terça-feira, 17 de setembro de 2013

Os diferenciais de Massa sobre Hulkenberg

Massa e seu empresário
Na acirrada disputa que já se dá nos bastidores da Fórmula 1 pela vaga deixada por Kimi Raikkonen na Lotus, dois candidatos se destacam claramente à frente dos demais segundo as bolsas de apostas cibernéticas: Nico Hulkenberg e Felipe Massa.

Desses dois, vejo brasileiro com ligeiros e importantes diferenciais, alguns como vantagens factuais, alguns ainda no campo potencial, conforme explicarei a seguir.

  • Experiência em equipe grande - No campo das vantagens factuais temos uma temporada com grandes mudanças pela frente e aí certamente a experiência de oito temporadas de Massa dentro de uma organização de excelência como a Ferrari seria de grande valia para a auxiliar a equipe dos carros pretos e dourados, ao passo que Hulkenberg correu um ano na Williams, outro na Force índia e agora na Sauber.
  • Mais tempo de pista: Ao fim desse ano, Massa terá acumulado mais de 10 temporadas de pista desde sua estréia em 2002 (ele não correu 2003 e cerca de metade da temporada 2009), grande parte dirigindo carros competitivos junto a pilotos tarimbados como Villeneuve, Schumacher, Raikkonen e Alonso, o que lhe dá uma gama de conhecimentos técnicos mais profundos do que o competente Hulkenberg e seus então 3 anos de estrada como titular em equipes médias.
Agora vamos ao campo dos diferenciais potenciais, que não são garantidos mas em se concretizando, tornariam as coisas ainda mais interessantes para o brasileiro. Quero deixar claro, entretanto, que tudo isso a seguir está claramente no campo teórico, pois que não sabemos até que ponto essas partes citadas se dispõem a agir nesse sentido ou com qual intensidade:
  • Como atual único representante do Brasil nas pistas de F1, Massa poderia conseguir o apoio da montadora Renault, fornecedora de motores da Lotus e que poderia ter em um ressurgente Massa um bom garoto propaganda para seus produtos por aqui.
  • O fundo de investimentos Genii, dono da equipe Lotus tem interesse em ampliar suas operações em mercados emergentes e o Brasil é declaradamente um deles. Ter um  famoso piloto local como garoto propaganda poderia ajudar nesse tipo de negócio?
  • Ciente da importância de de ter um brasileiro na categoria, preferencialmente bem colocado, a Rede Globo poderia facilitar acordos comerciais com possíveis parceiros brasileiros que se disponham a cacifar Felipe com eventuais patrocínios.
  • Bernie Ecclestone tem muito interesse em manter o GP Brasil e a Rede Globo como parceira, já que lucra muito com isso e assim poderia interceder políticamente junto à alta cúpula da Lotus para que a decisão se incline mais para o lado de Massa.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Por fim não vou colocar como diferencial a motivação do brasileiro, que está louco para provar a todos que pode liderar uma equipe e vencer corridas livre do jugo Ferrarista que lhe obrigava a ajudar Alonso, algumas vezes prejudicando sua classificação, e estratégia de corrida etc porque certamente o talentosíssimo Nico Hulkenberg também está muito motivado a provar que é o vencedor que muitos apostam agora que finalmente desembarcaria numa equipe mais estruturada.

Será que todos esses pequenos diferenciais de Massa serão suficientes para garantir-lhe a vaga na equipe Lotus para 2014 (se o carro vai ser bom, são outros quinhentos)? A resposta não virá tão depressa, pois Eric Boullier sabe que o tempo corre a seu favor com esses dois pilotos fazendo de tudo para melhorar suas chances junto a melhor vaga disponível no grid, o que inclui mostrar nas próximas 7 corridas toda a velocidade e regularidade que tem à certamente correr junto com seus respectivos empresários atrás de mais investidores a lhes cacifar.

6 comentários:

Fernando disse...

Inácio, você tem alguma informação sobre a relação de Massa com a McLaren? Segundo informações do próprio e de algumas fontes na imprensa, parece o negócio está quente.

Abraço!

TGK disse...

Eu ia perguntar a mesma coisa da McLaren! Estou muito curioso sobre isso!
Abração

TGK disse...

Eu ia perguntar a mesma coisa da McLaren! Estou muito curioso sobre isso!
Abração

Anônimo disse...

Assim como o próprio Felipe disse em entrevistas, não passou de um contato, uma especulada.
A chance grande mesmo é a Lotus, apesar de eu torcer muito para que algo seja acordado com o time laranja!

Anônimo disse...

desculpa a franqueza + o "alonso is faster than you" e o acidente "elevaram" o massinha a 2° piloto

José Inácio Pilar disse...

McLaren corre bem por fora, Perez e Button estão firmes. Só uma reviravolta improvável os tira de de lá.