terça-feira, 5 de novembro de 2013

A evolução dos nomes das equipes de F1

Ferrari:
Essa é a mais fácil, existe desde o começo da Fórmula 1, em 1950 e é detentora dos recordes de títulos e vitórias na categoria.

McLaren:
Outra equipe que manteve o mesmo nome desde sua fundação em 1966, apesar de ter mudado de donos ao longo dos anos. É a segunda equipe mais antiga e vitoriosa da categoria.

Williams:
Terceira veterana, existe de 1977 e também conquistou muitos títulos e vitórias, mas não tem se encontrado na última década.

Sauber > BMW Sauber > Sauber:
Parece que foi ontem, mas a suíça Sauber já tem 20 anos. Estreou em 1993 com o apoio da Mercedes, teve sua maioria acionária comprada pela BMW entre 2006 e 2009 e voltou ao seu antigo dono Peter Sauber em 2010.

Stewart > Jaguar > Red Bull:
Teve relativo sucesso sob a batuta de seu fundador Jackie Stewart, quase afundou quando a Ford assumiu em 2000 como Jaguar (Lauda era um dos chefes) e encontrou novamente a redenção como Red Bull.

Tyrrell > BAR > Honda > Brawn GP > Mercedes:
Era uma das equipe mais tradicionais do grid, tendo conquistado um título com Jackie Stewart mas que nos últimos anos vinha definhando. Como BAR esperou-se muito, mas também apesar do brilhareco de 2004, decepcionou. Como Honda foi um desastre total, mas deixou pronto o ótimo projeto que a Brawn capitalizou o título em 2009 e que desde então, como Mercedes, tentam repetir o feito.

Toleman > Benetton > Renault > Lotus:
Nasceu como equipe pequena, serviu de palco para a estreia de Senna e cresceu sob a gestão italiana da família Benetton a partir da segunda metade dos anos 80, sendo depois campeã com Schumacher e após certo hiato campeã de novo já como Renault e com Alonso ao volante. Nas duas últimas duas temporadas faz bom papel como Lotus, apesar da situação financeira delicada.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Virgin
 > Marussia Virgin > Marussia:
Começou nanica e cheia de atenção da mídia por causa de seu ex-dono bilionário. Hoje é russa e continua nanica.

Lotus Racing > Team Lotus > Caterham:Outra que começou nanica, mas apesar das mudanças de nomes após disputas judiciais, sempre manteve o mesmo dono. Hoje é mais estruturada que sua rival russa, mas ainda pena no fundo do pelotão.

Jordan > Midland > Spyker > Force Índia:
Foi uma das equipe mais promissoras de seu tempo, mas ela nunca chegou realmente lá, apesar de uma ou outra vitória isolada. Foi vendida para russos, que logo passaram adiante para a empresa holandesa de carros esportivos que para não quebrar a repassou para os atuais dono indianos, que fizeram um trabalho melhor.

Minardi > Toro Rosso:
A querida e antiga nanica do fundão foi transformada em 2006 em equipe satélite da Red Bull para encubação de novos talentos para a equipe principal e hoje é uma boa equipe intermediaria.

Além disso, várias dezenas de outras equipes já sumiram ao longo das décadas, entre elas nomes tradicionais como a Lotus (a verdadeira, não essa aí que só tem o nome), Brabham, Matra, Fittipaldi, Ligier, Arrows, Larousse, Dallara, Lamborghini, Zakspeed, Forti-Corse, Penske, BRM, Toyota...

12 comentários:

Espindolaa disse...

Lembro até hoje da Super Aguri. kkkkk' Ruim demais mas eu gostava dela. A Prost também era legal. Mas a que eu mais gostei foi a Jaguar. Aquele carro verde com branco, meio quadriculado, com patrocínio da HSBC era lindo, apesar de não ter um bom desempenho.

Beethoven Ata disse...

ei cara , kkkkkkkkkkkkk super aguri que virou hrt que sumiu mas volta ano q vem como scorpion.

Anônimo disse...

Os carros laranja da Spyker tbm eram Lindos!

Anônimo disse...

Qual pista é essa da foto acima?

Catanho disse...

Caraca, muito bacana este trabalho, nos faz lembrar dos bons tempos da f1, da qual acompanho desde 1982. muito bacana!
Valeu Inacio!!!

Anônimo disse...

Detroit, Adelaide?

Anônimo disse...

Não podemos esquecer da Simtek que deixou sua marca, ruim mas deixou

Rico Novaes disse...

Inácio, a Williams nasceu como ISO-Ford, só depois trocou de nome

Anônimo disse...

Eu achava legal os carros da Arrows apesar do De la Rosa nunca parar na pista com eles e a Jordan cim aquele Carro amarelo e preto.

Adriano de Avance Moreno disse...

A foto é da largada do GP dos Estados Unidos, em Phoenix, Arizona, em 1991.

Matheus Henrique disse...

toyota = caterham

Fabrício Zardo disse...

Cade a alfa romeu que ajudou a fundar a f1