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Cockpit com posição das pernas dos pilotos mais baixa e bico mais baixo. |
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Bico mais baixo e asa dianteira 15 cm mais estreita |
O italiano Giorgio Piola fez para a revista alemã "Auto Motor und Sport" uma interessante animação comparando as mudanças técnicas de regulamento entre as temporadas de 2013 e 2014, como novos motores, novos bicos, asa dianteira mais estreita, menor altura do chassis (repare que a posição das pernas dos pilotos também ficará mais baixa), entradas de ar laterais maiores, escapamento único central, asa traseira mais rasa e sem a segunda asa inferior, etc, tudo muito informativo e didático para o entendimento geral, como algumas dessas imagens que pesquei evidenciam.
O resultado completo desse belo trabalho você pode conferir em vídeo clicando AQUI e depois na imagem que se abre (e após o chato comercial obrigatório).
Quanto a esse belo bico do carros visto nas imagens da animação do italiano, pelo que se comenta nos bastidores da Fórmula 1 poderá não se concretizar na maioria dos projetos reais, com desenhos mais criativos e heterodoxos chegando às pistas para melhorar a aerodinâmica dos carros, ainda que com resultados estéticos potencialmente desastrosos, como já foi mostrado nesse outro estudo aqui! Clique nas imagens para ampliá-las.
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Entradas de ar mais largas e frente do cockpit (e não só o bico) mais baixa. |
8 comentários:
vai lembrar os caros de 2009, mas acho que a intenção mesmo era lembrar os belos carros de 1990 a 1996.
Caramba! Muito legal!
É possível ver a dificuldade que terão em manter a frente estável em curvas de alta. Acho que isso dificultará ultrapassagens.
Vale lembrar que o bico e a asa dianteira lembram muito os modelos de 2008, ano em que Massa só não foi campeão por causa da lambança da Ferrari e o singapuragate...
me lembrou a ferrari de 2000, com exceção do spoiler dianteiro, que naquela epoca era bem alto, mas o perfil do bico ficou mt semelhante
Massa não foi campeão em 2008 pq rodou SOZINHO quando estava em segundo lugar no GP da Malásia. Não adianta ficar colocando a culpa só na Ferrari e no Singapure Gate.
Se os carros ficarem desse jeito, eles serão muito bonitos. mas pelo que o newey disse, eu acho que vai ficar com aquele outro desenho que o tio Inácio publicou aqui no blog outro dia.
Em 2008 Felipe errou ao volante em pelo menos, quatro provas, foram pontos perdidos que fizeram muita diferença na tabela.
AUS - Massa largou em 4º, mas na afobação rodou e bateu na primeira volta danificando a "asa" caindo para 17º lugar. Teve que forçar o ritmo e estava se recuperando(era 7º), mas pagou o preço de forçar o motor que acabou explodindo.
MAL - Massa era 2º na corrida, mas novamente rodou de bobeira(sensação estranha), acabou fora da prova.
MON - Era líder, mas na volta 15 erra no final da reta, sai da pista e perde a liderança pra Kubica, Massa acabou chegando em terceiro, a equipe também errou na estratégia de pneus nessa prova. Mesmo com erros, piloto e equipe marcaram bons pontos, não foi aqui que perderam o título, foi em uma sequência de erros de ambos os lados em várias corridas. Bom lembrar, isso também ocorreu com Hamilton e Mclaren...
ING - Largou em 9º, mas na primeira volta(com chuva) roda caindo para 17º. Depois, durante a prova rodou pelo menos mais três vezes.
JPN - Mais uma vez na afobação se envolveu em uma batida com Lewis na primeira volta, o inglês rodou perdendo várias posições, Felipe foi punido chegando em 8º.
Quantos pontos Felipe perdeu por erro ao volante? Dava para fazer o ponto que faltava pra ser campeão, da mesma forma que dava para a equipe errar menos em estratégias ou erros de boxes.
Não deu, paciência! O que não dá para aguentar é esse MIMIMI dos pachecos sempre querendo jogar a culpa somente na equipe. Ferrari e Felipe Massa perderam juntos o título em 2008!
Chega ser hilário essa eterna choradeira verde-amarela! 1) Colocaram a culpa da perda do título nas estratégias erradas da equipe 2) Depois, o culpado foi o motor que explodiu quando Massa era líder no GP da Hungria. 3) Em seguida o culpado foi a tal mangueira no GP de Singapura. 4) No GP Brasil o culpado foi Glock que deixou Lewis passar. 5)Em outra conclusão, o culpado foi Nelsinho Piquet que mudou o resultado no GP de Singapura.
Em 2008 Galvão, Leme e Burti sequer lembraram os vários erros de Felipe ao volante, pra eles a Ferrari sempre foi a culpada.
Tirem suas conclusões "teleguiados" da Globo...
O que vc chama de afobação, eu chamo de agressividade. E num carro onde o downforce era bem menor que o de hoje, o erro era provável. Errar o que ele errou naquela temporada e ainda ficar a um ponto do título, mostra o quanto competente o massa foi. Continuo afirmando que a Ferrari e o singapuragate determinaram a perca do título de massa. Inclusive a própria Ferrari também teve culpa em Singapura, ou vc esta esquecido daquela troca de pneus em que deram sinal verde pra ele sair, e quando ele saiu a mangueira de combustível ainda estava acoplada ao carro, arrancando assim a mangueira. MIMIMI é o seu comentário acima... Coisa de quem faz de tudo para desmerecer o talento de esportista de seu país...
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