quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O grande erro da Fórmula 1

A organização da Fórmula 1 anunciou antes de ontem algumas medidas que me pareceram bem interessantes. Uma é interessante pelo seu lado positivo: Os pilotos terão números fixos a serem escolhidos, que os acompanharão para onde quer que rumem, facilitando sua identificação para os fãs, como já acontece na Nascar e na MotoGP e mesmo parcialmente na Fórmula 1 do passado (quem não conhece o 46 de Valentino Rossi ou o não se lembra do red five de Nigel Mansell nos tempos de Williams?), o que também deve facilitar a venda de camisetas, bonés etc de cada piloto.

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A outra novidade, ao meu ver, descabida, é dar pontos em dobro para a etapa final da Fórmula 1, que em 2014 será em Abu Dhabi. Ora, se os pontos são em dobro, a corrida deveria ter algum desavio extra para justificar! Que coloquem mais 100 quilômetros em sua duração ou algo do tipo. Entendo que a ideia seja tentar garantir emoção até a última corrida do campeonato, especialmente em Abu Dhabi onde nada de mais costuma acontecer em sua linda mas modorrenta pista, pois agora as equipes terão um estímulo a mais para manter o desenvolvimento de seus carros até o fim do ano, mas fórmulas mágicas não resolvem isso.

Além disso, repito, pontuar em dobro deve estar atrelado a um mérito maior por parte de seus competidores ao enfrentarem um desafio igualmente maior, senão vira apenas uma gincana maluca. Ah, e se para critérios de comparação histórica a pontuação dos pilotos já foi jogada no lixo com os sistemas que passaram a imperar na última década, agora então o despropósito fica ainda mais acentuado (avisem o Fernando Alonso).

11 comentários:

Anônimo disse...

É o desespero. Essa é a única justificativa.
Cada ano que passa a f1 está cada vez mais chata. Mesmo que em alguns dos anos anteriores tivemos campeonatos com disputas por pontos bem acirradas, mas na pista que é o bom de verdade não teve graça.
O único motivo que eu ainda tive para assistir f1 foi o Barrichello, desde sua saída não perdi mais meu tempo.
Com a Audiência caindo fica mais difícil convencer os patrocinadores a pagarem os absurdos da f1.

A F1 precisa diminuir os custos SÓ assim vai deixar de ser menos chata. Ninguém aguenta ver um campeão que não sofreu uma disputa de campeonato. Melhor carro, melhor contrato = campeão no final do ano.

v8-350hp disse...

A numeração da Nascar é da equipe e não do piloto, como os pilotos ficam muitos anos nas equipes acontece a associação natural, por exemplo
T Stewart que correu com o 20 e agora em sua equipe corre com o 14

Claudio De Agosto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A outra consequência, e cada um decide se é um efeito colateral ou proposital, é que o nivelamento do desempenho das maquinas nas primeiras corridas devido ao relativo caos inicial, destacando o desempenho dos pilotos que é a parte mas emocionante do jogo, sera gradualmente reconfigurado no desenho de 2013, refletindo o dinheiro e poder de cada equipe, com pontos duplos no final e por acaso aumentando o retorno do investimento das grandes.

Anônimo disse...

Cada um tem seu ponto de vista. Enquanto uns falam grande erro, outros falam em absurdos, e ainda há quem fale numa possível isto iria beneficiar equipes grandes que tem dinheiro para investir ate o final da temporada. Bem, na minha humilde opinião, acho válida esta mudança. Isto acirraria o campeonato até a ultima corrida, apesar de concordar que abu dabhi não é uma boa opção para tal evento. Que deveria ter algo mais além do aumento dos pontos? Sim... No mínimo o aumento de voltas do gp forçando ainda mais o condicionamento e talento dos pilotos. Acho boa a idéia, mas abu dabhi como último gp... Definitivamente não!!!!!!

Anônimo disse...

Eu acho que mais pilotos deveriam pontuar, pelo menos até o 15º. Volta mais rápida também deveria dar ponto. E o calendário deveria variar a cada ano, exemplo: corrida de Suzuka em novembro em um ano e em abril em outro, sempre mudando.

CPA disse...

para mim a a solução mais fácil e justa de melhorar a competitividade da F1 é fazer (ou permitir) que haja ao mesmo tempo diferentes carros em diferentes condições na corrida.
como?
voltar a introduzir os abastecimentos. a treta da segurança não cola. mesmo quando houve alguns incidentes, estes eram uma percentagem quase igual a zero relativamente ao total.. com a agravante de o combustivel a iniciar a corrida ser o restante da qualificação (este método já foi usado há uns anos). na corrida teria então que haver pelo menos 1 abastecimento e 1 mudança de pneus (alternando compostos como agora), na condição de mudança de pneus e abastecimento n poderem acontecer no mesmo pit stop. assim podemos ter verdadeiramente carros em diferentes momentos possobilitando uma maior competitividade

Anônimo disse...

Para que o piloto faça por merecer os pontos em dobro, poderiam fazer a corrida sem iluminação artificial.
Conforme vai anoitecendo, a coisa vai ficando mais difícil, portanto o mérito será maior para quem enxergar até o final e cruzar a linha em 1º lugar.

Anônimo disse...

Dobrar os pontos da última prova é, no mínimo, uma idiotice do tamanho do mundo!

Francisco Pessoa.

Bill Mask disse...

Regras do desespero para atrair público e audiência para o último GP que não é mais o Brasil.

Unknown disse...

Avisem o Fernando Alonso!
Concordo contigo em cada vírgula, José!