sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

4º e último dia de testes - Resultados e análise


No quarto e último dia de testes na pista espanhola de Jerez, o grande destaque do dia ficou por conta da desistência prematura da Red Bull de continuar na pista após sucessivos e prematuros problemas em seu conjunto motriz e especialmente no arrefecimento de seu carro conforme expliquei AQUI.

Nesses 4 dias a Red Bull foi a equipe que menos andou nos testes, perdendo até para a nanica Marussia cujo carro só saiu pela primeira vez à pista no fim do dia de ontem. Das equipes presentes equipadas com motores Renault, a pequena Caterham, quem diria, foi a que mais andou (ver tabelas abaixo).

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

No dia de hoje coube a Felipe Massa e sua Williams liderar com folga a folha de tempos num dia de pista molhada e que só foi secando no fim de um dia frio, e que - insisto - ainda não quer dizer nada sobre quem será mais rápido durante essa temporada.

O que fica claro é que as equipes com motores Mercedes e Ferrari, sobretudo as que levam os nome dessas marcas, sofreram bem menos com a confiabilidade, amealhando ao longo dos dias uma boa e valiosa quilometragem, como vemos nessa tabela. Abaixo dela você confere os números totais dos 4 dias de testes.

Lembro que daqui duas semanas as equipes voltam a testar na quente pista do Bahrein, quando a Lotus-Renault finalmente estreará seu carro novo.



EQUIPE                                     Voltas
                    TOTAL POR MOTOR                       
Mercedes                           309                  Mercedes       875
Ferrari                               251                  Ferrari           444
McLaren-Mercedes              245                  
Renault          151
Williams-Mercedes              176
Sauber-Ferrari:                   163
Force Índia-Mercedes          146
Caterham-Renault                76
Toro Rosso-Renault              54

Marussia-Ferrari                  30
Red Bull-Renault                 21



19 comentários:

Anderson Almeida disse...

Estou muito empolgado com os testes da Willians e F.Massa também, mas como nosso guru comentou não podemos considerar os testes para o resto da temporada.
Pelo que tudo indica esse ano será da Mercedes-Benz (confiabilidade do motor), resta saber qual a equipe levantará a taça.

César Júnior disse...

A RBR tem engenheiros extremamente competentes e ainda darão muito trabalho em 2014, mas de fato que a hegemonia incomodava. Não sei se alguém além de mim teve a impressão de que seu bico está "camuflado"....

César Júnior disse...

A propósito estou feliz em ver o desempenho do Massa e torcendo mais que nunca para que bons resultados continuem.

Jagua disse...

José é a 4° vez que te escrevo perguntando sobre a suposta ilegalidade da asa traseira da williams por conta da falta da haste central. Queria saber sua opinião sobre a asa traseira usada pela equipe inglesa nos testes de Jerez

Anônimo disse...

Jaguar, se estivesse fora da regra, eles não estariam treinando assim.......

José Inácio Pilar disse...

Olá Jagua!

Por enquanto o que se entende é que está dentro do regulamento. Nenhuma equipe apresentou protestos até agora!

abs

Vagner Hundertmarck disse...

Acredito que a Lotus ja esperava estes problemas dos motores Renault e não quis ter o gasto enorme em comparecer ao primeiro treino para dar poucas voltas que em nada ajudariam eles , assim economizaram $$$$ que ta escasso por aquelas bandas , os outros trabalharam p eles hehehe .

Jagua disse...

José, vc viu alguma outra equipe com a asa traseira semelhante a da williams? Pelas fotos que eu vi, somente a williams tem a asa sem a haste central. Mas como vc tem maior acesso a fotos e informaçoes, vc pode ter visto algo.

Gilberto Neto disse...

Lembre-se que em um passado não muito distante a williams andou com carro fora do regulamento em testes marcando tempos bem baixos , em busca de visibilidade (patrocínios). Como mencionado por Jose Inácio vamos com calma.

César Júnior disse...

Caro Jagua em pesquisa aqui não encontrei obrigatoriedade da aste central mencionada, a Williams deve ter inovado. Este artigo detalha as mudanças aerodinâmicas.
http://www.autoracing.com.br/f1-entenda-as-mudancas-aerodinamicas-para-2014-video/

Jagua disse...

Muito obrigado César.

washington reis disse...

eu acho q é obrigatoria a tal haste porem tb acho q a williams esta guardando a 7 chaves uma asa inovadora q so testaram no ultimo teste pra dar menos tempo de copiarem e essa sim deve ter a tal haste

Thiago disse...

Afinal de contas, que haste é essa que não identifiquei ainda? Algum pode explicar a localização ?

washington reis disse...

haste cebtral da asa traseira que liga e prende ela no chassis olhe fotos de tds as equipes e veras uma hste so a da wiliams q no tem. pegue fotos da traseira
abraços thiago

José Inácio Pilar disse...

Hum... Se repara bem a Toro Rosso também não tem a haste.

Thiago disse...

Pois é , a touro rosa também não tem!

washington reis disse...

muito bem reparado mas se tds as outras tem pq q cargas d'aguas so as 2 nao tem será que as outrs iam colocar hastes se nao fosse necessario?

washington reis disse...

Jose Inacio pergunte isso ao Felipe Massa e nos esclareça please.

Thiago disse...

Aqui esta o pulo do gato da Williams que falávamos!

http://www.formula1.com/news/technical/2014/0/1140.html