sexta-feira, 17 de junho de 2011

As novas asas da Williams - Parte 1

No Canadá, uma pista com uma longuíssima reta, seguida por outra e algumas curvas de média velocidade, ha uma menor necessidade de pressão aerodinâmica, assim algumas equipes se prepararamlevaram novas configurações de asas para ganhar valiosos centésimos. Uma dessas equipes foi a Williams, que testou com (mas não utilizou) uma nova asa traseira com um desenho central bastante peculiar, como vemos abaixo.

Esse modelo de asa com a asa principal de área reduzida nas extremidades e menos filetes de dispersão de ar nas laterais acabou não sendo utilizado na classificação e corrida, talvez porque podem ter preferido usar a asa tradicional antevendo a forte possibilidade de chuva, onde a aderência dos pneus piora muito e a maior pressão aerodinâmica (downforce) é bem vinda apesar da consequente menor velocidade nas retas.

Apesar de não ter sido usada em corrida, isso não quer dizer que não venha a ser no futuro, em pistas rápidas como Spa-Francorchamps e Monza, por exemplo.

Clique na imagem para ampliá-la!

2 comentários:

Mifael disse...

Opa, tudo bem por ai? Adoro seu Blog, realmente um bom nível de detalhes comparado aos melhores do exterior. Sabes alguma coisa sobre o game F1 2011 da Codemasters? previsto para setembro próximo?

Emilius disse...

Isso pode explicar a diferença de performance da sexta para o sábado.
Na sexta a Williams registrava velocidades consideráveis de final de reta, no sábado o carro se arrastou pelo grid.

Em conjunto com alguma evolução na próxima etapa pode proporcionar alguns pontos valiosos.