No quarto e último dia de testes na pista espanhola de Jerez, o grande destaque do dia ficou por conta da desistência prematura da Red Bull de continuar na pista após sucessivos e prematuros problemas em seu conjunto motriz e especialmente no arrefecimento de seu carro conforme expliquei AQUI.
Nesses 4 dias a Red Bull foi a equipe que menos andou nos testes, perdendo até para a nanica Marussia cujo carro só saiu pela primeira vez à pista no fim do dia de ontem. Das equipes presentes equipadas com motores Renault, a pequena Caterham, quem diria, foi a que mais andou (ver tabelas abaixo).
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
No dia de hoje coube a Felipe Massa e sua Williams liderar com folga a folha de tempos num dia de pista molhada e que só foi secando no fim de um dia frio, e que - insisto - ainda não quer dizer nada sobre quem será mais rápido durante essa temporada.
O que fica claro é que as equipes com motores Mercedes e Ferrari, sobretudo as que levam os nome dessas marcas, sofreram bem menos com a confiabilidade, amealhando ao longo dos dias uma boa e valiosa quilometragem, como vemos nessa tabela. Abaixo dela você confere os números totais dos 4 dias de testes.
Lembro que daqui duas semanas as equipes voltam a testar na quente pista do Bahrein, quando a Lotus-Renault finalmente estreará seu carro novo.

EQUIPE Voltas TOTAL POR MOTOR
Mercedes 309 Mercedes 875
Ferrari 251 Ferrari 444
McLaren-Mercedes 245 Renault 151
Williams-Mercedes 176
Sauber-Ferrari: 163
Force Índia-Mercedes 146
Caterham-Renault 76
Toro Rosso-Renault 54
Marussia-Ferrari 30
Red Bull-Renault 21