sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Adrian Newey avisa: Red Bull 2014 será feio

Será que veremos soluções criativas para os bicos como essa da Footwork de 1991?
O projetista mais badalado da Fórmula 1, responsável pelos carros que Sebastian Vettel tem conduzido a títulos mundiais sucessivos já avisou: "O novo Red Bull (2014) é feio, infelizmente".

O motivo, segundo declarações do inglês à agencia alemã de notícias SID, é a nova regra que impõe o bico baixo a partir desse próximo ano, o que obrigaria os projetistas a criar soluções aerodinâmicas eficientes ainda que não tão bonitas esteticamente (os bicos com degrau de 2012 que o digam), como um bico em forma de gancho.

Outro que falou sobre o assunto foi o piloto de testes da Ferrari Pedro De la Rosa. Perguntado se a nova Ferrari será feia, respondeu: "Eu não sei! É verdade se houve comentários não só aqui (na Ferrari) como em outras equipes de pessoas dizendo 'ei, nosso carro é muito feio e o seu?'"

Só que a grande preocupação de Adrian Newey (e presumivelmente de todos os demais), acaba indo na mesma direção daquilo que eu já havia dito AQUI semana passada: os novos conjuntos de motores e KERS, "mais complexos do que jamais foram", segundo o engenheiro.

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Conciliar todas essas novidades será um enorme desafio e os novos conjuntos motrizes motor + KERS serão peça chave nesse quebra-cabeças. Assim, se mesmo uma equipe que não tenha tanto dinheiro descobrir o caminho das pedras antes das rivais e conseguir conciliar a o motor mais forte com menor consumo de combustível, conjunto mais confiável (sem quebras), e melhor projeto de engenharia (aerodinâmica, consumo de pneus) poderá começar o ano que vem numa grande vantagem.

A ver...

7 comentários:

Anônimo disse...

Inácio, você não tem ai aqueles desenhos que os fãs (engenheiros) fazem, prevendo como será os carros do ano que vem, seguindo o novo regulamento? Ouvi dizer que rola pela net ai alguns croquis, mas infelizmente nunca encontrei nenhum...Seria legal uma postagem mostrando esses desenhos, enquanto a gente não pode ver os verdadeiros

Anônimo disse...

O bico alto ou "Tubarão" tem a vantagem de se utilizar melhor o ar que passa por baixo do carro, com menos turbulencia direcionando ele para os extratores (ou difusores) obtendo mais downforce, (tem gente q atribui a este tipo de bico o melhor desemprenho do B194 de Schumacher,... mas a gente sabe q tem mais agua neste sagú!!!)... mas agora, se o conceito de belo for o zootecnico como para cavalos, os carros sim, deixaram de ser belos, pois nao serão do ponto de vista aerodinamico o mais eficiente e funcional!

uahuah... q venha 2014 e esses motores de geladeira, q o bernie vai se tocar da cagada e vai liberar a construçao livre para motores de uma vez!! ja imaginaram os H12 da BRM de volta ..heheh

abraço!!!

Mario heber

Anônimo disse...

... obs, esse bico da footwork foi responsavel pela batida em Ímola na Tamburello de Michello alboreto em 91 acho... certo Inacio?

abraço

Mario Heber

Catanho disse...

Inacio, boa tarde!
Baseado nas informações de bastidores, qual equipe está em vantagem nos motores, não aerodinâmica, apenas motores.
Será a Mercedez.
O que vc acha ou ouviu nos bastidores???? Fala para nós.
Abraços.

Unknown disse...

ô, e desde quando a Red Bull teve um carro bonito????

Jomar Amaral disse...

Enzo Ferrari: "Carro bonito é aquele que vence corridas."

Anônimo disse...

Alexey Karpov, me parece que o regulamento não permitiria esse tipo de bico. Nessa projeção, o bico termina antes da asa, apenas isso. Continua alto e perigoso.