quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Felipe Massa assinou com a Williams?

Massa na Williams?
Sim, é exatamente isso que você leu: Felipe Massa já teria fechado um contrato com a equipe Williams de Fórmula 1 para correr a temporada de 2014 no lugar de Pastor Maldonado. E mais: segundo a fonte desse furo de informação, o site do bem informado jornalista Americo Teixeira Jr., (depois os italianos da Autosprint também falaram do tema) o contrato vai ser de surpreendentes 5 longos anos, com o brasileiro não dispensado de levar dinheiro ou patrocínios para a equipe e ainda recebendo um salário! Ainda segundo o Américo, o anúncio oficial deverá sair nos próximos dias ou até mesmo horas.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Algumas questões e considerações surgem dessa relevante informação:

  • Em Maldonado saindo, imagina-se que ao menos parte do patrocínio da PDVSA continuará a chegar, já que o contrato entre as partes ia até 2015 e a equipe não deve ter aberto mão do direito a receber sua parte, ao menos não de tudo (Claire Williams, nova administradora da equipe esteve na Venezuela semanas atrás negociando esse entrave).
  • Mesmo que o dinheiro da PDVSA continue fluindo por mais 1 ano, por exemplo, ainda assim é sabido que a equipe precisa mais de dinheiro e que essa falta de fundos limita o desenvolvimento do carro ao longo da temporada, então porquê ficaram tão generosos com Felipe Massa, dispensando-o de trazer patrocinadores que eles de fato precisam?
  • Será que essa dispensa da equipe sinaliza que a Williams, justamente quando atravessa sua pior fase da história conseguiu sozinha um improvável novo grande patrocinador para suprir essa necessidade financeira sem a necessidade de ajuda do seu novo piloto? Se não, como entender essa situação?
  • Um contrato de 5 anos causa espanto, pois sinalizaria uma clara aposta de longo prazo, algo de certa forma inédito na história recente da equipe e muito raro na F1 atual, só sendo superado pelos 6 anos que ficaram com Ralf Schumacher, mas neste caso os contratos eram mais curtos e foram renegociados e renovados ao longo da parceria. De qualquer forma traria estabilidade à Felipe.
  • Coincidência ou não, de pouco tempo para cá Felipe Massa começou a acompanhar o perfil da equipe Williams pelo seu Twitter, sendo essa a única equipe da F-1 além da sua atual Ferrari que mereceu tal tratamento até agora...
  • Rob Smedley, atual engenheiro de corrida de Felipe Massa, é considerado como um dos próximos anuncios da equipe inglesa desde o anuncio de Raikkonen na Ferrari.
  • Em se concretizando, Massa será o terceiro piloto brasileiro a competir pela equipe Williams nos últimos 5 anos, vamos esperar que ele tenha carros melhores na equipe inglesa que acabou sendo palco do fim das carreiras de seus predecessores Bruno Senna e Rubens Barrichello.
  • Hoje Pastor Maldonado disse ter a mais absoluta certeza que estará na Fórmula 1 na temporada de 2014, mas deixa a brecha: "mesmo que seja em outra equipe".
Agora nos resta aguardar mais para entender melhor todo esse quadro quando novas informações sobre esse tal contrato forem divulgadas.

ATUALIZADO (12:03hs): Foi só as pessoas notarem que ele seguia só a Williams (além da Ferrari) na sua conta no Twitter que nesse exato minuto Felipe Massa passou a seguir também as contas da Red Bull e da Lotus. Será uma tentativa tardia de disfarçar? Porque esse tipo de preocupação? Hum...

19 comentários:

Anônimo disse...

Tirando o Piquet (ainda mais ou menos pela batida em Imola 87), todos os Brasileiros que foram pra Williams tomaram no brioco.

Anônimo disse...

Um piloto mediano pra uma equipe hj mediana

Anônimo disse...

Sir Francis Owen Garbatt Williams, o destruidor de brasileiros na F1.

@macario_joao disse...

Inácio, Renault e Petrobras não estariam por trás de tudo isso?
Faz sentido, poi, dizem que a Renault anda testando combustivel da Petrobras com seu novo motor turbo, o interesse da brasileira de retornar a F1, e a montadora frencesa querendo estreitar relações com o brasil. O que acha?

Paulo disse...

Massa na Wilians, me parece meio, so tem tu vai tu mesmo, é a pior equipe do grid, porque não podemos chamar a Marusia e a Caterhan de equipes de F1, estão la so para fazer numero na largada, no comentario do outro leitor, ele falou da Renault e Petrobras, mas ano que vem a Wilians tera motor Mercedes, esperamos que a contrução do carro seja bem feita, porque motor não faz diferença, a propria Wilians tinha o mesmo motor da RBR que foi campeão de contrutores e de nada adiantou. bom dia .

Leandro Castro disse...

Zé Inácio (desculpa pelo Zé), você acha que essa suposta saída do Maldonado tem ligação com as fraudes dos dólares na Venezuela?
Abraço

José Inácio Pilar disse...

Macario,

Pelo que sei a Petrobrás andou mesmo fazendo testes com os motores 2014 da Renault, só que a Williams já assinou contrato com a Mercedes para as temporadas de 2014/15/16, o que só confunde mais as coisas!

Leandro Castro disse...

Zé Inácio (desculpa pelo Zé), você acha que essa suposta saída do Maldonado tem ligação com as fraudes dos dólares na Venezuela?
Abraço

@macario_joao disse...

Hummm, é verdade Paulo e Inacio, me esqueci desse detalhe, então isso só teria relação provável com a Lotus mesmo. De resto, parece que a negociação com a Lotus e a sondagem na Mclaren foi jogada ao vento mesmo!

Williams seria fim de carreira para o Massa. Pena mesmo é um talento como o Hulk ainda estar nessa situação!

LenneF1 disse...

Lenne só rezar pra williams ter um carro decente ano que vem.......

Anônimo disse...

Inácio:
Pela conjuntura de fatores, inclusive com Rob Smedley indo para a Williams, acho que é "prego batido, ponta virada", como dizemos aqui no Nordeste.
Massa estará na Williams, e esta movimentação dele no twitter é no mínimo estranha...

Moacir Costa (mtb 0010487/PR) disse...

Massa é Williams (atual)... Poque será que isso me faz lembrar uma caneca de cafe com leite sem açúcar e frio?

Anônimo disse...

Em tempos de decadência, Felipe Massa não poderia escolher equipe pior e vice-versa!

Pelo que mostrou nos últimos anos, Williams esta de bom tamanho para o brasileiro. Time de Frank Williams virou “portão de aposentadoria” para o Brasil na F-1: A.Senna, Pizzonia, Barrichello, Bruno Senna e agora Felipe Massa.

O Galvão merece…

E não me venham lembrar da Brawn-GP, "milagres" como aquele só acontece uma vez a cada 60 anos na F-1. Naquele ano os melhores times ficaram fora da briga: Ferrari, Mclaren, BMW-Sauber e Renault. Pelo menos, quatro postulantes direto ao título ficaram fora de combate: Alonso, Raikkonen, Hamilton e Massa. A temporada de 2009 foi um verdadeiro 'mamãozinho com açúcar', só que Barrichello não conseguiu sequer fazer o básico, bater o companheiro e ser campeão, ainda perdeu o vice para Vettel.

E quando o regulamento mudou radicalmente em 2009, o que aconteceu na Williams? Nada, continuou andando no fundo do pelotão! A Honda(futura Brawn-GP) ainda contava com o genial Ross Brawn, quando ele acertou a mão do carro, tomou conta da festa...

Bom lembrar, Ross Brawn só perde para Newey em número de títulos na Formula 1. Se na gigante Mercedes a vida não é nada fácil para Hamilton, Rosberg e Brawn, imaginem na decadente Williams com Maldonado, Bottas e Coughlan. Não vai ser com a entrada de Massa que a Williams vai dar um salto de qualidade. Ainda mais com o brasileiro em franca decadência. Se na Ferrari 'felipeta' pouco fez, não vai ser em time mediano que vai fazer a diferença. E não adianta meter o pau na Ferrari, Raikkonen não trocaria a posição de líder na Lotus para ser segundão na Ferrari. O finlandês articulou tudo em seu retorno, mostrou serviço em 2012/13 visando vaga em time grande. A Lotus serviu apenas de "trampolim" para Raikkonen, só que Ice-man fez por merecer, mostrou serviço na pista e garantiu vaga em time melhor.

Não adianta Felipe dizer que não esta na condição de pagante, no momento que piloto(experiente) cai para meio e fundo do pelotão, acabou, é um passo para a aposentadoria. Não tem retorno pra time grande!

Hilário vai ser ouvir Galvão nas corridas:

"Outra grande corrida de Felipe Massa na Williams, largou em 15º e chegou em 10º"

Diego disse...

Devemos levar em consideração que o Felipe Massa é um piloto de grande experiência, não é um piloto mediano, foi um dos nossos últimos brasileiros a disputar um campeonato de F1, e que infelizmente não foi campeão, mas esse é o jogo.

Moacir Costa (mtb 0010487/PR) disse...

Ninguém perguntou, mas posso falar minha opinião ai ao Diego?
Respeito sua opinião, mas pra mim (friso no PRA MIM), Massa tem mesmo grande experiência, mas SÓ experiência nunca fez um bom piloto. Massa tem sido é um ótimo funcionário da Ferrari nos últimos anos, só isso.

Anônimo disse...

Chega de comentar qualidades do Massa, nunca foi arrojado, regular e genio em ganhar corrida com 2 marchas no cambio e embaixo de chuva torrencial com vizibilidade zero =>Senna, se estivesse vivo depois da falha mecanica de Imola, jamais haveria um Schumacker ganhando todos os anos numa monotonia jamais vista na Formula 1 pois ele nao tinha Senna no retrovisor e ele deu graças a Deus por isso. Assim ate eu ganho varios campeonatos como ele ganhou => facil......

Ayrton Silva disse...

Concordo 100% do que o Anônimo disse. E acrescento quando ele diz... "jamais haveria um Schumacker ganhando todos os anos numa monotonia jamais vista na Formula 1 pois ele nao tinha Senna no retrovisor e ele deu graças a Deus por isso".
E deu graças a Deus mesmo, é tão legítimo isso que o filho da p... vibrava no pódio numa corrida que devia ser apagada da história, ao ponto de pular de alegria enquanto o mundo chorava a morte do Senna.

Anônimo disse...

Felipe Massa é um excelente piloto. O problema é que a Ferrari nunca forneceu um carro bom pra ele desde 2008.

No GP de barcelona em maio deste ano, Massa foi o terceiro na corrida na qual Alonso venceu. Podemos perceber que, a Ferrari iniciou bem o ano mas depois, decaiu.

Se a Escuderia Italiana trouxesse um carro que permitiria Felipe Massa brigar pelas primeiras posições nas últimas corridas que restam, não taria toda essa pressão sobre ele, e a assim poderia assinar com um time competitivo, já que agora se diz estar mais solto pois está de saída a Ferrari.

COKA - Competidores de Kart disse...

Bom analisando o cenário atual, não caberia dizer que com a ida de Massa a Willians existe grande chance da equipe já ter um pré acordo comercial com a Petrobrás? ja que num passado não muito distante ja houve essa parceria?
Eu acredito que o fato do Maldanado sair levando seu ouro preto é pq a equipe que apesar de não estar passando por um bom momento ja tem a carta na manga.
Eu aposto numa nova parceria entre essas duas empresas Willians/Petrobras.

Veremos o que vem por ai.

Abraço
COKA.