terça-feira, 19 de novembro de 2013

Flagrante: os vórtices dos Fórmula 1

Tempos atrás publiquei AQUI uma rara foto da Ferrari em Spa-Francorchamps com vários vórtices de ar visíveis graças à umidade do ar na pista belga. Hoje trago aqui um vídeo que vi na internet e descobri ser do site do jornalista Matt Somerfield com imagens semelhantes, só que agora na pista americana de Austin, no Texas, e além do carro da Ferrari também temos imagens em slow motion dos carros da Sauber, Mercedes e da Red Bull.

Veja e compare como a espiral de ar que sai da parte interna da asa dianteira da Red Bull flui de forma homogênea para suas laterais externas enquanto na Ferrari ela oscila erraticamente em várias direções, isto é: na Red Bull o ar segue pacificamente para a traseira do carro para dar mais pressão aerodinâmica ao difusor do assoalho, enquanto na Ferrari ele se perde no meio do caminho.

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2 comentários:

Unknown disse...

Esse fluxo de ar na parte dianteira do carro parece mais saindo dos freios do que da asa dianteira, pois o ar fica assim somente quando esquenta. Podemos notar que essa "fumaça" se destaca pouco antes da curva.

Vale notar que um fluxo de ar semelhante ocorre na asa traseira, pois esse atrito do vento úmido na asa esquenta o ar (evaporação) fazendo esta "fumaça" branca.

Franco Raony disse...

Esse melhor aproveitamento dos outros carros em relação a Ferrari pode ser justificado pela largura do carro, já que é sabido que os vermelhos são bem mais largos que os outros. Essa aleta nas laterais ajudam, mas se observarmos a imagem, dá pra ver que todos os outros carros, principalmente, os da RBR têm um espaço maior, por onde o ar pode passar sendo protegido por essa aleta e chegando com mais força aos difusores do assoalho. Não sei se estou certo, mas vendo as imagens vi isso e ACHO que é por isso que os carros de Newey tem essa vantagem.Enviei uma foto pra você no twitter. Aguardo resposta sobre uma possível análise sua.


Abs, @raonyfurtado