terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Como serão os carros de 2014

Cockpit com posição das pernas dos pilotos mais baixa e bico mais baixo.
Bico mais baixo e asa dianteira 15 cm mais estreita



O italiano Giorgio Piola fez para a revista alemã "Auto Motor und Sport" uma interessante animação comparando as mudanças técnicas de regulamento entre as temporadas de 2013 e 2014, como novos motores, novos bicos, asa dianteira mais estreita, menor altura do chassis (repare que a posição das pernas dos pilotos também ficará mais baixa), entradas de ar laterais maiores, escapamento único central, asa traseira mais rasa e sem a segunda asa inferior, etc, tudo muito informativo e didático para o entendimento geral, como algumas dessas imagens que pesquei evidenciam.

O resultado completo desse belo trabalho você pode conferir em vídeo clicando AQUI e depois na imagem que se abre (e após o chato comercial obrigatório).

Quanto a esse belo bico do carros visto nas imagens da animação do italiano, pelo que se comenta nos bastidores da Fórmula 1 poderá não se concretizar na maioria dos projetos reais, com desenhos mais criativos e heterodoxos chegando às pistas para melhorar a aerodinâmica dos carros, ainda que com resultados estéticos potencialmente desastrosos, como já foi mostrado nesse outro estudo aqui! Clique nas imagens para ampliá-las.

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Entradas de ar mais largas e frente do cockpit (e não só o bico) mais baixa.

8 comentários:

Fabio Goulart disse...

vai lembrar os caros de 2009, mas acho que a intenção mesmo era lembrar os belos carros de 1990 a 1996.

Bill Mask disse...

Caramba! Muito legal!
É possível ver a dificuldade que terão em manter a frente estável em curvas de alta. Acho que isso dificultará ultrapassagens.

Anônimo disse...

Vale lembrar que o bico e a asa dianteira lembram muito os modelos de 2008, ano em que Massa só não foi campeão por causa da lambança da Ferrari e o singapuragate...

Nilson disse...

me lembrou a ferrari de 2000, com exceção do spoiler dianteiro, que naquela epoca era bem alto, mas o perfil do bico ficou mt semelhante

Fernando Antunes disse...

Massa não foi campeão em 2008 pq rodou SOZINHO quando estava em segundo lugar no GP da Malásia. Não adianta ficar colocando a culpa só na Ferrari e no Singapure Gate.

Fernando Antunes disse...

Se os carros ficarem desse jeito, eles serão muito bonitos. mas pelo que o newey disse, eu acho que vai ficar com aquele outro desenho que o tio Inácio publicou aqui no blog outro dia.

Anônimo disse...

Em 2008 Felipe errou ao volante em pelo menos, quatro provas, foram pontos perdidos que fizeram muita diferença na tabela.

AUS - Massa largou em 4º, mas na afobação rodou e bateu na primeira volta danificando a "asa" caindo para 17º lugar. Teve que forçar o ritmo e estava se recuperando(era 7º), mas pagou o preço de forçar o motor que acabou explodindo.

MAL - Massa era 2º na corrida, mas novamente rodou de bobeira(sensação estranha), acabou fora da prova.

MON - Era líder, mas na volta 15 erra no final da reta, sai da pista e perde a liderança pra Kubica, Massa acabou chegando em terceiro, a equipe também errou na estratégia de pneus nessa prova. Mesmo com erros, piloto e equipe marcaram bons pontos, não foi aqui que perderam o título, foi em uma sequência de erros de ambos os lados em várias corridas. Bom lembrar, isso também ocorreu com Hamilton e Mclaren...

ING - Largou em 9º, mas na primeira volta(com chuva) roda caindo para 17º. Depois, durante a prova rodou pelo menos mais três vezes.

JPN - Mais uma vez na afobação se envolveu em uma batida com Lewis na primeira volta, o inglês rodou perdendo várias posições, Felipe foi punido chegando em 8º.

Quantos pontos Felipe perdeu por erro ao volante? Dava para fazer o ponto que faltava pra ser campeão, da mesma forma que dava para a equipe errar menos em estratégias ou erros de boxes.
Não deu, paciência! O que não dá para aguentar é esse MIMIMI dos pachecos sempre querendo jogar a culpa somente na equipe. Ferrari e Felipe Massa perderam juntos o título em 2008!

Chega ser hilário essa eterna choradeira verde-amarela! 1) Colocaram a culpa da perda do título nas estratégias erradas da equipe 2) Depois, o culpado foi o motor que explodiu quando Massa era líder no GP da Hungria. 3) Em seguida o culpado foi a tal mangueira no GP de Singapura. 4) No GP Brasil o culpado foi Glock que deixou Lewis passar. 5)Em outra conclusão, o culpado foi Nelsinho Piquet que mudou o resultado no GP de Singapura.

Em 2008 Galvão, Leme e Burti sequer lembraram os vários erros de Felipe ao volante, pra eles a Ferrari sempre foi a culpada.

Tirem suas conclusões "teleguiados" da Globo...

Anônimo disse...

O que vc chama de afobação, eu chamo de agressividade. E num carro onde o downforce era bem menor que o de hoje, o erro era provável. Errar o que ele errou naquela temporada e ainda ficar a um ponto do título, mostra o quanto competente o massa foi. Continuo afirmando que a Ferrari e o singapuragate determinaram a perca do título de massa. Inclusive a própria Ferrari também teve culpa em Singapura, ou vc esta esquecido daquela troca de pneus em que deram sinal verde pra ele sair, e quando ele saiu a mangueira de combustível ainda estava acoplada ao carro, arrancando assim a mangueira. MIMIMI é o seu comentário acima... Coisa de quem faz de tudo para desmerecer o talento de esportista de seu país...