segunda-feira, 28 de abril de 2014

O raro capacete de testes de Senna


No inicio de sua derradeira temporada de 1994 pela equipe Williams, Ayrton Senna testou uma rara versão do capacete da fabricante Bell. Esse modelo, conhecido como Feuling, já começava a ser usado por pilotos da Fórmula Indy nas pistas ovais de maior velocidade e tinha como grandes diferenciais uma larga aba inferior dianteira, que direcionava o ar para cima e para as laterais, ao mesmo tempo ajudando manter a posição do capacete. Além disso a sua parte de trás era mais quadrada, de modo a ajudar no apoio traseiro da cabeça nas retas e no fluxo de ar na transição da traseira da peça para a carenagem do carro, mas atrapalhava um pouco nos circuitos mais travados, onde os pilotos giravam mais a cabeça para os lados.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


Nessa outra imagem pouco conhecida ao lado vemos ao famoso projetista então da Williams Adrian Newey dando seus pitacos sobre o desenho do capacete para o representante do fabricante Bell.

Esse modelo de "casco", pelo que me lembro, só passou a ser utilizado de forma regular em corridas da Fórmula 1 anos depois em 1996 por Michael Schumacher quando este já estava correndo pela Ferrari (foto abaixo).

"Será que o Senna teria sobrevivido ao impacto da barra de suspensão da batida em Ímola se ele estivesse correndo esse modelo?", alguém certamente irá perguntar.

E a resposta não saberemos jamais, já que as variáveis são muitas, mas que é um modelo que teria ficado muito bonito de se ver nas pistas com a pintura do tricampeão, ah isso é inegável! Aliás, onde será que esses dois raros exemplares das fotos foram parar?

Clique nas imagens para ampliá-las!





5 comentários:

Marcelo Torrão disse...

Sei que um deles foi a leilão esses dias....

JeanR disse...

Essa "queixada" no capacete é bem esquisita.

Unknown disse...

Realmente ótima a reportagem, curti mto...
Sobre o acidente, dificilmente mudaria algo... Esse capacete é aerodinamicamente mais eficiente, mas tem a mesma resistência do que ele costumava usar... E como o braço da suspensão entrou pela parte superior da viseira, essa parte é a mesma pra ambos

Unknown disse...

Realmente ótima a reportagem, curti mto...
Sobre o acidente, dificilmente mudaria algo... Esse capacete é aerodinamicamente mais eficiente, mas tem a mesma resistência do que ele costumava usar... E como o braço da suspensão entrou pela parte superior da viseira, essa parte é a mesma pra ambos

Unknown disse...

Esse capacete está sendo leiloado!! http://jckronbauer.blogspot.com.br/2014/03/capacete-rarissimo-de-ayrton-senna-esta-sendo-leiloado.html