sob o risco de se isolar.

F1 3.0L V10 e V12:


Independente dessa questão política, fica a pergunta: Será que o som dos novos motores é tão sem sal assim? Claro que é mais ameno pois agora só vai até 15 mil rpm (embora na prática tenham ficado na casa das 12 mil), mas tem o assovio do turbo para compensar. De qualquer modo trouxe aqui vídeos com o som dos motores atuais e vídeos com o som dos antigos motores 3.0L V10 que chegavam a 20 mil rpm e até mesmo o 3.0L V12 (meu favorito) só usado em 1995 (até 1994 era 3.5L) para que você compare.

F-Indy 2.2L V6 Biturbo:


Por fim também coloquei o áudio dos motores 2.2L V6 Biturbo da Fórmula Indy dessa pré temporada de 2014 para que você tenha como referência e responda essas duas perguntas: desses 4 tipos de motor, (Turbo, V10, V12 e Indy), qual o som lhe agrada mais? Restringindo aos que são usados hoje, o som do motor da categoria norte-americana é mais agradável que os novos propulsores da F1?

23 comentários:

Medmark disse...

O som do carro da Indy ficou legal, já o da F1 ficou parecendo uma serra circular com turbo.

Unknown disse...

Pô, eu achava lindo o barulho da F1, mas adorei o motor novo. Ficou ainda mais imponente.
A fórmula 1 nova parece ter colocado a categoria ainda mais no lugar dela. Está acima de tudo que há em termos de tecnologia, design e inovação.

Unknown disse...

O som do espirro é maravilhoso muito mais forte que o som do espirro da Indy. Esse é o charme do motor turbo.

Anônimo disse...

Bom dia, Acho que o novo som da F1 ficou mais agradável ao ouvido pra quem não gostava da formula 1, Por causa do barulho. Tive a sensação quando estava assistindo que não era um formula 1 carro feito pra correr... parecia uma corrida de base. i

Anônimo disse...

Na boa, eu não me importo com som de motor, eu quero ver as ultrapassagens!!!

Unknown disse...

O som dos V12 são incomparáveis. O som dos V6 atuais vai melhorar quanto atingirem 15mil RPM´s. Talvez a FIA devesse permitir atingir 18 mil e assim julgo que o som dos V6 vai ficar bem bacana.

Anônimo disse...

Não tenho nada a reclamar do som dos novos motores.. oque me irrita, é que cada vez a f1 esta ficando + lenta , todo ano muda regulamento. e por ai vai.

Anônimo disse...

Parem de falar baboseiras... O que importa é o que os pilotos fazem na pista. O que importa é a disputa, as ultrapassagens, etc... E a f1 já tá mostrando isso... Ponto.

Unknown disse...

V12 é demais!!!

Weber disse...

O V12 é, sem dúvida, o som mais magnífico que já ouvi. Já os atuais V6 não empolgaram, a não ser pelo assovio do turbo.

Fernando Almeida disse...

Como alguns já disseram aqui, pra mim o importante é ver cenas como a do Hulkenberg entrando lado a lado com o Alonso na curva, ou a corrida impressionante das Toro Rosso e da Willians do Bottas... Porque som ruim de se ouvir é o Galvão Bueno contando pela milionésima vez a história do Keke Rosberg.

Leo Snowflake disse...

O som do F1 de 2014 lembra o som das motos do filme Tron!!! :o

Unknown disse...

V 12 eternamente, preferencialmente os Lamborghinis...

Lucas Gabriel Danielato disse...

pra falra verdade, gosto do som dos novos f1 V6 turbo 1.6

Anchor disse...

Daqui uns vinte anos os F1 vão ter um motor de combustão de 250cc V4 biturbo de 300cv e um motor elétrico de 1000hps e vamos relembrar de 2014...que o som dos motores era bem melhor. O campeonato terá 30 provas, a vitória irá valer 100 pontos e o Rubinho vai estar narrando as corridas no lugar do Galvão.

Ri7 disse...

Eu achei o ronco e o espirro atuais simplesmente FENOMENAIS. Ficou com um ar muito mais nervoso.

Unknown disse...

Prefiro os motores mais silenciosos, quando você vai até o autódromo, confesso que fico muito incomodado com o estridente som dos motores. Rotação muito alta.

Concessionaria VW

Abs

Fabio Goulart disse...

Prefiro o som dos V10 quando superaram os 20.000rpm em 2004, porém o v12 tinha uma beleza absurda. O som dos turbos é legal, porém essa limitação de 15.000rpm é ridícula, deixem que cheguem até 20.000rpm dai devem ficar lindos.

Israel David disse...

Das 4 opções dadas Prefiro o V10.
Dos atuais o 2.2 Bi-Turbo da Indy me parece soar melhor.

Realmente o som desses V6 Turbo ficou deixando a desejar, nem o "espirro" do turbo salvou o motor da vergonha sonora.

Anônimo disse...

Cresci assistindo a dinastia Ferrari com o Schumi ganhando os 5 campeonatos seguidos, e, o que mais me fascinava era o som dos motores (V10).
Eram simplesmente (e são, pois ficaram na memória) música aos meus ouvidos.
Não acho que a F1 ficou algo horrendo, mas sinto que a categoria perdeu um pouco do seu grande charme, porque, realmente os motores faziam da F1 um espetáculo, uma verdadeira ópera, mas, infelizmente tudo que é bom acaba!!!!

igor disse...

E Falto o V8 também que é muito bom, principalmente quando reduzia com aquele som desconcertante.

Rocha disse...

O som mais bonitos destes que estão aí é do Ferrari V12, mas o que eu mais gostava de ouvir era dos Matra V12 com escapamento diferenciado dando um som incrível, apaixonante, pena que o motor era inferior aos Ford V8 e Ferrari V12, e talvez até Alfa V12.

Anônimo disse...

Eu detestava o barulho dos motores V10 e V12 da F1, agora com o motor novo V6 lembra um pouco os da F-Indy. Eu sempre adorei os barulhos dos motores da F-Indy, ainda mais nos ovais. Nunca gostei de F1 parece chato, na F-Indy tem ovais e é mais emocionante, não só nas ovais como nas outras (mistas).