sábado, 17 de março de 2012

Revelado os DOIS dutos da Mercedes

Muito se especulou sobre o tal tudo frontal da Mercedes, que expliquei AQUI e agora graças à rodada de Schumacher, temos as provas! Quando o trator levantou o W03 da caixa de brita, Schumacher ficou acompanhando o carro o tempo todo, segurando o bico do carro para que ele não levantasse tornando visível as aberturas embaixo da asa, mas não teve jeito: A imagem abaixo mostra um chateado heptacampeão segurando o carro, mas o fotógrafo se abaixou mais e revelou as ranhuras (destacadas nos quadrados vermelho) por onde sai o ar que entra pelo buraco no bico, veja:

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1 Após a remoção o carro ficou encostado na grama até o fim do treino e o fotógrafo também conseguiu mostrar algo que corrobora com a minha teoria sobre o 2º duto do carro, o traseiro que expliquei AQUI  que com a nova imagem parece indicar que essa teoria está realmente certa: A segunda entrada de ar superior abastece de ar através de dois dutos que se unificam na base da asa traseira subindo pelas laterais até as aberturas que mostrei no link acima (1, em verde) teoria em que acredito mais .

Discute-se ainda uma segunda possibilidade (2, em vermelho). A de que esses dutos com ar vindo de cima do carro atravessariam a estrutura inferior da asa de baixo, por dentro da estrutura de impacto traseiro (aquela com a luz de sinalização na ponta) até desovar na numa abertura em cima do difusor traseiro. Clique nas imagens para ampliá-las

11 comentários:

Anônimo disse...

A Lotus pediu uma segunda análise junto a FIA sobre a velidade destes recursos da mercedes.

Marcelonso disse...

Zé,

Você deveria ser espião...


abs

Anônimo disse...

Quanto ao orifício 2 a Ferrari possui ele também, então acho que ali não tem nada de mais.
Quanto ao orifício 1, não creio que o fluxo seja desviado para a asa, acho que ele pega ar na frente através de dois furos abaixo do cockpit do piloto que ninguém marcou nas fotos e joga para trás, mas quem sabe?
Já a asa dianteira sim, essa é bem diferente da usada pela Ferrari por exemplo, que possui uma espécie de difusor que pelo visto não funciona. Vide post anterior.
Acho que a Ferrari na ânsia de diminuir o arrasto da asa dianteira acabou é perdendo downforce.

Anônimo disse...

Apenas para confirmar meu comentário sobre o duto traseiro da Ferrari, neste link é possível vê-lo perfeitamente. http://imageshack.us/photo/my-images/51/bcn1g.png/sr=1

Debora disse...

Ferrari tá fudida, que nem minhas partes...

Raphael Elisio disse...

Soh voce mesmo para achar essas fotografias e mostrar os segredos dos carros..Otimo blog!

poison disse...

Só vc mesmo para pegar o que importa! Valeu.
O que me impressiona, é que apesar dos artefatos, Lewis Hamilton ainda conseguiu alcançar a mesma velocidade em reta das Mercedes, fico imaginando se a Mclaren desenvolver algo similar e funcional. Cruel foi a red bull alcançar uma velocidade máxima de 303kms/h, 10kms/h abaixo de Schumacher e Hamilton. Será o bico? srsrrs

Bruno Vinicius disse...

Não só o duto ,mas o motor Mercedez é muito forte

Anônimo disse...

Ficaram bem contentes com o Shumi heheh

Anônimo disse...

A verdade é uma só, R.Brawn deu o pulo do gato de novo, exatamente como fez em 94 quando investiu no bico alto+assoalho(na época totalmente desenvolvido, o trabalho começou em 91), o carro era fantástico em "downforce", por isso quebrou recorde na pré-temporada(o mesmo aconteceu com o carro da Brawn-GP em 2009, lembrando que muitos criticaram o difusor de estar fora das regras). O carro Benetton era tão surreal em 94 que, em 95 todo mundo copiou,enfim descobriram que o SEGREDO estava embaixo do carro. E todo mundo(Senna foi o primeiro a chorar), achava que a Benetton usava controle de tração e largada, grande engano! O segredo estava embaixo do carro, bem escondido no assoalho, que "CHUPAVA" o carro no chão, fazendo o mesmo andar sobre "trilhos" gastando pouco pneu. Se o carro tivesse controle de tração e largada(ilegal), Schumacher não largaria mal em algumas corridas em 94, isso prova que esses recursos a equipe não usou(Williams tava trapaceando usando uma nova direção eletrônica em IMO, fora + jogos de pneus que tinha conseguido, tudo fora do regulamento e com Senna ainda na equipe, isso ninguém comenta). Ross Branw é um GÊNIO, e os rivais querem uma revisão no carro Mercedes por um único motivo. QUEREM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSA FANTÁSTICA ENGENHOCA QUE DEU MUITO CERTO! Olha a dupla Schumacher-Brawn partindo com carro inferior(2010/11), agora dando trabalho para as equipe de ponta, já vi esse filme na Benetton e Ferrari. Só resta aos CHORÕES atacar que eles estão burlando as regras, mas ficou mais que provado que eles nunca dependeram disso, basta ver o trabalho na Benetton entre 1991 e 1995 e depois Ferrari entre 1996 e 2006. O que eu vi foi muito TRABALHO E COMPETÊNCIA de Brawn-Byrne-Schumacher. Hoje o mesmo se repete na Mercedes, Schumacher sempre foi um piloto ímpar, porque ele leva a coisa na base da MÃO DE FERRO, e se não for assim não chega a lugar nenhum!!! Temos que admitir o cara é MUITO COMPETENTE, verdadeiro líder na equipe, o alemão nunca abandonou o barco fugindo para outra equipe que estava dominando a época, Schummy sempre trabalho nas equipes motivando todos, isso é importante porque afasta crises(veja a Ferrari onde esta, e olha que Alonso esta tendo muita paciência). Schumacher tem outra vantagem, sempre quando abre a boca é ponderado nunca entrou no oba-oba!!!

Anônimo disse...

Se colocassem um adesivo(como fita isolante preta, cobrindo toda asar embaixo, essa parte da solta não seria mostrado. Pela solda dá para ver o caminho que passa o fluxo de ar, dava para "camuflar" embaixo se não fizeram é porque o maior segredo passa por todo o carro. Ninguém quer mostrar segredos, Schumacher também não é bobo, ele tentando esconder bem a frente do carro, pode desviar a atenção do resto que esta escondido. Fico imaginando os caras se jogando no chão pra tirar as fotos, mas Schumacher sabe que isso é trabalho dos jornalistas, é um jogo de gato e rato. O fotógrafo pode fazer seu nome na empresa com uma foto...