terça-feira, 13 de maio de 2014

Ayrton Senna queria correr na Minardi?

Assim seria Ayrton Senna numa Minardi  95
Apesar das hoje conhecidas e naufragadas conversas entre o tricampeão Ayrton Senna e a famosa Scuderia Ferrari, ele também teria alimentado a possibilidade de correr uma temporada pela pequena Minardi, do italiano Giancarlo Minardi, de quem ele e seu pai era amigos. Ao menos é o que conta, em claro tom de brincadeira, o ex-fundador da equipe no livro "Forza Minardi" sobre a história da simpática e finada equipe italiana de Faenza (atual Toro Rosso):

"Sim, Senna costumava dizer isso e seu pai também repetia bastante", relembra o antigo proprietário da equipe de Faenza, acrescentando: "Tínhamos uma forte amizade. Ele vinha secretamente com frequência aos nossos boxes para comer spaghetti e seu pai estava sempre em nosso motorhome. Ele disse em varias ocasiões, em tom de brincadeira imagino, que depois de conquistar seus 5 títulos ou mais para bater Fangio, ele correria uma temporada conosco para encerrar sua carreira." 

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Senna e Minardi, no box da equipe italiana

Dada a conhecida natureza de Senna ser brincalhão com os mais próximos, creio que fosse realmente uma forma dele ser simpático com o amigo e secreto fornecedor de macarrão (escapadas gastronômicas essas que Ron Dennis não aprovava, já que ele não se dava muito bem com Giancarlo), mas assim nasce mais um improvável episódio da série "como seria se" sobre Senna, caso além da Ferrari e da Jordan, o piloto tivesse um dia corrido pela Minardi.

Jordan? Como assim? É, na equipe Jordan também, pois já li em algum lugar que não acho mais que Ayrton Senna e Eddie Jordan teriam mantido algumas conversas secretas bem no começo dos anos noventa sobre a possibilidade de juntarem forças e ele correr lá para conduzirem e construírem juntos uma equipe competitiva, mas como não acho mais a tal matéria, esse assunto terá que ficar para quando eu souber mais sobre mais esse causo...

13 comentários:

LenneF1 disse...

Seria muito legal encerrar em uma equipe humilde, isso só mostraria o quanto grande Senna era.

Anônimo disse...

Sabe que isso seria BEM possível dado ao tamanho da inteligência estratégica de Ayrton. Ele já provavelmente estava em "ton de brincadeira" acertando o futuro de sua carreira e aposentadoria. Nada impossível mesmo isso ter se concretizado se tudo tivesse acontecido diferente.

Juliano Camargo disse...

Inácio, a possibilidade de Senna na Jordan (Eddie ofereceu 25% do time pra Ayrton no primeiro ano e subiria pra 49% ao final do segundo ano) está relatada na autobiografia do Eddie Jordan : "An independent man".

Anônimo disse...

O único que ganha corridas com a Minardi era o Alonso que conseguiu isso quando correu lá! Senna jamais faria isso!

Lucas Souza disse...

Vai se fude fala que senna nao conseguiria, alonso fo lado do senna e um verme

Silvestre Zanon disse...

Menos....LenneF1...menos....Ayrton JAMAIS faria isso, pode ter certeza absoluta...

Anônimo disse...

Não viaja. Alonso sequer pontuou na Minardi. Primeira vitória dele foi na Renault. Informe-se ao menos antes de vir defecar pelos dedos.

Leandro Lefa disse...

Rastilho de pólvora.

Pedro disse...

O anônimo esta confundindo o Alonso com o Vettel que ganhou na Toro Rosso, mas não da para comparar a equipe Toro Rosso, que tinha um bom dinheiro da Red Bull, tinha o dobro de funcionários e um motor poderoso Ferrari...com a Minardi que tinha um motor Ford de 3 gerações mais atrasada, 100 cavalos a menos e sem dinheiro...o Senna seria louco se fizesse isto...O Senna tentou em 1994 a Benetton, mas Briatore disse que o contrato de Schumacher proibia a contratação de um grande piloto, tentou a Williams, mas Prost tinha um contrato com uma única cláusula "proibindo a contratação de Senna", acho que ele pararia como fez o Prost em 1992, ou iria para a terceira melhor equipe a Ferrari. Senna descartava a Ferrari porque não confiava no novato motor Peugeot, mas aceitaria correr lá se tivesse um motor de fábrica como os Ferrari, Renault, Honda, Ford. Senna era muito amigo de Jordan e acredito que se eles conseguissem um bom motor talvez fosse para lá.

DaniGimenes disse...

Fantástico os fatos que relatou, ainda não sabia disso! Parabéns!

Juan disse...

Ele queria ganhar 5 campeonatos, correr na Ferrari e na Minardi...

Desse jeito ia correr ate os 45 anos

Jeremias disse...

Trabalhei algumas vezes nos GPs de F1, no serviço de manutenção, se Senna não era bem visto pela maioria da imprensa mundial (Senna discriminava os pequenos jornalistas) em compensação era muito amigo de mecânicos, engenheiros e principalmente chefes de equipe, aquele pessoal da Benetton (Toleman) e da Lotus adoravam o Senna...não adianta o Senna era fanático por corridas, ele só sentia prazer se o assunto era automobilismo...

André Assunção disse...

Ferrari com motor Peugeot?