quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Testes de Barcelona - Dia 3

Terminou o 3º dia de testes coletivos da Fórmula 1 em Barcelona. O mais rápido do dia, com um tempo obtido pela manhã, foi Fernando Alonso em sua Ferrari equipada com pneus macios, seguido pela Sauber de Hulkenberg e Grosjean, também de pneus macios. Rosberg, o 4º, estava com médios.

O piloto que mais andou foi Romain Grosjean, da Lotus e comparando os tempos de todas as suas voltas com os de outros pilotos e equipes, o ritmo da Lotus pareceu bastante bom, especialmente nas suas longas sequências de voltas (numa delas ficou 28 voltas numa casa média de 1:28), mas a equipe que mais andou hoje foi a Williams, que somando as voltas de Maldonado (manhã) e Bottas (tarde) completou 147 voltas.

Quem menos andou foi a Marussia, que estranhamente foi guiada por Max Chilton em lugar do brasileiro Luiz Razia, que se guiar amanhã terá pilotado apenas 1 dia contra três de seu companheiro (em Jerez foram 2 pra cada). A justificativa dada a Lívio Oricchio do Estadão é que Chilton andou pouco nos primeiros dias então andaria mais um pouco hoje para compensar, só que acho isso injusto, já que a Marussia nunca andou realmente muito e Razia acabará pagando o pato de andar e conhecer menos o carro.

Lembro que em todos os 3 anos que Chilton e Razia correram na GP o brasileiro superou o inglês. Será que esse favorecimento inicial à Chilton (cujo pai é sócio da equipe) será a tônica na Marussia durante toda a temporada? Se sim, terá sido algo previamente acordado? Espero que não, a ver...

Outra coisa a notar e que foi foco de atenções no paddock é o retorno de Adrian Sutil à Fórmula 1 testando pela sua velha equipe Force Índia, que permanece dividida entre o alemão e Jules Bianchi. Amanhã será a vez do francês assumir o carro. Como disse antes, mais do que velocidade, nesse "vestibular" o ritmo e sobretudo a capacidade deles em acertar o carro e o nível de informações técnicas repassados por cada um é que deverão ser mais observados (além das questões financeiras e políticas, é óbvio).

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


 
Pos. Piloto                  Equipe          Tempo      Dif.  Voltas
 1º  Fernando Alonso         Ferrari         1m21.875s            97
 2º  Nico Hulkenberg         Sauber          1m22.160s  +0.285    91
 3º  Romain Grosjean         Lotus           1m22.188s  +0.313   119
 4º  Nico Rosberg            Mercedes        1m22.611s  +0.736   108
 5º  Pastor Maldonado        Williams        1m22.675s  +0.800    79
 6º  Valtteri Bottas         Williams        1m22.826s  +0.951    68
 7º  Jenson Button           McLaren         1m22.840s  +0.965    71
 8º  Adrian Sutil            Force Índia     1m22.877s  +1.002    78
 9º  Mark Webber             Red Bull        1m23.024s  +1.149   108
10º  Jean-Eric Vergne        Toro Rosso      1m23.366s  +1.491   106
11º  Max Chilton             Marussia        1m25.690s  +3.815    58
12º  Giedo van der Garde     Caterham        1m26.177s  +4.302    83

2 comentários:

Anônimo disse...

A Marussia faz isso hoje e quem realmente acaba pagando o pato é a própria equipe, que lutará este ano para não ser a última da tabela. Preterir pilotos é coisa de time de ponta, luxo que não cabe às pequenas.

syllas disse...

Inácio me tira uma dúvida:As equipes estão testando apenas um carro agora certo??Daí,elas "copiam e colam" as configurações posteriormente para o segundo carro,é isso??Ou elas testam os dois ao mesmo tempo??