segunda-feira, 7 de outubro de 2013

GP da Coréia - a corrida

Vettel larga tranquilo. Massa vai rodar daqui poucos metros
E no GP da Coréia a emoção maior ficou, como sempre, da 2º posição para trás. Depois de um certo ponto, aliás, da 4ª posição para trás. Sebastian Vettel está cada vez mais tranquilo na liderança e salvo um cataclismo, será campeão desse ano. Vamos agora à minha "análise equipe-por-equipe" do GP coreano, que pode ter sido o último da categoria naquele país.

RED BULL:  Mais um Grand Chelem de Vettel, seu 4º da carreira, mostra como as coisas foram tranquilas para ele. Méritos da competência e velocidade dele e de seu carro, que funcionam muito bem e caminha para o tetra a passos largos. Webber largou mais de trás após ser punido pela carona em Singapura e vinha fazendo a corrida dele contra Kimi e Alonso, mas sem sobrar na pista até ser acertado por um rodante Sutil e ter seu carro incendiado uma vez mais.

Massa prepara o bote triplo e passa todos os presentes nessa foto
LOTUS: Grosjean largou lá na frente em 3º e no fim foi Kimi, largando em 9ª que chegou à frente, apesar dos apelos do francês por uma ordem de equipe para que o finlandês lhe facilitasse. Ridículo. Ainda assim mostra que os dois pilotos são muito bons e que Romain deve mesmo ficar na equipe ano que vem.

SAUBER: Impressionante a habilidade de Hulkenberg em manter atrás de si os fustigantes campeões Lewis Hamilton e Fernando Alonso. Seu carro tinha boa tração e pouca asa para maior velocidade em reta, mas isso cobra um preço nas curvas, onde a menor pressão aerodinâmica cobra o preço, que ele conseguiu contornar muito bem no braço. Na disputa com Massa por uma vaga na Lotus ano que vem, esse piloto tem se saído melhor com sua propaganda. Gutierrez e apesar de largar bem ao lado de Hulk não foi tão feliz e ainda não marcou pontos esse ano... O carro da Sauber dá mostras de evolução e já empatou com a Toro Rosso na tabela de pontos, todos de Hulk.

MERCEDES: Rosberg fazia uma bela corrida, mais forte até que a de Hamilton, mas uma asa dianteira que se soltou em plena reta e ele teve uma parada de box a mais e 20 segundos mais lenta que o normal, ainda assim chegou colado em Alonso e seu companheiro. Hamilton largou numa boa 2ª posição mas o ritmo acabou o colocando atrás das Lotus e de Hulkenberg, que não conseguia passar de jeito maneira.

Mais um carro queimado. Sai zica!
FERRARI: Se antes a Ferrari podia ter esperanças de ter um ritmo um pouco melhor na corrida do que nas fracas classificações, nem isso se provou possível na Coréia. Alonso largou em 5º e chegou em 6º, apesar da batalha com Hamilton, mas seu carro simplesmente era lento. Massa errou e rodou na primeira volta e caiu para último, fazendo uma bela corrida de recuperação com direito a ultrapassagem tripla sobre Perez, Maldonado e Gutierrez, mas marcou só dois pontinhos. A Ferrari ainda periga perder a vice-liderança, que mantém por apenas 1 ponto.

McLAREN: Parece que aos poucos melhoraram um tiquinho seu carro. Button até que segurou bem as pontas e Perez não conseguiu botar pressão em Massa como se esperava. Interessante notar como com todos os recursos técnicos e financeiros a equipe não consegue um salto evolutivo em seu carro, diferente da Sauber que apesar de enfrentar restrições nessas áreas vem melhorando bastante.

WILLIAMS: Ficaram de fora dos pontos de novo. Maldonado fez uma ótima largada de 18º para 9º, mas a realidade de seu equipamento o jogou para fora da zona de pontos. Bottas não largou tão bem, mas terminou à frente do venezuelano, que deve estar bem aborrecido com isso e com a classificação, onde também já tinha ficado para trás.

CATERHAM e MARUSSIA: Mais do mesmo: figuração no fim do pelotão com os verdes à frente dos vermelho e pretos. Dessa vez não levaram voltas porque o Safety-car os permitiu descontar essa diferença;

Os motores Renault agradecem a preferência
TORO ROSSO: Os dois carros abandonaram a poucas voltas do fim com problemas mecânicos. Ricciardo ainda tinha chances de pontuar, Vergne nem tanto. Sem ponto algum nessa etapa, a Sauber empatou com eles na tabela do campeonato de construtores.

FORCE ÍNDIA: Paul Di Resta abandonou de novo por um erro seu, não ajudando muito sua empregabilidade para o ano que vem e Sutil vinha fazendo uma corridinha razoável com chances de pontos quando rodou e bateu em Webber, incendiando o carro do outro e abandonou a poucas voltas do fim. A Force Índia é outra equipe que andou pra trás desde o meio do ano e com isso seus pilotos tem que andar mais perto do limite para serem rápidos, estando mais suscetíveis a erros.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Pos. Piloto                Equipe                  Diferença   Pontos
 1.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault        1h43m13s      25
 2.  Kimi Raikkonen        Lotus-Renault           +4.224s       18 
 3.  Romain Grosjean       Lotus-Renault           +4.927ss      15
 4.  Nico Hulkenberg       Sauber-Ferrari          +24.114s      12
 5.  Lewis Hamilton        Mercedes                +25.255s      10 
 6.  Fernando Alonso       Ferrari                 +26.189s       8
 7.  Nico Rosberg          Mercedes                +26.698s       6
 8.  Jenson Button         McLaren-Mercedes        +32.262s       4
 9.  Felipe Massa          Ferrari                 +34.390s       2
10.  Sergio Perez          McLaren-Mercedes        +35.155s       1
11.  Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari          +35.990s
12.  Valtteri Bottas       Williams-Renault        +47.049s
13.  Pastor Maldonado      Williams-Renault        +50.013s
14.  Charles Pic           Caterham-Renault        +1m03.578s
15.  Giedo van der Garde   Caterham-Renault        +1m04.501s
16.  Jules Bianchi         Marussia-Cosworth       +1m07.970s
17.  Max Chilton           Marussia-Cosworth       +1m12.898s


Volta mais rápida: Sebastian Vettel, 1m41.380s

Abandonos:

Piloto                Equipe                     Voltas comp.
Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Ferrari          53 voltas
Daniel Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari          52 voltas
Adrian Sutil          Force India-Mercedes        50 voltas
Mark Webber           Red Bull-Renault            36 voltas
Paul di Resta         Force India-Mercedes        24 voltas


Pontuação nos campeonatos após a 14ª etapa:                

Pilotos:                      Construtores:                    
 1.  Vettel        272        1.  Red Bull-Renault          402
 2.  Alonso        195        2.  Ferrari                   284
 3.  Raikkonen     167        3.  Mercedes                  283
 4.  Hamilton      161        4.  Lotus-Renault             239
 5.  Webber        130        5.  McLaren-Mercedes           81
 6.  Rosberg       122        6.  Force India-Mercedes       62
 7.  Massa          89        7.  Sauber-Ferrari             31
 8.  Grosjean       72        8.  Toro Rosso-Ferrari         31
 9.  Button         58        9.  Williams-Renault            1
10.  Di Resta       36       
11.  Hulkenberg     31       
12.  Sutil          26       
13.  Perez          23       
14.  Ricciardo      18       
15.  Vergne         13       
16.  Maldonado       1 

2 comentários:

Anderson Brandão disse...

José Inácio, não sei se você reparou mas a quebra da asa do Nico se deu no bico, bem no encaixe com o monocoque. O bico todo arriou, não foi só a asa, não. Se não me engano, algo parecido já aconteceu com uma Red Bull ou Toro Rosso há alguns anos.

Anônimo disse...

Inácio, acha que a Lotus agora está dando uma atenção mais adequada a Grosjean (como o próprio incentivo em autorizar a briga de posições com Kimi) depois da perda de sua estrela Finlandêsa á Ferrari ?