sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Felipe Nasr na Sauber?


Muito se tem comentado sobre o futuro de Felipe Nasr na Fórmula 1 e muito pouco se sabe ao certo sobre ele, então vamos passar um pente fino nas duas possibilidades mais discutidas nos bastidores da categoria.

A primeira é ser piloto reserva de alguma equipe média, como Williams, Sauber ou até Force Índia. A razão é que o custo de uma vaga de titular numa equipe média é muito alto, além do que o pool de seus patrocinadores permitiram. Ele testaria nos treinos de sexta-feira, como Bottas fez em 2012 na própria Williams e Hulkenberg na Force Índia em 2011. Sobre essa vaga de piloto reserva, várias pessoas esperavam que após o anúncio de Massa na Williams se seguiria a confirmação do outro Felipe por lá, mas por enquanto isso não ocorreu e ele segue negociando com a equipe, mas não só ela.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

E aí é que entra uma segunda possibilidade: pelo que se ouve aqui e ali, também existiria a chance do brasileiro ser reserva ou até mesmo - com chances menores - titular na equipe suíça, neste caso possivelmente ao lado do piloto alemão Adrian Sutil, que poderia ir para lá se perder sua vaga para Sérgio Perez na Force Índia (nesse cenário, muitos acreditam que Paul Di Resta é que teria perdido seu posto para Nico Hulkenberg). O russo Sergey Sirotkin, cujo aporte de dinheiro ainda é incerto, Esteban Gutierrez e o próprio Di Resta também estão na disputa por essas vagas.

Tudo, quero deixar bem claro, são possibilidades, não certezas e que o jogo pode mudar muito rapidamente de um dia para o outro dependendo de como as outras peças desse tabuleiro se mexerem e a peça fundamental que há de destravar todo esse emaranhado de possibilidades negociais é Pastor Maldonado quando anunciar oficialmente sua ida para a Lotus ao lado de Grosjean.

Vamos aguardar - e torcer por Nasr.

10 comentários:

Anônimo disse...

A possibilidade de Nasr ser piloto titular é ZERO! É só aguardar pra ver.

José Inácio Pilar disse...

"Zero" não é, mas a possibilidade maior é ser reserva mesmo.

Abs

Misael disse...

Sinceramente, acho muito difícil que venha a ser titular.

Fui pesquisar sobre a possibilidade de Nasr titular na Sauber, e descobri que quem postou isso foi um "louco" no twitter, que tem 11 seguidores, e parece acreditar que é um jornalista especializado em F1.

A fonte é o site holandês Racenews . Ok, mas alguém se deu ao trabalho de ler a matéria deste site? Pois bem, ela aponta que suas fontes são "diversos meios da mídia brasileira". Oras, não vi ninguém aqui no Brasil falar do Nasr titular na Sauber, antes deste mesmo site publicar a "notícia"
.

Agora saiu uma matéria no site Quatro Rodas. Novamente a fonte é o site holandês.

Oras, os sites brasileiros estão apontando como fonte o site holandês, e o site holandes dá como fonte a mídia brasileira, que nada havia dito sobre o assunto, antes do site holandês publicar a história.

Tirem suas conclusões...

Anônimo disse...

Se a possibilidade é ZERO, pra quê aguardar pra ver?

Creio ser difícil ele conseguir uma vaga de titular pro ano que vem. Levando-se em conta uma temporada sem vitórias na GP2, (Razia venceu várias em 2012) uma vaga de terceiro piloto estaria de bom tamanho pra ele.

Mrobr disse...

Galera esquece que o Razia teve 4 anos de Gp2, fora a Gp2 Asia.. Nasr no seu segundo ano brigou pelo título. Não desmerecendo o Razia, mas se o Nasr ficasse mais 2 anos, com certeza teria muitas vitórias e um título. O moleque é bom demais.

Anônimo disse...

Em resposta a "Misael"...
Ao contrário do que você pensa, o Twitter é um espaço aberto a todos para colocarem lá as suas opiniões e comentários. "Não necessariamente é preciso ser um jornalista para isso". O que me incomoda é um desiquilibrado como você, afirmar que sou "louco" por eu compartilhar uma informação de um site holandês, e por acreditar que pareço um jornalista(???).
Você tem m...a na cabeça?
Em vez de ficar fazendo acusações sérias, não fica bem para um homem(?) ficar bisbilhotando o número de seguidores, isso pega mal, é feio.
Realmente, você é um ridículo Misael.

Cleber disse...

E pelo visto a coisa vai destravar, olha a ultima postagem da Lotus no facebook:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=685130948171745&set=a.182426265108885.40565.173854285966083&type=1&theater

José Inácio Pilar disse...

Oi Misael,

Minha font não é um site holândes...

Anônimo disse...

Felipe Nasr esta na mesma situação que Félix da Costa, quando tinha que emplacar nas categorias de base...empacou! Nasr e Stefano Coletti jogaram um título importantíssimo fora na GP2 em 2013, mas Coletti nunca mostrou brilho nas categorias de base. Nasr e Félix da Costa já tinha títulos e bons resultados, o problema é que ficaram algumas temporadas sem títulos, e isso custou caro.

http://en.wikipedia.org/wiki/Stefano_Coletti

http://en.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_F%C3%A9lix_da_Costa

http://en.wikipedia.org/wiki/Felipe_Nasr

O português acabou tomando baile do russo Daniil Kviat que mostrou ser o piloto do "momento" nas categorias de base, o russo se mostra muito superior ao brasileiro e o português. Kviat não comprou vaga na Toro-Rosso, conquistou com resultados nas últimas temporadas. Uma gigante como Red Bull não precisa apelar para pagantes, e todos sabem, ela esta em busca um novo Vettel. Toro-Rosso foi feito pra isso, se o novato tiver em alta pode pegar vaga na equipe.

http://en.wikipedia.org/wiki/Daniil_Kvyat

Desempenho melhor que o russo nas categorias de base, só Nico Hülkenberg e Valtteri Bottas! Mas é aquela coisa, se pegar carro ruim na F-1, não tem como mostrar serviço. Foi o caso de Bottas e Maldonado em 2013. Nem a experiencia de Barrichello salvou a Williams em 2011, Maldonado ainda era novato com pouca expressão com dois títulos antes da F-1(caso de Nasr e Felix da Costa), não tinha obrigação de salvar o time. Temporada da Williams em 2011/13 foi um fiasco, mas os menos culpados foram os pilotos. Felipe Massa vai pegar uma pedreira em 2014, ainda pode tomar sufoco de Bottas na equipe. Aconteceu com Barrichello em 2011, pode acontecer com Massa em 2014.

http://en.wikipedia.org/wiki/Nico_H%C3%BClkenberg
http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas

Bom lembrar, a Red Bull é extremamente exigente com pilotos novatos, esta apostando no talento de Kvyat, que Toro-Rosso faça um carro decente em 2014. Pelo menos, pra brigar no pelotão do meio com as rivais. Quanto ao Brasil na F-1, não se iludam Felipe Nasr mostrou esse ano ser limitado, é mais um piloto pagante que pode chegar na F-1, é mais um que deve ficar até a grana acabar.

Temporadas de Nasr em 2012/13 foi uma decepção, perdeu chance de mostrar que esta pronto pra F-1. Para Maldonado é tudo ou nada em 2014/15, ou se torna um bom piloto pra se firmar por mais alguns ano na F-1, ou pode voltar pra casa, é assim em 70% dos casos.

Anônimo disse...

Das 7 vagas restantes pra mim sirotkin ja ta na saubr hulkengerg jata nq force india e a caterham vai manter pic, agora espero q perez pegue a segunda vaga da force india nars pegue na sauber( o q e bem.dificil) calado pegue a segunda vaga da caterham ou petrov e razia entre na marussia com bianchi fomo deveria ter sido ano passado