sábado, 8 de fevereiro de 2014

Nova Lotus finalmente vai para a pista

Será mesmo esse o E22?

Depois de lançar poucas imagens digitais de seu novo carro E22 pela internet e não participar dos testes coletivos da Fórmula 1 realizados na semana passada, finalmente a Lotus teria estreado de verdade seu novo carro 2014 numa sessão de filmagens na mesma pista de Jerez onde suas rivais haviam testado.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Apesar dessa sessão de filmagem ser fechada à jornalista e público e cheia de restrições à equipe, não possibilitando a eles acelerar tudo, pois usam pneus especiais para eventos (bem mais duros), não poder registrar voltas muito rápidas e ter limitação de rodar no máximo 100 quilômetros, ainda ainda assim foi um termômetro importante para saber se a Renault conseguiu sanar ao menos parcialmente os problemas de durabilidade enfrentados por todos os seus clientes no teste passado, prova disso é que representantes da Red Bull, Toro Rosso e Caterham teriam sido convidados pela Renault para acompanhar a estréia do E22 na pista.

Nessa sessão quem assumiu o volante do novo carro foi o recém contratado Pastor Maldonado. Os resultados da do testes e eventual melhora na durabilidade do motor não foram divulgados. A única foto que vazou do tal evento até o momento é essa acima, do venezuelano saindo dos boxes.

Sobre essa foto, aliás, posso estar enganado pelo ângulo ingrato e pouco amplo, mas se atentarmos bem ficamos com a impressão que pode se tratar na realidade de um carro antigo, pois parece haver um dos escapamentos na lateral do carro, típico dos motores V8 (olhe bem embaixo do logo "Renault") e atualmente o motor V6 turbo tem escapamento obrigatoriamente central e mais atrás. Será?

19 comentários:

Anônimo disse...

Olá Inácio!!!! acredito que seja realmente o carro de 2014. O que vemos abaixo da logo Renault nada mais é que o reflexo dos boxes refletindo na pintura do carro. Vejam que o bico se curva para baixo conforme as novas regras para 2014. Não faria sentido a lotus testar o antigo carro depois de perder os testes oficiais. Além do mais, a renault convidou as equipes equipadas com seus propulsores para verem que os problemas apresentados nos testes oficiais foram resolvidos... Abraço!!!

Anônimo disse...

Por causa de UM patrocinador você acha que a foto é falsa ? ah faça me o favor.

Anônimo disse...

Eh so olhar o piloto. Pastor Maldonado!

Mayron Cimardi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Inácio Pilar disse...

Pessoal, debater é ótimo, mas com respeito e educação. Agrediu, deleto!

abs!

Anônimo disse...

queria mesmo era ver se o bico é assimétrico...

abraço

@joaodocassino

Anônimo disse...

Maldonado foi ter o olho grande....Como bom brasileiro torço pra ele se lascar!

Matheus Henrique disse...

me parece que seja o carro do ano passado pois parece que o carro tem aquela capa do degrau do ano passado, sendo que ano passado eles não usaram. Coisa estranha isso.

Matheus Henrique

Anônimo disse...

Zé, não li o teor dos comentários apagados, mas tenha um pouco mais de cuidado. Há alguns posts atrás você não percebeu a montagem de fotoshop da ferrari do Alonso. Não existe mockup de capacete e a vassoura ao lado também entrega. Essa do escapamento da Lotus foi triste. Qual seria o sentido em ir pra pista com um carro equipado com motor v8???
Abraço,
Francisco

José Inácio Pilar disse...

Caro anônimo acima,

Quanto àquela imagem da Ferrari de Alonso numa garagem ser montagem, bem essa forte possibilidade eu mesmo abordei no texto, mas a publiquei mais pela curiosidade da imagem e como pano de fundo para contar a história das muitas réplicas que nunca correram espalhadas por aí.

Quanto ao sentido da Lotus ir para a pista com um carro de ano anterior (algo de que eu apenas desconfio ser o caso com base no que parece ser um escapamento fora de lugar e não afirmei que é), bem é total: Eles querem fazer imagens e se o novo carro ainda não estiver em condições plenas disso o antigo estaria, apenas adaptando-se um novo bico e pintura, recurso já utilizado muitas vezes por outras equipes em anos anteriores para terem fotos e vídeos promocionais para os patrocinadores no começo do ano.

Abs!

Sscottá disse...

acho que a teoria do jose inacio é valida já que o motor V6 esta tendo tantos problema e possivel eles terem usado um motor V8 para conseguir alguma quilometragem.
mas se realmente tinha representantes da Red Bull, Toro Rosso e Caterham essa teoria perderia o sentido.

Júlio Peixoto disse...

Inácio,

Creio ser o novo carro mesmo. A suposição de que se trata de um reflexo parecendo ser o escapamento parece certa. Repare aonde esta escrito Renault, esta mais arredondado, o carro do ano passado era mais reto ali. Compare com outras fotos e verás. Alem disso os retrovisores são ligeiramente diferentes, aquela peça lateral (esqueci o nome) aonde esta escrito total está com desenho diferente e a lateral aparenta ter a entrada de ar maior.

Anchor disse...

A idéia de ter alguma relação com a histórica Lotus é boa. Mas as únicas são o nome e a pintura. Cada vez mais descaracterizada com os patrocinadores em vermelho. Quem for um fã da equipe atual será pelo que é agora e muito pelo que o Raikkonen fez. Já nem precisa usar mais o preto e o dourado. Aliás daqui a alguns anos vai aparacer que existiram na F1 três Lotus, uma verdadeira e duas imitações sem pé nem cabeça.

Anônimo disse...

Inácio, acredito que por motivos de refrigeração na área do motor, a lotus tenha mantido o formato do escapamento coanda na carenagem lateral, onde o mesmo ficava no ano passado, justamente(quem sabe) com a saida do pouco de ar quente tentar imitar o efeito do escapamento do ano passado, por isso esta imagem que para mim mero mortal tem este formato nessa região e que deixou a todos intrigados..abraços.....

Anônimo disse...

José, a logo da PDVSA não deixa dúvidas....é o carro de 2014. Abraço

formulatotal disse...

Caro Inácio.

Não esquente a cabeça com alguns manés que aparecem no seu blog. Todos acham que são entendidos no assunto, porém não sabem nem interpretar um texto.
Voltando para a foto, não vejo muita semelhança com o carro utilizado pela equipe na temporada passada.
Para entenderem melhor, observem a foto do link e vocês entenderão melhor a dúvida.
http://img1.auto-motor-und-sport.de/Lotus-Renault-GP-Formel-1-Test-Jerez-7-2-2013-19-fotoshowImageNew-4e61f11a-659799.jpg

Abraços
obs.: gente, se controlem, esta saindo penas pela tela do me notebook.

Anônimo disse...

Amigos, os motores não pertencem as equipes, exceto claro Ferrari e Mercedes. Não haveria sentido em se manter um v8 em nível de ir pra pista. Seria burrice, caro e não serviria pra nada esse ano. É claro que é o carro de 2014. Não existe mais coanda, os escapamemtos não podem assoprar nada, e só uma saída, não uma de cada lado. Faltando menos de 45 dias pra iniciar a temporada a Renault não iria queimar os 100 km promocionais com um carro antigo, muito menos depois de ter perdido os testes em Jerez...
Mockup com piloto de cera não existe, gosto do blog e acompanho sempre, crítico mas elogio também.
Não sou anônimo, meu nome é Francisco!

José Inácio Pilar disse...

Meus amigos,

Como falei claramente no texto, POSSO ESTAR ENGANADO, por isso lancei a QUESTÃO (e não uma afirmação) a VOCÊS!

Abs!

Anônimo disse...

Pô cara, que suposição mais sem sentido! Coisa idiota mesmo. É só observar com um pouco mais de atenção que se verá que o carro é mesmo de 2014 e o piloto é Maldonado.
Vá se consultar a um oculista. Pronto
Ivan