sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Motores Renault estão ficando para trás?

Se olharmos os dados das equipes que usam os motores da Renault na Fórmula 1, talvez exceto pela Caterham, que tem conseguido amealhar boas voltas em seu CT05, a situação continua sendo a de correr atrás do prejuízo e conseguir alguma quilometragem.

Ontem Kamui Kobayashi, da Caterham, declarou que os motores franceses estão com seu ritmo muito atrás das rivais. Comparando a velocidade com que os carros retomam velocidade nas saídas de curva, a diferença é significativa contra os franceses e com também por isso o que acaba acontecendo é que chegam ao fim da reta entre 20 e 30 km/h mais lentos do que os equipados com motores da Mercedes, por exemplo.

O japonês ainda detalhou algumas coisas interessantes sobre o atual estágio de testes, dizendo que a Caterham  - e provavelmente nenhuma outra equipe equipada com motores Renault ainda conseguiram simular largadas, ao passo que grande parte das rivais já simularam largadas e agora podem pensar em simulações de corridas e até mesmo em breve de classificação.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Só para arrematar, a empresa francesa havia dito ontem que a Lotus conseguiria completar hoje 70 voltas, dando a entender que os problemas de durabilidade dos seus propulsores estariam sanados, mas enquanto escrevo essas linhas aqui, falta menos de meia hora para a sessão de hoje acabar e o carro de Pastor Maldonado acaba de ser retirado da pista por um guincho após registrar sua módica 20ª volta do dia e parar de novo, ao passo que a Williams já deu 93, a Caterham (sempre ela) já deu 90 e a McLaren 80.

É claro que nem tudo está perdido para o pessoal da Renault, mas também é claro que eles estão na desconfortável posição de ter que correr atrás do prejuízo, lembrando que o congelamento da evolução desses motores será dia daqui a pouco, no dia 28 e eles não conseguiram se preocupar em dar voltas rápidas devido ao estagio inicial em que ainda se encontram. Talvez seja o caso do pessoal da Lotus e mesmo da Red Bull trocar uma figurinha com a pequena equipe dos carros verdes, já que eles continuam sendo os clientes da marca que sempre tem conseguido andar mais nos testes!

4 comentários:

Anônimo disse...

Caterhan ajudando a RBR a fazer um carro que consiga dar mais do q 20 voltas...por essa eu não esperava....realmente esse novo regulamento conseguiu acabar com o reinado do Vettel...Se o alemão for campeão esse ano de novo, aí quero ver o xoronso questionar algo sobre a habilidade dele...

Tô de Boas disse...

A STR está com motor ferrari?

José Inácio Pilar disse...

A Toro Rosso trocou o Ferrari pelo Renault essa temporada!

Laudíssimo disse...

O segredo da Caterham é o uso da fábula da tartaruga e do coelho: "Devagar e sempre" assim eles não sobrecarregam sua Unidade de Força e permite efetuar um grande número de voltas e avaliar o restante do carro, principalmente testando configurações de aerodinâmica.