quinta-feira, 25 de abril de 2013

A verdadeira 1ª vitória de Barrichello num F1

Barrichello em sua primeira vitória num F1
Todos se lembram do emocionante Grande Prêmio da Alemanha de 2000 como sendo a primeira vitória de Rubens Barrichello como piloto de Fórmula 1, mas isso pode ser apenas para registros oficiais. Entre 1988 e 1996 (em 1994 ele não aconteceu), várias equipes de Fórmula 1 como Jordan, Benetton, Lotus, Minardi, Ligier, Osella, EuroBrun, Forti Corse e Coloni disputaram uma prova extra-campeonato chamado "Troféu Fórmula 1 Indoor" que acontecia no final de cada temporada no Auto Show da cidade italiana de Bologna.

Apesar do nome "indoor" a pista na verdade ficava numa área externa e descoberta do evento, numa pista bem curta e travada com seus limites assinalados por pilhas de pneus e algumas zebras e já foi disputado por nomes como Herbert, Trulli, Fisichella, Morbidelli, Barbazza, Lehto, Alboreto, Zanardi, Badoer, Panis e outros brasileiros como Christian Fittipaldi e Tarso Marques.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Pois eis que Rubens Barrichello venceu a prova de 1993, conquistando portanto seu primeiro troféu de vencendor de uma corrida a bordo de um carro de Fórmula 1 como a imagem acima atesta. As provas em si, apesar do número reduzido de competidores, tinham vários acidentes devido a total ausência de áreas de escape da pista e certamente divertia muito o público presente. Infelizmente essa prova deixou de ser disputada, pois em 1997 eles trocaram para carros de F-3000. Atualmente alguns carros de F1 ainda fazem isoladamente demonstrações na pista, que é usada para outras competições do evento.

Abaixo segue a lista de vencedores e algumas fotos de vários anos da competição:

Ano VencedorEquipe
1988  Luis Pérez-SalaMinardi-Ford
1989  Luis Pérez-SalaMinardi-Ford
1990  Gianni MorbidelliMinardi-Ford
1991  Gabriele TarquiniFondmetal-Ford
1992  Johnny HerbertLotus-Judd
1993  Rubens BarrichelloJordan-Hart
1994Não aconteceu
1995  Luca BadoerMinardi-Ford
1996  Giancarlo FisichellaBenetton-Renault




8 comentários:

tchê! disse...

O que só prova minha tese de que o principal problema do Barrichello é controlar seu estado mental: quando ele se dá conta da importância da vitória, do "peso" que é estar na frente, desconcentra, muda a cabeça e se atrapalha. É um perfil mais orientado a caçar um objetivo, a "chegar lá" do que a "se manter lá", ou seja, colher os merecidos louros de todo o esforço. Preparo psicológico é algo muito importante e o calcanhar de Aquiles dos latinos, especialmente dos brasileiros.

Anônimo disse...

tchê está certo. Agora esse campeonato aí é o campeonato Minardi!

Anônimo disse...

Se schumy tivesse corrido o barrica teria chegado em segundo! ahhahaha

Anônimo disse...

Inácio, uma duvida nada a ver com a publicação, mas por exemplo, se a ferrari quebra os 2 (ou mais) bicos disponiveis que ela tem para um piloto em uma corrida, se precisar de uma 3º asa a equipe pode colocar a asa do companheiro de equipe ? (Com numeros diferentes) ?

Obrigado !

http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2010/05/06052010772.jpg

José Inácio Pilar disse...

Em tese sim, é só trocar o número, que é um adesivo.

Anônimo disse...

Ou seja, se um dia o Alonso estragar todos os bicos extras na corrida, a Ferrari pede pro Massa parar o carro, tiram o bico dele e coloca no carro do Alonso, simples assim. Alguém duvida que isso não possa acontecer?

José Inácio Pilar disse...

Anônimo, eu não creio que uma situação tão extrema com o essa ocorra, eles tem várias peças extras.

No passado distante Fangio teve seu carro quebrado e o companheiro teve que parar para ceder o assento para o argentino terminar a corrida, mas isso não acontece mais.

Anônimo disse...

Eu tb acho que a Ferrari é bem capaz de fazer isso..Se o regulamento permitir é claro