sábado, 5 de fevereiro de 2011

Renault R31 em números

Além de contar com os inovadores e comentados escapamentos que saem na embaixo das entradas de ar laterais do carro, o Renault R31 reúne atributos e informações bastante interessantes.

Veja alguns números surpreendentes e outros curiosos do carro pilotado por Vitaly Petrov e Robert Kubica que liderou os testes em Valência semana passada:

  • 0.0 segundos demora a troca de marchas do R31
  • 1,6 segundos é o tempo de desaceleração dos 100 km/h até sua parada completa.
  • 4,9 segundos de 0 a 200 km/h
  • 6 horas necessárias para a montagem do carro com 12 mecânicos
  • 7 marchas
  • 10 kg, o peso pneu dianteiro Pirelli
  • 30 kg, o peso da cabeça do piloto com capacete suportando uma força máxima de 4.5 G
  • 60 litros por segundos é a quantidade de água dispersada por um pneu Pirelli de chuva extrema a 300 km/h
  • 90 C,  temperatura ideal de funcionamento de um pneu Pirelli
  • 400 kilojoules, quantidade de energia armazenada pelas baterias do KERS em uma volta.
  • 640 kg, peso mínimo do carro em 2011
  • 1,100 C, temperatura que pode alcançar um disco de freio durante a corrida
  • 2,500 trocas de marcha durante um GP
  • 4,000 peças necessárias para a montagem do motor RS27 - 2011 V8 2.4L
  • 10,000 é o número de peças analisadas no túnel de vento anualmente.
  • 250,000 horas empregadas no desenvolvimento do R31
  • 0,1 segundos mais rápido por volta fica o carro devido a redução do peso por consumo de combustível, sem levar em conta o desgaste dos pneus.
  • 3 segundos, a troca das 4 rodas em um pit-stop
  • 5 corridas devem durar as caixas de câmbio.
  • 6,67 segundos, é o tempo que se poderá usar o KERS por numa volta
  • 8 motores para cada piloto em 2011
  • 18,5 psi, pressão média de um pneu Pirelli
  • 42 voltas por segundo dá um pneu a 300 km/h
  • 87,75 kilojoules deve suportar o "Santo Antônio" do carro durante os crash-tests da FIA
  • 130 decibéis produzem o motor RS27-2011 nas suas rotações máximas
  • 18.000 rotações por minuto alcançam um motor RS27-2011
  • 500 C, é a temperatura que pode chegar a embreagem.
  • 900 C, é a temperatura dos escapamentos em plena aceleração.
  • 1,500 partes em cada motor RS27-2011
  • 2,500 km deverá percorrer cada motor RS27-2011 em 2011
  • 9,000 desenhos técnicos criados no desenvolvimento do R31
  • 495 funcionários tem a equipe Renault F1
  • 30,000 é o total de peças que compõem o novo R31

Um comentário:

Charles disse...

DESSE JEITO AGORA SÓ FALTA COLOCAR UM GRÁFICO DE EVOLUÇÃO VOLTA A VOLTA RS RS RS RS