sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Nova McLaren - Imagens e análise


No novo modelo que Lewis Hamilton e Jenson Button vão pilotar, além do grande entre-eixos o que mais chama atenção são as entradas de ar em forma de "L" nas laterais, criando uma grande área desobstruída junto ao corpo do carro visando um maior fluxo de ar para a asa traseira inferior do carro na busca da maior pressão aerodinâmica perdida com a proibição dos difusores duplos. Outra singularidade do MP4/26 é uma entrada de ar "auxiliar" atrás da entrada superior principal, um conceito já explorado pela Williams em 2009 e 2010 (veja foto ao lado comparando as duas) ligeiramente ampliado nesse carro. Na sua parte da frente nada chama muito a atenção, pois o bico e asa dianteira permanecem com formatos parecidos com o visto no fim da temporada passada. A asa dianteira em si, assim como em todas as equipes quando apresentaram seus modelos novos, não há de ser definitiva, devendo sofrer alterações no seu desenho até a estreia no GP do Bahrein devido aos resultados obtidos nos testes coletivos (quinta-feira que vem já recomeçam, em Jerez).

Quanto à suspensão traseira, como as imagens não são muito claras, parecem ser tipo "pull-rod" que ocupam menos espaço (se não for, modifico o texto e aviso) e o escapamento, algo que vem sendo alvo de atenção dos projetistas, também será diferente dos demais carros no grid até agora: embora a imagem mostre-o saindo num lugar "normal" na parte de baixo atrás do motor, ele é falso, foi alocado ali para confundir os incautos. O escapamento definitivo só será conhecido (e escondido) nas pistas, com muito custo (será algo no estilo da Renault?). Outra peculiaridade é uma saída de ar no centro do fim carro, uma saída central única (ver quadrado amarelo na foto abaixo) que parece despejar o fluxo de ar vindo da "entrada de as superior secundária" na parte central da asa traseira inferior, após ele passar por um pequeno radiador de resfriamento (será do KERS?) para aumentar o fluxo de ar (ver última foto).

Clique nas imagens para ampliá-las.            


10 comentários:

Victor Pereira disse...

A imagem que voce colocou como escapamento central, na verdade me parece ser a saida do fluxo de ar da segunda entrada de ar na parte superior do carro. Os escapamento continuam com o mesmo padrão dos anos anteriores, altos e separados.

poison disse...

O carro ficou lindo demais também!

juninho mineiro disse...

sera mano, nao vi nada de separado ai nao, acho que o que vc viu foi a saida da barra de suspençao??? agora as entradas de ar laterais ficaram loucas rsrsrsrs

Anônimo disse...

Quem pode, cria, quem não consegue copia !

McLare dando um show em criatividades aerodinamicas.

José Inácio Pilar disse...

Tem razão Victor, já até atualizei a informação!

Em tese aquela é a saída de ar daquela "entrada secundaria" superior, mas...

Pode ser falso!

A Mclaren pode ter colocado alí para confundir, (segundo eles mesmo disseram) pois a configuração interna real só será conhecido (e escondido ao máximo) nos testes, inclusive do escapamento, que não será assim.

Aliás várias peças internas desse carro (como o motor) são de plástico, exatamente para confundir quem se baseia nas fotos dele desmontado pra tentar desvendar algum segredo do carro

Abraços

Dig disse...

Inácio, tenho a impressão q aquela saida de ar trazeira que vc citou(quadrado amarelo), deva ser a saida do escapamento. Eles colocaram entrada dessa saida central voltada pra cima e um escape tradicional de plástico só pra confundir. A entrada de ar superior(igual da williams 09 10) deve ser pra resfriar um pouco o escape central. Apostaria minhas fichas nisso. rsrs

Jimmy disse...

Olá, td bem.
Cara, me perdoe se eu estiver errado, mas aquela entrada de ar da Williams não é pra uma função diferente? Se eu não me engano, aquela era a entrada do F-duct do carro.
Abraços e parabéns pelo seu blog! É a melhor fonte de info técnica q eu conheço

José Inácio Pilar disse...

Jimmy,

No começo de 2010 a Williams ainda nao tinha o Duto Frontal e ja tinha a entrada de ar "auxiliar" la em cima, então nao era pra isso. Ja no fim do ano o FW32 ja tinha o Duto Frontal mas ja nao tinha essa entrada de ar, o que nos faz concluir que nao tinham ligação.

José Alberto disse...

Gostei, achei que não iam inovar tanto, mas pelos resultados dos últimos anos eles estão apostando tudo. Aí Inácio, faz um 'Bolão F1 do Inácio' nesse site aqui, já viu?
www.bolaof1.com.br
Bem maneiro.

washington reis rj disse...

"Para 2011, o sistema KERS está agora integrado na célula de sobrevivência, por baixo do tanque de combustível. Em 2009, estava alojado nas laterais. As tomadas de ar para arrefecimento do KERS estão por baixo da entrada de ar principal. E, uma vez mais, levamos as soluções de arrefecimento ao limite: temos uma segunda entrada de ar na cobertura do motor para a caixa de câmbio e para o sistema hidráulico",