terça-feira, 15 de novembro de 2011

Williams testa escapamentos de 2012

O teste dos novatos é, como disse ontem, uma fonte para várias equipes reforçarem um pouquinho os seus caixas. Mas além disso é também uma valiosa oportunidade para as equipes testarem elementos que pretendem usar no carro de 2012, como asas dianteiras, asas traseiras e escapamentos, uma das maiores modificações para o ano que vem, com a obrigatoriedade deles serem em "posição de periscópio", mais elevada e parecido com os vistos até 2009.

O objetivo dessa mudança de regras é evitar que os escapamentos sejam utilizados como forma artificial de de aumentar o fluxo de ar (e assim, carga aerodinâmica) no difusor traseiro, como ocorre hoje.

A primeira equipe a testar a solução (destaques em verde) que deverá ser a base para 2012 foi a Williams conduzida por seu piloto de testes o finlandês Valtteri Bottas.

Para medir o exato impacto dessa mudança no fluxo de ar e comportamento da traseira do carro ela entupiu a asa traseira com diversos sensores e usou a tradicional antena maior para melhorar a transmissão dos dados para os boxes (destaques em amarelo), veja:
Clique nas imagens para ampliá-las

VEJA TAMBÉM:

Teste dos novatos e um monte de sensores




8 comentários:

jpsdo disse...

me pareceu um tanto rudimentar essa saída. poderia ser um pouco mais aerodinâmica,... sei lá. ta, eu sei que é teste e que tá longe do real,...
mas tem que mirar no alto, né??

ps1: fico legal esse nº 36. podia voltar a ter masi destaques a numeração e a numeração fixa...

ps2: parece o jason button pilotando...

Cabral MF disse...

Olá José Inácio... parabéns pelas informações no blog. Fantástico!
Gostaria de saber se esse carro que o VB rodou hoje é o mesmo que RB e PM vêm utilizando na temporada atual (chassis, motor, volante, asa dianteira...). Até +, Murilo.

Cabral MF disse...

complementando meu comentário anterior... Os tempos do primeiro dia de testes com os pilotos novatos... mostrou a Williams em quarto lugar. Qual o significado desse resultado preliminar...? Como podemos nivelar carros e pilotos??

José Inácio Pilar disse...

em tese eles usam o mesmo carro, mas dependendo da equipe eles tetam modificações. A Williams é o mesmo carro do GP, só que com esse escape diferente.

Os tempos não dizem muito, pois cada equipe pode estar testando coisas diferentes e aí a carga aerodinâmica, peso de compustivel, estado dos pneus, rotação dos motores, etc pode variar muito, mas normalmente as equipes melhores se dão bem, pois mesmo assim seus carro são mais rápidos mesmo nessas condições.

Abraço

Anônimo disse...

Tudo muito bem observado! Sejam as mudanças, como o "caixa" da equipe.

Vagner Hundertmarck disse...

Observei os tempos da Williams com este escape , e ficou a 1 seg do melhor tempo dos pilotos oficias da temporada , penso que o Difusor soprado e assoalho , com esta traseira compacta não ter funcionado como em outras equipes , talvez seja este o defeito no carro !!! Levando em conta tbm que outros pilotos ficaram a cerca de 1 a 2 segundos dos oficiais !!

Saulo Bastos disse...

José, se não me engano os escapamentos não podem ficar 'pra fora'... Lembra da Ferrari de 2009 ou 2010?

José Inácio Pilar disse...

Saulo,

Sim, isso é verdade, essa versão vista é provisória, apenas para simular o que será aproximadamente a solução do ano que vem, que será bem melhor desenvolvida.