domingo, 17 de março de 2013

GP da Austrália - Resultados e análise "equipe-por-equipe"


Na primeira corrida do ano, um resultado até de certa maneira surpreendente, seja pelo ganhador que não era o franco favorito pelo que se viu na classificaão, embora fosse bem cotado, seja pelo desempenho de algumas equipes e ou pilotos, acima ou abaixo do que se esperava. Vamos agora à nossa tradicional "análise equipe-por-equipe" do interessante mas não conclusivo GP da Austrália 2013 de F1, onde estratégia e desgaste de pneus ditaram os acontecimentos.
LOTUS: Pelo que se viu na pré-temporada era uma das equipes mais próximas ao desempenho da Red Bull, sobretudo em ritmo de corrida onde mantinha bom ritmo de voltas sem desgastar muito os pneus, o que se confirmou nos treinos livres com tempo seco. Kimi adotou a estratégia de uma parada a menos e deu o bote em Alonso e Vettel. Grosjean disse que havia algo errado com o seu carro, por isso não teria passado da 10ª colocação. Agora vamos ver na Malásia, uma pista de verdade, como as coisas serão também na classificação que por ter sido molhada e confusa não ajudou muito na leitura.

FERRARI: Definitivamente começou o ano melhor do que em 2012 e continua com seu ponto forte, ritmo de corrida, como grande trunfo, segundo bem de perto Vettel e sua Red Bull. Alonso chegou em segundo graças à uma estratégia diferente (e ousada) da de Massa, adiantando sua parada, mas na pista não conseguiu passar o brasileiro. Massa, que não gostou nada da "sacada" estratégica de Alonso, mostrou-se muito competitivo e num começo de ano realmente promissor.

RED BULL: Melhor carro de longe na confusa classificação era esperado que a dupla disparasse na ponta e fizesse dobradinha. Mas não aconteceu. Webber largou com a agilidade de um cágado e Vettel logo percebeu que não conseguiria abrir das Ferrari e ainda tomou uma invertida de Alonso na parada de box, não conseguindo dar o troco até o final. Webber, discreto, não fez nada demais. Temos que esperar o GP da Malásia, sem chuva na classificação para ver mesmo a que veio a Red Bull nesse começo de ano, mas em ritmo de prova não parece ter a velocidade de volta lançada.

MERCEDES: Hamilton tentou a estratégia de duas paradas, mas logo descobriu que assim como em 2012 os carros prateados comem borracha como poucos e teve que parar de novo, chegando num razoável 5º lugar, mas com a impressão inicial semelhante a da Red Bull, onde a classificação é melhor que o ritmo de corrida. Rosberg abandonou quando estava atrás de Hamilton, provavelmente se perguntando se assim será o resto do ano.

FORCE ÍNDIA: A equipe lidera corridas desde o GP Brasil do ano passado, e sempre com seus pilotos alemães. Sutil brilhantemente jogou com a estratégia de duas paradas, mas o trecho final com os pneus macios não lhe deu a durabilidade que precisava e foi caindo, não antes de deixar uma boa impressão no paddock. Di Resta chegou logo atrás do companheiro, mas sem o destaque nem o desempenho vistoso dele. Ta ficando com cara de mais uma daquelas grandes promessas que aos poucos vão se revelando apenas bons pilotos.

McLAREN: Taí uma equipe que andou para trás. Se lembrarmos que eles começaram e terminaram o ano ganhando corrida, dessa vez a coisa está bem diferente e já até cogitam voltar a usar uma versão atualizada do carro de 2012. Button se sustentou como pode na 9º colocação, salvando magros 2 pontinhos numa corrida apagadíssima e Perez levou passão de meio mundo e chegou a ficar uma volta atrás dos líderes, algo até outro dia impensável para uma McLaren. No fim chegou junto de Grosjean e Button mas fora dos pontos. Uma luz vermelha ascendeu em Woking.

TORO ROSSO A equipe italiana fez boas voltas com Ricciardo e, sobretudo Vergne. Enquanto o australiano de sobrenome italiano não terminou a corrida por problemas no carro, o francês o fez e ainda deu uma pressão em Perez. Outra coisa a se notar é que na confusa classificação nenhum deles não foi cortado no Q1, algo que acontecia sempre no ano passado.

SAUBER: Com Hulkenberg sequer largando (ele parece ser zicado nessa pista), coube a Gutierrez mostrar o potencial do carro. E isso não aconteceu. Será que a Sauber é uma bomba? Muito cedo pra dizer, afinal nosso parâmetro é o desempenho de estreia de um piloto numa pista e categoria novas, mas os suíços passaram a impressão de não terem mantido a competitividade vista no carro do ano passado. Aguardemos a Malásia.

FOTOS: Sutton Images
WILLIAMS: Assim como a McLaren, a equipe de Frank Williams viu uma luz vermelha ascender (de novo) em sua sede. O carro simplesmente não tinha velocidade e tanto Maldonado como Bottas não fizeram frente a quase ninguém. Bottas só chegou à frente das nanicas mas o veloz e já razoavelmente experiente Maldonado rodou sozinho quando "lutava para manter o carro inguiável na pista", ficando claro que, aparte as eventuais deficiências dos pilotos, o carro é o problema. Espero que na Malásia a equipe se entenda melhor, pois uma temporada fraca como a de 2011 poderia ser comercialmente desastrosa para eles, que já dependem de pilotos pagantes.

MARUSSIA e CATERHAM: Definitivamente Jules Bianchi deixou a impressão de ser uma nota fora do tom entre as nanicas. E fora do tom para melhor. Ele chegou à frente do pelotão do fundão e anotou as melhores voltas do grupo, sendo o único a não levar duas voltas do líder. Os demais, também novatos, cumpriram seus papeis de figurar. Marussia parece realmente ter chegado ou mesmo superado a Caterham.

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Pos. Piloto               Equipe/Motor            Tempo/Dif.
 1.  Kimi Raikkonen       Lotus-Renault         1h30m03.225s
 2.  Fernando Alonso      Ferrari                  + 12.451s
 3.  Sebastian Vettel     Red Bull-Renault         + 22.346s
 4.  Felipe Massa         Ferrari                  + 33.577s
 5.  Lewis Hamilton       Mercedes                 + 45.561s
 6.  Mark Webber          Red Bull-Renault         + 46.800s
 7.  Adrian Sutil         Force Índia-Mercedes   + 1m05.068s
 8.  Paul di Resta        Force Índia-Mercedes   + 1m08.449s
 9.  Jenson Button        McLaren-Mercedes       + 1m21.630s
10.  Romain Grosjean      Lotus-Renault          + 1m22.759s
11.  Sergio Perez         McLaren-Mercedes       + 1m23.367s
12.  Jean-Eric Vergne     Toro Rosso-Ferrari     + 1m23.857s
13.  Esteban Gutierrez    Sauber-Ferrari           + 1 volta
14.  Valtteri Bottas      Williams-Renault         + 1 volta
15.  Jules Bianchi        Marussia-Cosworth        + 1 volta
16.  Charles Pic          Caterham-Renault       +  2 voltas
17.  Max Chilton          Marussia-Cosworth      +  2 voltas
18.  Giedo van der Garde  Caterham-Renault       +  2 voltas

Volta mais rápida: Raikkonen, 1m29.274s

Abandonos:

Piloto            Equipe          Na Volta
Daniel Ricciardo  Toro Rosso-Ferrari  40
Nico Rosberg      Mercedes            26
Pastor Maldonado  Williams-Renault    25
Nico Hulkenberg   Sauber-Ferrari      0

Pontuação após a 1ª etapa:                

Pilotos:                     Construtores:                     
 1.  Raikkonen      25        1.  Ferrari                    30
 2.  Alonso         18        2.  Lotus-Renault              26
 3.  Vettel         15        3.  Red Bull-Renault           23
 4.  Massa          12        4.  Mercedes                   10
 5.  Hamilton       10        5.  Force Índia-Mercedes       10
 6.  Webber          8        6.  McLaren-Mercedes            2
 7.  Sutil           6       
 8.  Di Resta        4       
 9.  Button          2       
10.  Grosjean        1

11 comentários:

Leo Santojo disse...

Não sei porque, mas sempre abro um sorriso quando lembro ou leio de como a Williams piorou em relação ao ano passado.




P.S. Na verdade eu sei porque. eheeheheh

Renato T disse...

Leo, seria porque você e um monte de gente ainda não engoliu a dispensa do Barrichello por motivos mercenários?

Se ele estivesse lá a equipe não estaria essa draga, pode apostar.

Jose Inácio, mais uma vez sua análise é a melhor de todos os blogs e sites!

Fernando M. disse...

"Webber largou com a agilidade de um cágado"

rapaz por isso que gosto de ler teu blog....kkkkkkkkkkk acredite que eu pensei a mesma coisa quando ele largou ?

Neto disse...

Inácio, você viu o Alonso usando a asa móvel quando o DRS estava desautorizado? Foi na volta 27. Qual seria a punição? 25 segundos?

Anônimo disse...

Alonso como sempre exigindo que a equipe trabalhe exclusivamente para ele...muito inocente quem acredita que foi o massa que quis parar 3 voltas depois de todo mundo...na certa o Alonso ficou chorando no radio pra fazerem o pit stop dele antes do Massa

LenneF1 disse...

Tbm acredito que a Ferrari trabalhou pra favorecer o Alonso e ponto final.

Tiago Dal Sotto disse...

eu nao consigo entender como erros tao infantis, como de estrategia, ocorre frequentemente com o felipe massa, nao eh possivel que uma das equipes com mais tradicao na categoria erre tanto, prejudicando a muito tempo a carreira de um piloto, que se nao fosse erros da propria equipe jah teria sido campeao, desse geito, infelizmente, eh dificil imaginar massa campeao pela ferrari, mesmo andando mais q seu companheiro, "sorte do alonso" ter um piloto em um "momento melhor" chegando 2 posicoes atras dele.. q sorte neh alonso

Anônimo disse...

José Inácio, o Alonso pode usar o DRS em àrea proibida? e o Massa que disse que a decisão de parar foi dele quado na pista o rádio entregou: E agora o que eu faço? xi já ví que teremos um campeonato protecionista por ai né??

ass: shelton

Leo Santojo disse...

A Globo começou a vender essa coisa de que "o Felipe ta mais forte mentalmente", "que agora vai fazer frente ao Alonso", etc.


E todos caíram de novo. Massa tá andando do jeito que ele devia andar, já que tem uma Ferrari na mão.


Na ultima metade do campeonato do ano passado, ele não só se beneficiou da melhora da Ferrari em relação ao começo da temporada, como começou a guiar o normal dele e não péssimamente como vinha fazendo. Alie isso ao fato de que o Alonso não completou a corrida em Spa e Suzuka.

Com isso o Massa terminou a segunda metade do campeonato com mais pontos que o Alonso. Só que o que importa são os pontos do campeonato inteiro e nisso ele apanhou feio.

A Globo se aproveitou disso e criou essa coisa de "agora vai", "se curou mentalmente", etc.

Caiam na real, mesmo que o Massa esteja andando bem, basta ao Alonso se esforçar um pouco e já vai ser mais rápido que o Massa. Caso isso não aconteça, o Alonso será favorecido por algum jogo de equipe.

Pq a Ferrari iria escolher o Massa ao inves do Alonso? Alonso é o melhor piloto, Alonso é o piloto que trouxe o maior patrocinador da equipe, Alonso é europeu e é o bi-campeão mundial que pode se igualar ao rival Vettel e à RBR.

Massa é o que? Campeão moral de 2008? pff


E vocês estão ai se iludindo de novo.

Gibsonjr disse...

A questão não é se iludir com as papagaiadas da Globo sobre o massa estar forte de novo. A questão é que ele realmente começou muito bem o ano. Andando com garra e vontade de vencer. Se a Ferrari vai favorecer Alonso veremos com o tempo (já começaram de uma forma estranha no pit de Massa), mas pelo menos torço que sejam o mais imparciais possível. Acho que Massa pode fazer um campeonato decente.

Hugo disse...

Inacio,

Sou meio leigo no assunto... mas acha que o problema da Mclaren possa estar nas suspensões pull-rod adotadas nessa temporada.

Lembra na temporada passada um dos problemas do carro da Ferrari era a adptação a essas suspeções...