terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Motores turbo: F-1 vs F-Indy


      FÓRMULA 1 2014

  • Capacidade: 1.6 Litros Turbo 
  • Potência: entre 600/650 cavalos
  • bloco: 6 cilindros com ângulo de abertura em "V" de 90º
  • Ers com 160 cavalos acionáveis por 33 segundos por volta
  • Combustível: Gasolina
  • Tanque: até 100 quilos por corrida (aprox. 139 litros) sem reabastecimento
  • 4 válvulas por cilindro
  • Injeção direta de combustível nos cilindros
  • Rotação máxima: 15.000 rpm
  • Fabricantes: Mercedes, Ferrari, Renault e Honda (este a partir de 2015)
  • Câmbio semi-automático de 8 marchas + ré
  • Dimensões do carro: 1,80 de largura máxima, 0,95m de altura máxima e cerca de 5,20m de comprimento (varia a cada equipe).
  • Peso mínimo do carro com o piloto e sem o combustível: 691 quilos (701 em 2015).
     
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

      FÓRMULA INDY 2014


  • Capacidade: 2.2 litros biturbo
  • Potência: entre 550 e 730 cavalos, dependendo da pressão dos turbos e uso do "push-to-pass".
  • Bloco: 6 cilindros em "V"com abertura entre 60º e 90º
  • Combustível: Etanol (álcool) 
  • Tanque: 70 litros com reabastecimento livre.
  • Injeção direta de combustível nos cilindros
  • Rotação máxima de 12.000 rpm
  • Fabricantes: Chevrolet e Honda
  • Câmbio semi-automático de 6 marchas + ré
  • Dimensões do carro: 2,01 de largura, 1,12m de altura e 5,01m de comprimento
  • Peso mínimo do carro com o piloto e sem combustível: 701 quilos (ovais de 1,5 milhas e Indianápolis) e 714 quilos (ovais pequenos e circuitos mistos)

6 comentários:

Eduardo Pereira da Silva disse...

Imagine que banquete para os fãs seria se houvessem duas corridas F1 x Indy, uma em uma pista da temporada da F1 e outra da temporada da Indy (pois acho que não tem nenhuma pista em comum entre as duas). Ia bombar de gente assistindo!

Ronil do Amaral Souza Junior disse...

Bom dia Eduardo eu não me lembro direito qual ano foi creio que foi em 2004 no Canadá houve corrida das duas categorias mas em datas diferentes e me lembro que a Minardi que sempre fechava o grid seria pole com mais de dois segundos em comparação ao pole da Indy e sobre a corridas os carros da Indy eram em média seis segundos mais lentos por volta.

Ronil do Amaral Souza Junior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fgrazioli disse...

nao sei ao certo mas acho a indy um pouco mais lenta que os carros da f1, alguem me confirma isso?

José Inácio Pilar disse...

Em velocidade máxima um F-Indy é mais rápido, aceleração, frenagem, retomada, velocidade de curva os F-1 eram um pouco mais rápidos.

Vamos ver esse ano.

abs!

Leandro Lefa disse...

Ótimo post!