segunda-feira, 14 de março de 2011

As novidades no carro da Williams

Continuando meu ciclo de mostrar as novidades (perceptíveis) que todas as equipes estrearam nos testes finais da semana passada, hoje abordo a Williams, que foi uma das que mais deu trabalho para descobrir as novidades graças também às fotos tiradas pelas agencias internacionais que nem sempre ajudavam na comparação. Mas descobri algumas. Vemos por exemplo uma nova asa dianteira(foto abaixo) e nela:
                         
  • Novas pequenas aletas nas extremidades superiores de trás das laterais. 
  • Além disso, notamos uma pequena modificação no desenho dessa área (repare na região da letra "O" da marca de relógios Oris);
  • Na pequena asa superior, preta, o acabamento que era arredondado passou a ser quadrado e um pouco mais curto
  • As hastes que dão rigidez aos elementos da asa principal passaram a ser mais alongadas (embaixo da tal asinha preta) e ganharam mais um reforço (outro quadrado amarelo no destaque).
Já na traseira do carro ocorreram algumas outras modificações, como por exemplo um novo assoalho, que apesar da pobreza da foto fica evidente que perdeu algumas aletas na sua parte central do difusor (foto abaixo).
Olhando por cima do carro da Williams, mais uma vez se torna evidente os méritos da equipe que conseguiu, graças a uma montagem diferente do KERS, motor, suspensão e seu ousado câmbio miniaturizado, criar uma grande área livre entre o "fim do carro" e a asa traseira. Mas novidade, pequena e singela trazida nos treinos de Barcelona foi uma pequena modificação na aleta que conduz o fluxo do escapamento para trás, que teve seu desenho e tamanho modificado (foto abaixo).
                  
Ainda sobre essa área, é esperado para o GP da Malásia um novo escapamento nos moldes do criado pela Red Bull e já copiado pela Ferrari, pois Sam Michael, diretor técnico da equipe teria concluído após simulações computadorizadas que é a solução mais eficiente sob o ponto de vista aerodinâmico na busca por um pouco mais de pressão aerodinâmica.

Esperemos também que os problemas com o KERS tenham sido definitavamente sanados. A ver. 
Clique nas imagens para ampliá-las


6 comentários:

Christiano disse...

Você acha que esse câmbio menor da Williams foi para tentar diminuir o peso do carro e ajudar no consumo do motor por ter um carro mais leve?

José Inácio Pilar disse...

O peso de um Formula 1 é estabelecido por regulamento (640 quilos). Até a distribuição de peso entre frente e traseira também é. Creio que esse câmbio tenha como objetivo ganhar espaço mesmo, deixando a traseir mais "vazia" para facilitar o fluxo de ar pra asa traseira.

Alvaro Wanderley disse...

Peço licença para explanar a minha teoria.

Quanto à primeira hipótese, sim. Um cambio menor diminui o peso do conjunto mecânico, e a diminuição do consumo seria uma consequência natural.

Existem outros dois objetivos mais sutis. Primeiro: quanto menor o tamanho dos componentes de um conjunto mecânico, também é menor o atrito gerado entre suas peças e consequentemente, uma fração menor da força gerada se perde. Não por acaso, a função do câmbio é multiplicar a força gerada pelo motor e transmitida para as rodas.

Segunda: quanto menor o espaço ocupado por um componente mecânico, maior margem a equipe terá para redistribuir o peso do chassi e alterar seu centro de gravidade. Resumindo: o chassi poderá trabalhar mais próximo ao solo, o que acarreta em maior equilíbrio nas frenagens e nas curvas.

joao pedro disse...

excelente josé!!
acesso SEMPRE teu blog.
continue postando.

tenho um pedido:
teria alguma foto do caaro da williams, com a nova pintura, que mostre ele inteiro?

não tenho achado uma imagem legal para colocar na área de trabalho

abraço

André Senna disse...

Este Blog é o melhor de todos!!! Parabéns!

Uma forcinha pro amigo João Pedro:

http://www.f1fanatic.co.uk/wallpapers/

Site em inglês, tem fotos de todos os dias de testes, é só escolher o último teste em Barcelona, abrir a foto e salvar.

Charles disse...

Não sou projetista, mas esse aí está na lista dos melhores posts!