segunda-feira, 12 de maio de 2014

O álcool na Fórmula 1


A partir desse GP da Espanha a equipe Force Índia passa a exibir nas laterais de sua carenagem o nome de um novo e importante patrocinador: a marca de vodka russa Smirnoff. Com isso já são 5 as equipes que ostentam de alguma forma em seus carros as cores de patrocinadores de bebidas alcoólicas no grid: a McLaren (whisky Johnnie Walker), Sauber (tequila José Cuervo), Red Bull (cerveja Singha) e Williams (vermute Martini).

No caso da Force Índia, é bom lembrar, ainda há outras marcas de bebidas estampadas em seu carro: a marca de cerveja Kingsfisher e de whisky Royal Challenge, ambas da empresa cujo sócio da equipe, Vijay Mallya, também tem participação acionária (cada vez menor, já que está atolado em dívidas bilionárias de sua combalida companhia aérea).

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Históricamente as bebidas alcoólicas já permeia os grids de corridas de diversas categorias há décadas, só que já cresce um movimento na Europa de proibir propagandas de bebidas alcoólicas semelhante àquele que levou ao fim do reinado das empresas tabagistas na Fórmula 1 e em breve poderemos ver muitas dessas marcas banidas de vez das pistas, lembrando que nas corridas em países árabes esse tipo de publicidade nos carros já não é permitida por razões religiosas.

Em essa restrição se confirmando, será mais um dificultador - ainda que moralmente correto - para as equipes conseguirem o apoio financeiro necessário para custear suas operações, apertando ainda mais a situação já delicada de várias delas e colocando mais pressão para uma melhor e mais farta distribuição dos lucros das transmissões das corridas.

14 comentários:

nanda fox disse...

Falando em álcool, já teve algum piloto ou pinguço na F1?

PH Miniaturas disse...

Achei que a marca Kingfisher era de uma companhia aérea...

De toda forma, é o afrescalhamento político novamente envolvendo a categoria. Essa penúria financeira tem origem na proibição de marcas de cigarros no início dos anos 2000. E tende a piorar se essa outra novidade se confirmar.

Também, pudera; pobres cidadãos comuns, são tão burros, não podem ver uma marca de cigarro/bebida estampada em um carro que vão logo fumar/beber até a morte, tadinhos...

Unknown disse...

Sim, James Hunt era famoso PPR usar drogas, beber demasiadamente e ser mulherengo

Unknown disse...

Sim, James Hunt era famoso PPR usar drogas, beber demasiadamente e ser mulherengo

Unknown disse...

Já deu pro politicamente correto.
Assisto a F1 desde 84: não fumo e, se for considerar a expressão "beber socialmente", minha vida social é uma paradeira só.
Se querem cortar propaganda enganosa e prejudicial pro público, impeçam governos e estatais monopolistas de gastar com 'marketing'.

Mauricio disse...

Só falta passarem os motores de gasolina pra álcool agora.

Mura disse...

Nanda Fox, o Kimi é um pinguço nato. Tem várias fotos dele em estado alterado por aí. Tipo essas;
http://37.media.tumblr.com/cd9b27c5a8b585ff6f193957ba5ce560/tumblr_mez09dCKPz1qbfbyzo1_250.png

http://adiadrian.files.wordpress.com/2007/10/sport-27s20-kimmi-12_368.jpg

http://adiadrian.files.wordpress.com/2007/10/kimi1.jpg

E um vídeo de bônus. rsrs
https://www.youtube.com/watch?v=-VW2oAkjcJ4

Nedson Larroca disse...

José faltou uma amigo. A Lotus estreou neste fim de semana a marca de Vodka ´´EL Greco`` da Espanha para o resto do campeonato.

nanda fox disse...

Igor, ele tá vivo, esse comportamento dele de certo modo o prejudicou? Pergunto porque ainda não assisti ainda ao filme. Mas , pensando sobre o post do Inácio, ter Publicidade de fabricantes de bebidas, não é tão mal assim, porque certos Estudos dizem que certas bebidas fazem bem, então se for comedido o uso, beleza, não tenho nada contra. Mas como todo atleta é um educador social é politicamente correto essa publicidade das biritinhas na F1?

nanda fox disse...

Não deu pra ver o vídeo, depois vejo Mura. Thanks. :P

nanda fox disse...

Eu vi as fotos, Kimi tava parecendo uma esponja. Rsrs

Unknown disse...

O Raikkonen teve lá seus problemas também com bebida, não?

tALES disse...

A diageo é detentora dessa marcas de bebidas como Jhonnie Walker,VODKA SMIRNOOF,jOSÉ CUERVO ENTRE OUTRAS MARCAS DE BEBIDAS.

José Inácio Pilar disse...

Nedson, o "El Greco" que a Lotus mostrou é um famoso pintor espanhol de séculos atrás!

abs