sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Site alerta sobre possível colapso da Force Índia - e some!



Segundo o site Italiaracing, a equipe Force Índia pode estar, silenciosamente, passando por um momento gravíssimo e que ameaçaria até sua permanecia na Fórmula 1.

Segundo essas informações que não me parecem totalmente confiáveis, Vijay Mallya , cuja companhia aérea está endividada na casa do bilhões de dólares e que teve recentemente seu avião particular arrestado judicialmente, estaria enfrentando graves problemas financeiros também em suas outras empresas, a United Spirits e Force Índia entre elas.

Segundo o site, Bernie Ecclestone teria ativado um plano de emergência para salvar a equipe e nomes como o de Colin Kolles, ex-chefe de equipe de Jordan e HRT e até Flávio Briatore estariam entre os ventilados pelas fontes italianas para assumir a liderança da equipe em caso de "intervenção".

Porque prego cautela na leitura dessas informações? Bom, concordo que esse silêncio da equipe para anunciar seus pilotos é demasiado, mas isso pode ser apenas por uma real indecisão sobre que piloto (e pacote comercial) escolher, só que também é muito importante salientar que dentre as empresas problemáticas citadas pela matéria italiana está a United Spirits e esta teve sua maioria acionaria recentemente comprada pela gigante de bebidas Diageo por mais de 2 bilhões de dólares, tirando de Mallya o controle da lucrativa empresa, informações importantes não mencionadas pela reportagem.

Mesmo que a maior parte desse dinheiro tenha sido destinado para saldar parte das dividas de Vijay mundo afora, alguma parcela pode ter sobrado para dar o mínimo de paz sua equipe. Além disso, o próprio Vijay Mallya anunciou no fim do ano passado um investimento de mais de 100 milhões de dólares na equipe.

Além disso, a equipe tem outro sócio de peso, o também bilionário indiano Subrata Roy Sahara, cujo papel de relevo é igualmente ignorado pela matéria. Por fim, suprema das pulgas atrás da orelha: se você tentar ler a matéria original no site, pelo menos por enquanto, ela sumiu completamente! Veja o link original pelo qual eu li a informação: http://italiaracing.net/notizia.asp?id=38492&cat=1 Indicio de uma tremenda "barrigada" ou pressão política da equipe e/ou Bernie?

Tirando isso, a equipe está em algum tipo de crise? Sim, ela não tem patrocinadores reais, algo que mostrei AQUI no ano passado, pois depende de empréstimos e dinheiro direto de seus donos para funcionar e nesse sentido creio que nada mudou de lá para cá.

9 comentários:

Rafael Machado Bonfim disse...

Bruno Senna e Eike Batista caindo como uma luva, diz tu Inácio

José Inácio Pilar disse...

Lembro que dos 5 patrocinadores de Bruno Senna, Eike é o que entra com menos dinheiro...

Rafael Machado Bonfim disse...

Isso é verdade, mas lembro em uma entrevista dele que ele gostaria de manter sua marca na F1 por bastante tempo, pra que elas criassem identidade com a categoria, como algumas empresas, principalmente de cigarro conseguiram. Quanto mais ele está disposto a pagar pra isso que é a questão. Mas vi uma boa janela pro Senna.

Anônimo disse...

Será que o brasil não tem nunhum empresaio com capital para comprar uma equipe de Formula 01???
Seria bom ver uma equipe brasileira na F1.

Speeder76 disse...

O Joe Saward é mais fiável, José. E li há uns dias que a própria Sahara poderá estar brevemente em sarilhos devido a problemas fiscais com as autoridades locais, e poderão pagar uma multa bilionária.

Veremos no que poderá dar, mas as informações da Italiaracing podem não ser tão disparatadas assim. Muito pouco fiáveis, mas não totalmente disparatadas.

Anônimo disse...

Ter tem, mais isto não é ''interessante'' com essa atual crise, é melhor guardar dinheiro do que se arriscar, um exemplo disso é a Virgin que estreou e já foi em bora em 2010

Joe Satriani disse...

Eike tira uma fatiazinha da tua fortuna e compra o time. Faça uma equipe brasileira. Convide o Emerson pra ser Team Principal.

Anônimo disse...

A equipe não deve sair, mas quem sabe ai já role a Brabham de volta com o branco e azul, algum grupo compra parte da equipe e mudam o nome, colocam o Flavio Briatore pra comandar e os pilotos seriam Di Resta e Bianchi, com Razia de piloto de testes.

Anônimo disse...

Ótimo para Bianchi, ele é quem "leva" os caríssimos motores Ferrari para 2014, e não precisa ser fera em matemática para saber. Motor vale mais que piloto mediano ou novato.
Quantos motores Ferrari a F.India iria usar em 2014?

Lembrando que, a Ferrari esta fazendo de tudo pra promover Bianchi que é piloto da casa. Vai que o novato mostra talento na F.India, poderia substituir Massa em 2014, Bianchi poderia se desenvolver na Ferrari até a chegada de Vettel. Mas não creio que seria uma ameaça ao piloto alemão. Em poucos anos, Vettel vai estar um "monstro" na categoria, acredito que, até melhor que Alonso.

Tirando Maldonado, nos dias de hoje, nenhum outro piloto pagante poderia desbancar esse pacote Bianchi + motores-Ferrari. Bom lembrar, Maldonado pode não ser um fora de série ao volante, mas é um gênio em arrumar patrocinador(fechou contrato por 5 anos na Williams com a PDVSA. O Valor, dizem em torno de 150 milhões de dólares). Mas já existe zum-zum-zum na net que a coisa é muuuuuito maior:

"La participación de Pastor Maldonado en la Fórmula 1, le cuesta al gobierno 66 millones de dólares al año"

http://www.lapatilla.com/site/2012/02/07/66-millones-dolares-paga-pdvsa-por-ver-correr-a-pastor-maldonado-documento/

Seguro de sí, Maldonado disparou em 2012 que poderia até sair da Williams indo para outra equipe. Frank Williams de bobo não tem nada, segurou o piloto se garantindo para 2013.

Maldonado ainda dispõe de muitos milhões para 2013/14, uma quantia que para a F.India seria um colírio. O problema é que Pastor não esta mais disponível. Dono da F.India não ia pensar duas vezes, ia dispensar Di Resta e formar dupla com Maldonado + Bianchi.

Se a F.India optar por Bruno é porque a coisa esta realmente feia pra 2013, o sobrinho além de fraco ao volante, só levaria uns 15 milhões na mala.

Equipe do meio do pelotão geralmente é isso, muita política e comércio no meio, sempre foi assim. Lembro que, nos anos 80 já era assim, em 87 S.Nakajima conseguiu vaga na ótima equipe Lotus graças ao motor Honda que seria usado nessa equipe.

Outro detalhe, Bruno não teria a menor chance contra Di Resta na equipe indiana, como piloto o escocês é muito superior. Melhor sobrinho tentar uma Stock-Car, mesmo assim não teria vida fácil. Basta ver o fiasco de Barrichello na três corridas de estréia. Bruno Senna no DTM ou em outra categoria top, pode esquecer, nessas categorias geralmente tem feras já bem afiadas. Vimos isso com Rubinho na Indy, vamos cair na real, Bruno é apenas um aventureiro no esporte a motor.