segunda-feira, 26 de março de 2012

É fácil atacar Massa

Depois de mais um resultado desapontador no GP da Malásia, reiterando o abismo de desempenho entre ele e Alonso visto no GP da Austrália, é muito fácil fazer como muita gente e cair matando em Felipe Massa, pedindo sua cabeça ainda nessa temporada e falar que Sérgio Perez merece seu lugar da Ferrari e que ele está devendo desempenho por sua 3ª temporada consecutiva, mas em que isso ajuda a vocês, leitores, na busca da verdade? Em nada e por isso não é o que farei.

Felipe Massa passará agora por 3 longas semanas de intervalo até o GP da China, e nesse período lerá e ouvirá toda a sorte de impropérios e críticas (algumas delas embasadas) e certamente sua auto-estima, que já não parece estar no topo do Everest, sofrerá mais umas pancadas então vamos entender o que parece ou pode estar acontecendo com ele:

Felipe Massa não se sente confiante pilotando o carro deficiente da Ferrari. Se normalmente Alonso é mais rápido que ele (e provavelmente do que a maioria do grid) em condições normais num carro igual, nesse péssimo carro F2012 a diferença parece se aprofundar por que o espanhol parece conseguir extrair tudo do carro, se sentir mais confortável na condução daquele grande conjunto de deficiências porque aparantemente ele "pegou a mão" e entendeu o carro, inclusive da maioria de seus defeitos.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


Já Massa parece que ainda não conseguiu decifrar todas as inconstâncias do carro, e a cada pequena escapada de frente ou de traseira (aquelas corrigidas rapidamente com contra-esterço ou perdendo ligeiramente o ponto de tangência) ao longo dos treinos ou corrida vão minando pouco a pouco a segurança do brasileiro em tentar extrair o máximo do carro, exatamente porque sabe que se rodar ou ficar na brita da corrida por um erro, a chuva de críticas seria ainda maior.

A solução para que Felipe reduza substancialmente essa diferença de desempenho sobretudo corridas, quando é necessário encaixar não uma, mas dezenas de voltas boas e rápidas, passa necessariamente também por uma evolução do carro da Ferrari, algo que não virá rapidamente, se vier, uma vez que se eles melhorarem a concorrência também deverá fazer o mesmo e a chance da distância competitiva entre a equipe e os rivais se manter existe.

Mas na raiz desse problema está a necessidade de Felipe se fortalecer mentalmente, independente do carro que pilota e talvez aceitar o fato que corre ao lado de um dos mais completos e qualificados pilotos da história da Fórmula 1, sem que isso torne sua vida um tormento, pois ainda assim é um piloto muito bom e pode fazer ótimas corridas. Não vou entrar na discussão de se a molada na cabeça deixou sequelas, o que pode sim ter ocorrido, ma lembremos que já em 2010, após o acidente portanto, Felipe começou a temporada muito aguerrido, chegando no pódio à frente de Alonso, por exemplo. O divisor de aguas em sua moral, entretanto, foi a ordem de equipe no GP da Alemanha naquela mesma temporada: desde então Massa nunca mais foi ao pódio, mostrando que o baque parece ter sido enorme.

Sem papinho de auto-ajuda zen ou de tapar o sol com a peneira, mas sim como alguém que tenta enxergar o que acontece sem pretensão de saber a verdade nem cair no caminho fácil do sensacionalismo, penso que independente da Ferrari melhorar seu carro, Felipe tem que melhorar sua cabeça, espiar as aflições e "demônios internos" que tiram sua paz interior - inclusive ao volante - uma vez que o primeiro passo para superar os problemas na vida é reconhecer e aceitar que os tem, identificando-os corretamente para poderem ser trabalhados.

Felipe tem como sair dessa espiral de maus resultados, tomara que consiga.

34 comentários:

Gibson Junior disse...

Eu fui dizer isso àquele gordo do @voandobaixo e ele disse que garra quem tem que mostrar é jogador de futebol... hahahah O que vc fala no seu texto, e eu concordo, é que Felipe já entra derrotado desde sexta no treino. Assim fica difícil mesmo. Não vejo ele melhorando não e penso que pode sim ser substituido no meio da temporada. Quebrar contrato não é problema pra Ferrari. Fizeram isso com Kimi e ele tinha sido campeão no ano anterior...

PH Miniaturas disse...

Confesso que em alguns momentos engrosso as críticas a Massa. Mesmo assim, acredito que ele ainda tem algo a oferecer, e torço por ele, como já disse antes aqui mesmo no teu blog. E afinal ele é quem sabe melhor os problemas que está enfrentando. Só precisa, como disseste, admitir que os tem.

Walace - TI disse...

Pode ir pra Indy ..! já era ..

Rafael Duarte disse...

Na F1 nao tem espaco para piloto "bonzinho". Tem que ser sacudo. Folgado. O Senna era assim, o Alonso e assim, o Schumacher e assim. O Hamilton e o exemplo mais recente. Nao "abriu as pernas" pro Alonso no seu ano de Mclaren, e esta aonde esta hoje. Campeao mundial e respeitado. O Felipe nunca deveria ter abrido pro Alonso em 2010. Ele tinha moral na equipe na epoca para se dar a esse luxo. Perdeu moral. Podem falar o que for, mas o Senna nunca teria feito isso, nem nenhum dos citados acima. Simples assim.

José Inácio Pilar disse...

Pessoal,

Entendam, não estou com esse artigo tentando evitar ou esvaziar as críticas ao desempenho de Massa: para isso não faltam outros colunistas conhecidos escrevendo sobre o tema.

Minha intenção é apenas tentar entender o que CAUSA esse mau resultado.

Uma coisa não esvazia a outra!

abs

Júlio Barbosa disse...

Concordo com a opinião do Inácio e outras que definem o problema e não acusam o Massa diretamente. Porém...

Não me sinto bem de por exemplo, saber que estou num avião que o piloto sofre com baixa auto-estima. E voltando ao caso da F1, ele está na posição de um "ídolo" para a maioria da audiência do Brasil.

Quando faço a crítica, acabo por somar o técnico à torcida pelo Brasil. Se em uma corrida que o Alonso conseguiu chegar ao topo devido a combinação de competência e oportunismo, o Massa conseguiu demonstrar que nem um, nem outro. Mas, não vou deixar de torcer por ele até que seu fim na F1 chegue.

Inácio, onde está o POST sobre a Indy?

Francisco disse...

Rafael Duarte, até o Schumacher já abriu pra companheiro, sabia? E o Senna também abriria caso estivesse em posição para tal na equipe. Isso de "sempre", "nunca", "jamais", invalida os comentários. Sabemos que a vida não tem nada de definitivo e as circunstâncias são capazes de provocar atitudes inesperadas.

Marquinho disse...

Penso que é um conjunto de fatos,começou com o acidente,passou pela ultrapassagem que Alonso fez na entrada dos boxes na China em 2010 (Massa ali viu que o Alonso não mediria esforços para ser o 1° piloto )veio a ordem na Alemanha também em 2010,e isso abalou muito o piloto,sua moral e auto estima ficaram próximo do zero,depois disse nenhum resultado significativo,nenhum elogio,só críticas... Penso que ele só irá se recuperar ao sair da Ferrari.. Ai sim terá uma chance de se recuperar.

Anônimo disse...

Pessoal o problema é bem simples..

O problema do Massa é a Ferrari, ja o problema da Ferrari é o Massa, este casamento ja deu oque tinha que dar, está na hora de se separar , não a paixão, amor e tesão neste relacionamento..hehehehe

Anônimo disse...

Acho que Ferrari nao ajuda Massa.
Pra fala verdade. gostaria de ver Felipe em outra equipe como Mclaren. Red Bul ou Mercedes.
Gosto muito de lembra. ele nao foi campeao por causa da Ferrari.

Rafael Duarte disse...

Francisco
Se e uma decisao de campeonato, defendo a sua ideia. O Felipe abriu para o Kimi no ano do campeonato dele, e o Kimi fez o mesmo no ano seguinte. Uma coisa e decisao de campeonato, outra coisa e uma "abertura" no inicio do campeonato. Mantenho o que disse: Na mesma situacao (e reforco: na mesma situacao)em que o Felipe abriu em 2010, e mesmo na que o Barrica abriu para o Schummi (repito: inicio de campeonato) nenhum dos pilotos que eu descrevi acima abriria para o companheiro de equipe.

Alonsista disse...

É fato que Alonso é mais rápido que Massa assim como é fato que essa diferença se acentuou após o GP da Alemanha em 2010.

Todos criticam a Ferrari mas ela deu muitas chances para o Massa se recuperar, até porque ela não tem muito interesse em outro piloto muito competitivo no momento. A Ferrari é equipe de um só piloto, não esperava nada brilhante do Massa, mas ele conseguiu desperdiçar a sua chance.

E duvido que se outro piloto do grid substituísse Massa no meio da temporada, o que não irá acontecer, fizesse algo melhor do que ele vem fazendo. Pegar um carro no meio da temporada é duro, com certeza vai sofrer

Caíque Pereira. disse...

Pior que o MASSA, é a quantidade de otários que se acham conhecedores de alguma coisa...são uns imbecis...me desculpe Inácio, mas é assim que os vejo...metidos a engraçados...e só escrevem besteiras.

Anônimo disse...

E TODO MUNDO FALAVA MAU DO NELSINHO QUE SE FOR VER NÃO LEVAVA ESSE CHOCOLATE DE ALONSO....

Anônimo disse...

Gibson Junior,

O Voando Baixo é o Local onde a TAS se encontra e o dono do Blog acho, é integrante...rsrsrsrs...

Anônimo disse...

Massa esta numa equipe que da a entender que presa muito mais pelo seu companheiro do que ele, alem do cara ser bicampeao tbem, ai qdo ele consegue o superar vem ordem de equipe, isso é pra desanimar mesmo e dificil de ter motivação.

LenneF1 disse...

ja esta mais que provado que Massa e Ferrari não se dão bem, melhor ir pra outra equipe.

D. Carvalho disse...

Apenas uma coisa é certa o ciclo de Massa na Ferrari acabou e não isso não é algo ruim, ele estaria muito melhor tanto profissionalmente como pessoalmente em uma equipe de menos expressão que a Ferrari mas uma equipe em que não tivesse que derrubar o melhor piloto de f1 em anos, não dá mas pra ser o numero dois.

Anônimo disse...

Massa foi 3o na Córeia em 2010.

AmandioGP disse...

"Eu fui dizer isso àquele gordo do @voandobaixo e ele disse que garra quem tem que mostrar é jogador de futebol..."

Véi, eu RI MUITO! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

O que o Massa tá passando é tudo culpa daquela MOLADA DO BARRICA!!!

A PRAGA passou pro Massa, nunca mais vai ser veloz, TRÁGICO!!!!

Paulo-MG

ivansc disse...

Vale salientar, Senna abriu pra ao Berger,ordem de equipe

Gibson Junior disse...

Vcs tão dando risadas né? É sério o Rafael disse mesmo que garra quem tem de ter é jogador de futebol. Mas vejo o Massa sempre zumbi... Ele na Sauber poderia até fazer um bom papel eu acho. Como disseram aqui, o casamento dele com a Ferrari parece que acabou. Agora é só esperar o divórcio...

AmandioGP disse...

É o jeito que tu falou man, eu acredito sim que ele tenha respondido dessa forma. Eu até procurei nos comentários a resposta dele, mas não achei, hehehehe. Coisa de Globo ninguém pode levar a sério, só falo isso. Só gosto do Reginaldo Leme, e olhe lá.

Marco Soares disse...

Tudo que foi dito foi plausível.
A pergunta que não quer calar é:
- Se o ambiente põe ele pra baixo por que não pediu pra sair?
Por que não foi pra outra equipe?
Por que se sujeita a isso?
Por que "Continua entregando marmita" pro Alonso?

poison disse...

Acredito piamente que o problema seja só um: psicológico.
Massa realmente não sente confiança nenhuma naquela carroça e muito menos desejo algum de tirar leite de pedra para em algum momento, em uma corrida qualquer, o engenheiro chamar ele no rádio e falar que o fodonso das Astúrias é mais rápido que ele... A própria Ferrari desanimou o funcionário, sim, pk ele não passa de um funcionário, igual a eu e outros tantos... Perez se aceitar a Ferrari, aceitará tb o fim da sua carreira como piloto, não passará de um eterno segundo, que é o jeito da ferrari mesmo. Não vejo isso na Mclaren por exemplo.
Quanto aos que falam "pk ele não pediu para sair?" Você pediria as contas de um emprego onde ganha uma fortuna para fazer aquilo que gosta, mesmo não sendo promovido no final do ano? NÃO! E Rubinho é um puro exemplo disso. A não ser que você prefira pagar para trabalhar... Coloca ele no carro do Perez para ver o que ele entrega... Não sou e nunca fui fã de Massa, mas o Homem está lá, levando com a barriga, sendo um funcionário como todos nós... todo dia...Haja respeito pelo homem.

Claudio disse...

O carro da Ferrari nasce do jeito que o Alonso quer, se ele nasceu ruim para o Alonso ele logicamente será terrivel para qualquer outro, tente substituir Massa por qualquer outro e verá que não mudará muita coisa, lembrando só uma coisa, Ferrari não é Maclaren, lá o chefe é o Alonso, se alguem tentar ser melhor será derrotado, na pista ou fora dela, ou por alguma ordem para sair da frente ou se jogar no muro.

Leo Santojo disse...

Problema do Massa é com ele mesmo, auto estima.


Se o carro melhorar, ele pode melhorar também, mas nao adianta muito, pois Alonso vai melhorar também. Massa precisa melhorar a cabeça dele pra nao afundar como fez na ultima corrida.

Mas superar o Alonso? Sejamos realistas, nao tem nenhum piloto no grid que supere o espanhol com um equipamento semelhante.

luiztcp disse...

A verdade é se vc pegar um jogador não muito bom e colocalo pra jogar no barcelona ninguem vai perceber que o cara nao e bom, e o que aconteceu com o Massa ele sempre foi um piloto medio mais em um carro muito bom, agora que o carro esta ruim ai aparece os seus defeitos, nao adianta querer tampar o sol se ele fosse bom piloto teria sido campeão quando teve as duas chances.

Alexandre disse...

vc tem toda razão. Também devemos lembrar o fiasco os dois pilotos que pegaram a Ferrari depois do acidente do Massa, o piloto de testes (não lembro o nome) e depois o Fisichella. Como o carro de 2009 era difícil, mesmo Fisichella ter chego em segundo na corrida da Bélgica com a Force India (ou seja, tava em grande forma), ele ficou o resto do ano todo com a Ferrari no final do grid enquanto que o Raikonen (que tava levando um banho do Massa) beliscava lá na frente. O cara não deixou de aprender. A mesma coisa o Felipe, desde 2009 os carros da Ferrari não são bons, ai só um cara com o Alonso para tirar leite de pedra, aliás, coisa que já fazia em 2008 com a Renault, carro que não seria vencedor, mas ele fazia o carro vencer.

Fernando Antunes disse...

Tio Inácio. Discordo completamente de vc quando diz que o Felipe começou a temporada de 2010 bem aguerrido.

Lembro muito bem que naquela época as massetes (pois é, elas ainda existiam) comemoravam o fato de Massa ter ficado à frente de Alonso nas primeiras corridas e inclusive ter conquistado a ponta da tabela.

Só que eu lembro de ter analisado friamente os dados. Eu já dizia desde aquela época que o ritmo de corrida de Felipe me preocupava muito. Pq se por um lado ele não tinha cometido os erros de Alonso que o permitiram liderar o campeonato, por outro, o gap entre ele e o espanhol era muito pequeno no fim da corrida. Quer dizer, o Alonso fazia uma cagada, perdia, por exemplo, 25 segundos e terminava a 5 segundos do Massa. Eu falava, em condições normais o Alonso deveria abrir 20 segundos do Felipe. Isso realmente me preocupava, pq eu torcia pro Massa conseguir ao menos enfrentar o Alonso como enfrentou o Kimi.

Na alemanha aconteceu o mesmo. Circunstancialmente o Massa estava na frente do Alonso, mas o ritmo de corrida do espanhol era muito superior ao do brasileiro. E a Ferrari precisava daqueles pontos. Certamente que vencendo, talvez ele recuperasse a autoestima. Mas de qualquer maneira, isso só iria mascarar os fatos: ele era MUITO mais lento que Alonso, sempre.

Luiz Andrade disse...

Acho que você disse tudo quando falou que Alonso entendeu melhor os defeitos do carro e se adaptou. Um piloto de F1 não precisa ser bom só de pilotagem, e sim de mecânica, estratégia e capacidade de adaptação. Acho que é mais fácil o piloto de adaptar ao carro que o carro ao piloto. Acho que nisso Massa sempre deixou a desejar, enquanto Alonso, desde a época da Renault e McLaren sempre dava um banho de setup em seus companheiros de equipe.
Massa precisa tirar a carta da manga urgente, a bronca é que parece que ele está de regata...

Bill Mask disse...

Muito bem Inácio.
entendo e por favor continue seu trabalho.

"Minha intenção é apenas tentar entender o que CAUSA esse mau resultado."

Marco Soares disse...

Perez na Ferrari vai entregar marmita pro Alonso tambem, já entregou uma no GP da Malasia correndo na Sauber com motor Ferrari.
No radio do Perez cornetaram:
"Perez precisamos dessa posição!"
Só pra "sauber" Entenda-se:
"Fique atras do Alonso senão perderemos os motores Ferrari"

Massa na Sauber não vai rolar!
O Sauber vendeu a equipe pra Telmex
e só terá mexicanos por la!
Arriba!!